Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O martelo da Justiça e a Jararaca

O martelo da Justiça e a Jararaca

26/01/2018 Bady Curi Neto

O martelo da Justiça recaiu sobre a cabeça da jararaca.

Em março de 2016, após a condução coercitiva de Lula para depor nas dependências da Polícia Federal na 24ª fase da Operação Lava-Jato, o ex-presidente fez um pronunciamento na sede nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) para sua militância.

Neste discurso, o ex-presidente se vitimiza; "Hoje, nesse país, ser amigo do Lula parece que virou uma coisa perigosa: ´É preciso criminalizar o PT, é preciso criminalizar o Lula, porque esses caras podem querer continuar no governo`."

E após seu pronunciamento eloquente, vangloriando suas virtudes e atacando a imprensa, policial federal, a promotoria e a justiça, terminou com a frase de efeito; “Se quiseram matar a jararaca não bateram na cabeça, bateram no rabo, e a jararaca está viva como sempre esteve”.

Daqueles dias até o de hoje, a jararaca vem se rastejando nas barras da justiça, respondendo a vários processos criminais. No dia 24 de janeiro do corrente ano, a 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sem a eloquência dos discursos políticos, mas com a serenidade de quem procura aplicar as leis, com análise das provas processuais, manteve a condenação de primeiro grau, majorando a pena imposta ao ex-presidente a 12 anos e um mês prisão.

O martelo da Justiça, sem os discursos inflamados, sem a auto vitimização do culpado, sem cores partidárias, recaiu sobre a cabeça da jararaca, através do voto do Desembargador relator (430 páginas), em exame minucioso das provas dos autos, acompanhado, na íntegra, pelos demais componentes daquela colenda turma.

Insta firmar que a discussão sobre a matéria fática processual irá se esgotar com o trânsito em julgado do processo em segunda instância, o que vale dizer, os recursos para os tribunais superiores (STJ e STF) não examinarão se o ex-presidente cometeu ou não corrupção e lavagem de dinheiro, esta discussão finda-se com a confirmação da sentença proferida pelo Juiz Sérgio Moro, com consequente condenação de Lula em segundo grau.

As instâncias especial e extraordinária analisarão apenas matérias de direito. Em outras palavras, nas instâncias ordinárias (primeiro e segundo graus) que exaure a possibilidade de exame dos fatos e das provas, fixando a responsabilidade criminal do acusado.

Para o nosso ordenamento jurídico, Lula cometeu os crimes que lhes foram imputados, não cabendo discussão neste aspecto, a jararaca é culpada. Registro que ao denominar o ex-presidente de Jararaca não pretendo desrespeitar o condenado, apenas utilizar de sua própria autodenominação em seu discurso, como visto acima. Apesar de regozijar com a esperança do fim da impunidade, a condenação criminal de um ex- mandatário maior da nação não é motivo de felicidade, independente da orientação política ou partidária.

Lula, que representou esperança, movimentou massas, passou fome como boa parte dos brasileiros, muda sua história, de operário à presidência para de presidente à condenado. O próprio Des. Relator, ao proferir o seu voto, destacou; “Infelizmente e, reafirme-se, infelizmente está sendo condenado um ex-presidente da República, mas que praticou crime e pactuou direta ou indiretamente com a concretização de tantos outros”. Que a triste história sirva de exemplo e que o martelo da justiça continue funcionando.

* Bady Curi Neto é advogado fundador do Escritório Bady Curi Advocacia Empresarial, ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).



Os planos de saúde e os obstáculos ao bem-estar dos pacientes

No contexto do direito à saúde no Brasil, os planos de saúde privados são regulados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabelece normas e diretrizes para garantir a cobertura assistencial aos consumidores.

Autor: Natália Soriani


R$ 200 mil não apaga a dor, mas paga a conta

Um caso de erro médico do interior de São Paulo chamou atenção de todo Brasil por conta de dois fatores.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Precisamos mesmo de tantas leis?

O Direito surgiu como uma forma de organizar melhor as sociedades, uma vez que já havia algumas tradições reproduzidas a partir de exemplos ou de determinações orais que alguns grupos, especialmente os familiares, seguiam.

Autor: Marco Túlio Elias Alves


Proibição do chatbot na campanha eleitoral afeta políticos com menos recursos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou normas relacionadas ao uso da inteligência artificial nas campanhas para as eleições municipais de 2024. A alteração é vista como pequena e mal discutida por especialistas da área.

Autor: Divulgação


Digitalização da saúde e os desafios na relação plano e consumidor

A digitalização da saúde, que compreende o uso de recursos tecnológicos e de Tecnologia da Informação (TI) para fins médicos, é um fenômeno que a cada ano se consolida e expande em todo o país.

Autor: Natália Soriani


Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Como tornar o mundo jurídico descomplicado

A comunicação no mundo jurídico é uma das mais complicadas do mercado. Termos técnicos demais e palavras em latim, por exemplo, criam grandes obstáculos.

Autor: Gabriella Ibrahim


Por que a Meta deverá, obrigatoriamente, mudar de nome no Brasil?

A Meta, empresa dona dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp não poderá usar este nome no Brasil.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Planejamento sucessório garante futuro do agronegócio

Especialista alerta para os desafios da sucessão familiar no campo e destaca a importância de um plano bem estruturado para a perpetuação do negócio.

Autor: Divulgação