Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O impacto da suspensão do contrato de trabalho no 13º salário

O impacto da suspensão do contrato de trabalho no 13º salário

03/09/2020 Fernanda Nigri Faria

O ordenamento jurídico trabalhista reconhece como hipóteses de suspensão do contrato de trabalho, as situações em que temporariamente são interrompidas as obrigações de prestar trabalho e de pagar os salários respectivos.

Em tais casos, apesar de permanecer vigente o vínculo de emprego, não há contagem do tempo de serviço. Consequentemente, tais períodos não são considerados na apuração do 13º salário.

A Medida Provisória nº 936/2020, convertida na Lei nº 14.020/2020, prevê que o empregador poderá acordar a suspensão do contrato de trabalho mediante convenção coletiva de trabalho, acordo coletivo de trabalho ou acordo individual escrito entre empregador e empregado.

A medida pode ter prazo de duração de até 60 dias, fracionável em dois períodos de até 30 dias. Respaldado na referida lei, o Decreto nº 10.422/2020, admite a prorrogação por até mais 60 dias, de modo a totalizar até 120 dias, ainda que de forma não contínua.

Durante a suspensão, o empregador deve manter os benefícios que concedia e o empregado pode contribuir para o Regime Geral de Previdência Social como segurado facultativo, caso tenha interesse no cômputo desse período em eventual e futuro requerimento de aposentadoria.

Independentemente de tais aspectos, trata-se de típica hipótese de suspensão do contrato de trabalho, na qual não é devido o pagamento do salário nem há contagem do tempo de serviço para fins contratuais, o que afeta outros direitos.

Enquanto durar a suspensão, não será devido o recolhimento de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Tampouco será considerado tal período para apurar o 13º salário e as férias.

O 13º salário é uma parcela apurada à razão de 1/12 avos da remuneração do mês de dezembro, por cada mês de serviço do ano correspondente. A fração igual ou superior a 15 dias é equiparada a um mês para aferir a proporção a ser paga.

Além disso, a base de cálculo deve considerar a média dos pagamentos variáveis, tais como horas extras e comissões, devidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro.

Portanto, se adotada a suspensão, deverão ser desprezados os meses em que não se verificar a contagem de tempo de serviço por pelo menos 15 dias.

Assim, a título exemplificativo, caso seja constatado em dezembro de 2020, que o pacto laboral esteve vigente em todos os meses, mas houve a suspensão do contrato de trabalho por 30 dias no mês de julho, a proporção do 13º salário devido será de 11/12 da remuneração.

Mantidos os mesmos parâmetros, alteradas apenas as datas, de modo a considerar como iniciado o período de suspensão em 16 de julho e findo em 14 de agosto, a proporção do 13º salário de 2020 será diferente.

É preciso ressaltar que mesmo na possibilidade de que a suspenção no segundo exemplo também seja de 30 dias, em nenhum mês o tempo de serviço a ser considerado será inferior a 15 dias.

A suspensão do contrato de trabalho impõe ao trabalhador um sacrifício maior do que pode aparentar. A perda se verifica de forma cumulativa, podendo impactar o valor do 13º salário e provocar reflexos no FGTS.

Tais aspectos também evidenciam como a pandemia é utilizada como catalisadora do processo que abala as estruturas e princípios do Direito do Trabalho, deslocando o elemento central da proteção.

Sob o discurso de que não haveria outro meio para a preservação das empresas, tem se concretizado o esvaziamento de direitos e garantias fundamentais, em sentido oposto ao da inclusão regulada e protegida do trabalhador no mercado.

Essa situação potencializa os contornos de mercantilização do trabalho humano e distancia cada vez mais a sociedade de um ideal de justiça social.

* Fernanda Nigri Faria é doutora em Direito do Trabalho, professora da Faculdade de Direito Milton Campos e advogada do Andrade, Nigri & Dantas Sociedade de Advogados.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O caso do jogador Dudu do Palmeiras: por que o divórcio deixou a ex-mulher sem nada?

O caso da separação do jogador Dudu, do Palmeiras, deixa um alerta para quem pretende estabelecer um casamento ou uma união estável.


Demissão por WhatsApp não é ilegal

Entendimento da Justiça tem sido de verificar, independente do meio, postura digna e comunicação clara nos desligamentos de trabalhadores.


Caso Daniel Alves, a Lei Pelé e a cultura de atraso de salários no futebol brasileiro

Na última semana fomos surpreendidos pela atitude corajosa do lateral Daniel Alves que decidiu não atuar mais pelo São Paulo Futebol Clube, por conta de atrasos de salários.


As expectativas advindas do Marco Legal das Startups

É verdade que a sensação da comunidade empresarial, quando da eminência da publicação de um novo diploma legal a fim de regular determinada atividade, volta-se naturalmente aos entraves burocráticos capazes de frear e obstar a chancela de negócios.


As fraudes financeiras com bitcoins e a necessidade da punição exemplar

A ampla cobertura da mídia sobre as operações das autoridades brasileiras contra fraudes financeiras utilizando a rentabilidade das criptomoedas como forma de atrair investidores deu visibilidade à uma prática que vem crescendo exponencialmente no Brasil.


Polêmica da Anvisa: atuação do órgão no jogo entre Brasil e Argentina

Na tarde do último domingo (5 de setembro), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) paralisou a partida de futebol entre Brasil e Argentina, que jogavam pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.


As virtudes e desvirtuamentos do Novo Código Eleitoral

Tramita no Congresso Nacional o projeto do Novo Código Eleitoral com mais de novecentos artigos.


Principais impactos da LGPD nas relações de trabalho

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD - Lei nº13.709/2018) prevê regras e princípios que devem ser observados quando da utilização de dados pessoais pelas empresas privadas e públicas.


Como garantir sua aposentadoria com tranquilidade em Portugal

Quando um cidadão brasileiro decide morar em Portugal, ou vice e versa, é preciso fazer diversos planos para que a sua qualidade de vida seja ainda melhor no país de destino.


Parecer da Receita pretende excluir o ICMS da base dos créditos de PIS e COFINS

O ICMS destacado na nota fiscal não pode ser considerado receita bruta por não representar acréscimo patrimonial do contribuinte.



O que mudou no Direito Condominial com o novo Código Civil?

O jurista Dalmo Dallari afirma que a sociedade humana pode ser considerada como um conjunto de pessoas que estão ligadas pela necessidade de se ajudarem com o intuito de garantir a continuidade da vida e satisfazer seus interesses e desejos.