Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Livro busca descomplicar o mundo jurídico

Livro busca descomplicar o mundo jurídico

11/08/2020 Divulgação

Em "Simplifica Direito", o autor populariza e traz acessibilidade à ciência jurídica.

https://www.odebate.com.br/wp-content/uploads/2020/08/11082020Direito.jpgEm agosto, a editora Novo Século publica o livro "Simplifica Direito", do autor Renato Zupo. A obra tem o objetivo de ensinar leigos e estudiosos sobre os direitos e deveres de cada cidadão, mas de forma mais fácil de compreender.

"Simplifica Direito" foi criada para descomplicar o mundo jurídico. Nasceu de um site com o mesmo nome e de uma ideia: tornar acessíveis ao grande público indagações e explicações sobre o funcionamento das leis e sobre importantes institutos e matérias ligadas ao Direito e tão em voga em noticiários, jornais, redes sociais... Temas muito comentados, mas, curiosamente, pouco compreendidos. Traz o conhecimento básico e indispensável sobre o funcionamento das leis e das diversas áreas do conhecimento jurídico de maneira descomplicada, bem-humorada e devastadoramente simples!

Renato Zupo é magistrado há mais de vinte anos. Professor de graduação, pós-graduação e EaD, apresenta programas de internet e podcasts ligados ao mundo do Direito e da Literatura. Escreveu diversos livros de ficção e não ficção: Verdugo, Rio da lua, Inteligência prática, dentre outros. É articulista de jornais de Minas Gerais e do Brasil, impressos e virtuais, há duas décadas. Sua coluna semanal se transformou em um blog, videoblog e hoje é um divertido programa de web TV, o Entretanto.

Empreendedor social e digital, criou a startup Palavra Pronta, que produz literatura nos meios digitais por meio do site de mesmo nome e cria textos criativos para a internet.

Possui ensaios jurídicos e literários publicados nos mais importantes periódicos do Brasil. É articulista polêmico e profícuo. Escritor e cronista. Criou, ao lado de outras feras do Direito, o site Simplifica Direito – que deu origem a este livro homônimo.

Fonte: Editora Novo Século



O exercício da telemedicina antes e depois da pandemia

Com a necessidade do isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19, a telemedicina, prática que fomenta o exercício da medicina à distância, utilizando-se de meios tecnológicos para tanto, ganhou notoriedade.


Holding familiar é uma boa alternativa

Devido a pandemia do novo coronavírus e suas consequências negativas, o brasileiro passou a refletir mais sobre planejamento sucessório, ocasionando um aumento de 134% de testamentos em cartórios.


Como aumentar a eficiência da Justiça brasileira?

A sobrecarga do Judiciário é um antigo problema no Brasil.


5 pontos sobre Direito Ambiental que a sua empresa precisa saber

O mau uso do meio ambiente por parte das empresas é algo já não mais aceito diante do mercado.


Imposto de Renda deveria ser justo, proporcionar retorno ao cidadão e diminuir a pobreza

A melhor solução para o Brasil passaria por uma revisão completa da tributação das pessoas jurídicas e físicas, incluindo a tributação de dividendos, adotando-se sistemáticas de imputação há décadas utilizadas por países membros da OCDE para evitar a dupla tributação.


Empresas que desistem de contratar após exame admissional podem ter implicações

O advogado André Leonardo Couto, que tem mais de 25 anos de experiência na área trabalhista, alerta que os contratantes devem se pautar pela boa-fé e honrar ofertas e compromissos, pois a responsabilidade civil do empregador não está limitada ao período contratual.


LGPD e os condomínios

Seus reflexos para os condomínios, edifícios e empresas terceirizadas (administradoras de condomínio, empresas terceirizadas de portaria virtual e remota, entre outros).


Fux, um STF discreto, imparcial e justo

Quando, em seu discurso de posse na presidência do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luiz Fux condenou a “judicialização vulgar e epidêmica” de temas que os outros poderes República – Legislativo e Executivo – deveriam resolver dentro dos seus próprios limites, suas palavras ecoaram pelo Brasil inteiro.


Sisbajud: o novo sistema de busca de ativos pela Justiça

Em agosto de 2020, entrou em funcionamento o Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SisbaJud) em substituição ao BancenJud.


CDC faz aniversário e Idec lista 30 direitos garantidos na lei

Código de Defesa do Consumidor, promulgado em 1990, trouxe os principais direitos básicos garantidos para o consumidor e segue sofrendo atualização.


5 tecnologias que estão impactando a vida do advogado

Soluções colaboram para que profissionais do direito possam atender um número maior de clientes de forma mais fácil e em menos tempo.


Eleições e as medidas de segurança sanitária em tempos de pandemia

As eleições em tempos de pandemia serão um grande desafio para todos que estarão envolvidos no pleito de 2020.