Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Morte de vereadora vira notícia, de pobre estatística

Morte de vereadora vira notícia, de pobre estatística

19/03/2018 Bady Curi Neto

A violência que assola o país não é novidade.

O Rio de Janeiro, há décadas, vive em uma verdadeira guerra civil travada entre policiais e traficantes dos morros cariocas. Os dados da ferocidade, da selvageria, em nosso cotidiano são estarrecedores.

O Brasil está entre os vinte países mais violentos do mundo, segundo a Global Peace Index de 2017. O mesmo instituto apurou que das cinquentas cidades mais perigosas do planeta, 19 são brasileiras.

Entre os anos de 2011 e 2015, a violência matou mais pessoas no Brasil que, pasmem, a guerra da Síria. O nosso país tropical registrou, em média, 135 estupros por dia, e estes dados são considerados muito inferiores à realidade. Isso porque, nos crimes de abuso sexual, as vítimas, na maioria das vezes, por preconceito, por medo e por vergonha, preferem não comunicar o crime às autoridades competentes, guardando o seu sofrer para si. (Dados levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública do ano de 2016)

Outro dado estarrecedor, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cita que o número de assassinatos de mulheres chega a 4,8 para cada 100 mil. O Mapa da Violência de 2015 aponta que, entre 1980 e 2013, 106.093 pessoas morreram por sua condição de ser mulher.

Entre 2003 e 2013, houve aumento de 54% no registro de mortes, passando de 1.864 para 2.875 nesse período. A taxa de feminicídio (assassinato de mulheres em razão de seu sexo) em nosso país é a quinta maior do mundo. A pequena amostra dos dados apontados demonstra, claramente, o verdadeiro terror que estamos submetidos e que infelizmente, acostumamos.

O sangue que brota das estatísticas e das páginas policiais não nos comove, não porque nos tornamos insensíveis às dores alheias, mas porque passaram a ser corriqueiras de nosso cotidiano. Este mês, morreram assassinados a vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista Anderson Pedro Gomes. A imprensa toda se mobilizou para comentar o assassinato da vereadora.

Políticos de diversos partidos, Ministros da Suprema Corte, artistas, como Elza Soares, Caetano Veloso entre outros também se pronunciaram. A ex-presidente Dilma Rousseff, em um espetáculo à parte, em sua “incontinência verbal”, em que não pensa para falar, no Fórum Social Mundial, chegou a dizer que o assassinato “faz parte do golpe que desencadeado no Brasil em 2016. (...) Porque o golpe não é um ato, é um processo...”.

Será que não seria a hora de fazermos a mesma mobilização pela morte de tantos brasileiros, mulheres e homens, anônimos assassinados diariamente? Será que a importância da morte se dá pelo cargo e não pelo ser humano? Será que não seria a hora de revermos a visão distorcida dos direitos humanos no Brasil, que defende o bandido e não a vítima?

Será que não seria a hora de defendermos uma atuação da Policia Militar mais rígida? Será que não seria hora de defendermos uma intervenção federal na segurança dos Estados? A vereadora assassinada pensava que não.

Ela era uma conhecida defensora dos direitos humanos, contra a intervenção federal no Rio de Janeiro, atacava a atuação da Polícia Militar, favorável a liberação das drogas, apoiava a invasão do Movimento dos Sem-Terra (MST), como ocorrera no parque gráfico do Globo, dizendo ser isto forma de defesa da democracia.

Com a palavra, o leitor!

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Fonte: Naves Coelho Assessoria e Marketing



Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Como tornar o mundo jurídico descomplicado

A comunicação no mundo jurídico é uma das mais complicadas do mercado. Termos técnicos demais e palavras em latim, por exemplo, criam grandes obstáculos.

Autor: Gabriella Ibrahim


Por que a Meta deverá, obrigatoriamente, mudar de nome no Brasil?

A Meta, empresa dona dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp não poderá usar este nome no Brasil.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Planejamento sucessório garante futuro do agronegócio

Especialista alerta para os desafios da sucessão familiar no campo e destaca a importância de um plano bem estruturado para a perpetuação do negócio.

Autor: Divulgação


Recuperação de crédito: uma pequena abordagem

A recuperação de crédito é um processo essencial dentro do contexto jurídico e econômico, sendo fundamental para a estabilidade financeira das empresas e o funcionamento saudável do mercado.

Autor: Feliph Murilo Lucio Marques


Inteligência Artificial x Advocacia Moderna: aliadas ou inimigas?

A chegada da inteligência artificial na atual sociedade é claramente notória, o que outrora era especulação hoje é uma ferramenta encontrada comumente em nosso cotidiano.

Autor: Giovanna Matos de Castro e Souza


Entenda quais as proteções garantidas ao trabalhador acidentado

A quantidade de acidentes de trabalho no Brasil mantém o sinal de alerta ligado para empregados e empresas contratantes.

Autor: Sofia Martins Martorelli


A Lei de Serviços Digitais e seu impacto nas futuras leis digitais do Brasil

O Brasil já tem debatido intensamente sobre como regular conteúdo online, especialmente em relação à desinformação.

Autor: Alexander Coelho


A extinção do Perse é inconstitucional

A extinção do Perse por meio da Medida Provisória n.1202/23 é inconstitucional e afronta o princípio da segurança jurídica.

Autor: Dr. Arcênio Rodrigues da Silva