Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O risco de reinventar a roda

O risco de reinventar a roda

09/06/2018 Talles Franco

Não basta jogar bonito, às vezes é necessário "chutar bola pro mato, que o jogo é de campeonato".

É fato que o ser humano gosta de novidades. Nessa ânsia por quebrar paradigmas, vejo cada vez mais gente propondo soluções inovadoras, disruptivas, sejam elas tecnológicas ou de gestão, que prometem ser a panaceia para todas as questões corporativas.

Sou um grande admirador da modernidade, mas acredito que tais passos devem ser tomados com o devido cuidado. Dentro da sociedade empresarial como um todo já há um conhecimento intrínseco adquirido a duras penas ao longo dos anos que não pode ser simplesmente ignorado em nome da inovação, sob pena de se desprezar as lições aprendidas.

Infelizmente, vejo esses cuidados sendo deixados de lado em prol da novidade, o que nem sempre combina com lucratividade ou efetividade. Em alguns casos, o objetivo não exprimido dessas ações é apenas o de deixar a própria marca dentro da companhia.

Tomo como exemplo grandes empresas, outrora com alta rentabilidade, que decidiram alterar drasticamente seus métodos de gestão, investimentos, sistemas, políticas de estoque, entre outros pelo simples desejo de inovar.

Como resultado, acabaram potencializando sua exposição à volatilidade do mercado, evidenciando que a iniciativa de inovar pode ser uma armadilha. Antes de aplicar mudanças é necessário entender o "por que fazemos o que fazemos". Um exemplo é o que ocorre em processos de automação de processos jurídicos.

Tendo em mente a redução de custos imediatos, as empresas acabam adotam sistemas que não foram submetidos à prova ou que não são os mais adequados a suas realidades. Longe das decisões de Conselho e da Diretoria, muitos erros acabam sendo produzidos. Afinal, estamos falando de um sistema de inteligência artificial muito recente, que ainda não é capaz de analisar toda a riqueza de nuances de um processo de produção.

Como resultado, vejo trabalhos mal feitos que acabam colocando em risco as empresas. Na área jurídica já presenciei um caso em que defesa produzida pelo software e "revisada" por um advogado, talvez por tonelada, era tão incoerente que o juiz considerou a companhia indefesa, dando ganho de causa à outra parte.

O mais absurdo é constatar que esse tipo de dado não chega nas instâncias decisórias, ou quando chega é com ruído. Por isso, repito: inovar pelo simples prazer em inovar não é a melhor solução. É preciso analisar o cenário, testar possibilidades, consultar especialistas, entender os processos atuais e as razões que o levaram a ser de determinada forma.

Há muitos exemplos de modernização menos disruptivos, mas muito mais bem-sucedidos. Por exemplo: investimento em processos de comunicação mais eficientes, em sistemas jurídicos que tenham interface com o sistema do escritório ou em softwares que podem ser alimentados diretamente do site da Justiça para que informação chegue mais rápido. Não basta jogar bonito. No mundo real, às vezes é necessário "chutar bola pro mato, que o jogo é de campeonato". O simples pode ser o mais eficiente.

* Talles Franco é advogado especialista em direito empresarial há vinte anos.

Fonte: EVCOM



Os equívocos do caso Robinho

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no uso de competência constitucional e regimental, analisou e, por maioria de votos, homologou o pedido de execução da sentença penal condenatória proferida pela Justiça Italiana contra o ex-jogador Robinho.

Autor: Marcelo Aith


A nova lei de licitações: o que deve mudar daqui para frente?

O sucesso dessa legislação dependerá do compromisso de todas as partes envolvidas em trabalhar juntas.

Autor: Matheus Teodoro


Exclusão de dependentes maiores de 25 anos de planos de saúde

Os magistrados têm reconhecido a existência de uma expectativa de direito por parte dos consumidores.

Autor: José Santana Junior


TikTok e a multa milionária por captura ilegal de dados biométricos no Brasil

Por utilizar métodos que ferem a Lei Geral de Proteção de Dados e o Marco Civil da Internet, o TikTok, rede social famosa por vídeos de curta duração, foi multado em R$ 23 milhões pela Justiça.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Como tornar o mundo jurídico descomplicado

A comunicação no mundo jurídico é uma das mais complicadas do mercado. Termos técnicos demais e palavras em latim, por exemplo, criam grandes obstáculos.

Autor: Gabriella Ibrahim


Por que a Meta deverá, obrigatoriamente, mudar de nome no Brasil?

A Meta, empresa dona dos aplicativos Facebook, Instagram e WhatsApp não poderá usar este nome no Brasil.

Autor: Renato Falchet Guaracho


Planejamento sucessório garante futuro do agronegócio

Especialista alerta para os desafios da sucessão familiar no campo e destaca a importância de um plano bem estruturado para a perpetuação do negócio.

Autor: Divulgação


Recuperação de crédito: uma pequena abordagem

A recuperação de crédito é um processo essencial dentro do contexto jurídico e econômico, sendo fundamental para a estabilidade financeira das empresas e o funcionamento saudável do mercado.

Autor: Feliph Murilo Lucio Marques


Inteligência Artificial x Advocacia Moderna: aliadas ou inimigas?

A chegada da inteligência artificial na atual sociedade é claramente notória, o que outrora era especulação hoje é uma ferramenta encontrada comumente em nosso cotidiano.

Autor: Giovanna Matos de Castro e Souza


Entenda quais as proteções garantidas ao trabalhador acidentado

A quantidade de acidentes de trabalho no Brasil mantém o sinal de alerta ligado para empregados e empresas contratantes.

Autor: Sofia Martins Martorelli


A Lei de Serviços Digitais e seu impacto nas futuras leis digitais do Brasil

O Brasil já tem debatido intensamente sobre como regular conteúdo online, especialmente em relação à desinformação.

Autor: Alexander Coelho


A extinção do Perse é inconstitucional

A extinção do Perse por meio da Medida Provisória n.1202/23 é inconstitucional e afronta o princípio da segurança jurídica.

Autor: Dr. Arcênio Rodrigues da Silva