Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Consolidação da educação tecnológica

A graduação tecnológica vive no Brasil franco processo de consolidação de sua oferta e sua estrutura. A expansão de 1.000% na oferta nos últimos dez anos demonstra a aceitação que a modalidade tem no País. Para o especialista e coordenador de Desenvolvimento e Modernização da Educação Profissional (Setec/MEC), Paulo Roberto Wollinger, o fato de a educação profissional ter aumentado a sua oferta é "demonstração de que é uma opção viável e importante para a formação das gerações futuras".


Cefet-MG terá mestrado em engenharia

A Capes/MEC aprovou, na última reunião do CTC, proposta de implantação do curso de mestrado em engenharia civil Cefet-MG. O edital para seleção da primeira turma deverá ser divulgado ainda este mês e a seleção deverá ser feita em fevereiro. O início das aulas está previsto para março de 2007.


UFMT abre vagas em medicina e enfermagem para indígenas

A Universidade Federal de Mato Grosso aprovou o programa de inclusão de estudantes indígenas em enfermagem e medicina. Os cursos serão realizados no campus de Cuiabá.



MEC e Secretaria de Pesca assinam acordo

O Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap/PR) assinaram um acordo de cooperação técnica que vai criar uma política nacional para a formação de mão-de-obra na área de pesca oceânica e continental e aqüicultura familiar.


Encontro em Salvador discute avanços do Fundescola

Os coordenadores, executivos do Fundescola e técnicos do FNDE/MEC reuniram-se para fazer um balanço do programa que atende escolas públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foram apresentados relatórios para ser avaliado os avanços do Fundescola no período de 2003/06.


Divulgado censo da educação superior

Até 150 mil estudantes poderão ingressar na rede federal de ensino superior em 2007. A expectativa é do ministro da Educação, Fernando Haddad. Ele disse que o censo de 2005 não mostra a quantidade de alunos beneficiados pela expansão das universidades públicas porque a maioria ainda não iniciou as aulas.



Mídia e Educação: Juntas na formação dos jovens e crianças

Jovens e crianças em todo o mundo, inclusive no Brasil ficam cerca de quatro horas e meia por dia na frente da televisão e internet. O papel de sua formação não é mais restrito às escolas e aos pais. Como lidar com isso?


Novo portal permite acesso a diversos aspectos da educação

Foi ao ar essa semana o novo portal virtual do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes). O usuário poderá acessar diversos dados sobre a educação superior no país.


Casp e Mec fazem parceria com Holanda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), desenvolveu um programa em parceria com a Universidade e Centro de Pesquisa de Wageningen, na Holanda. As atividades terão início no primeiro semestre de 2007.



PUC-SP abre inscrições para Teoria Psicanalítica

O curso de especialização em Teoria Psicanalítica visa oferecer uma introdução à teoria da Psicanálise para profissionais de diversas formações. Convidando o participante a aprofundar-se no pensamento de Sigmund Freud, em várias de suas facetas.


Escola promove ações de solidariedade em Contagem

Uma ação de solidariedade, promovida pela Escola Técnica de Formação Gerencial de Contagem, em parceria com a Hemominas, beneficiou milhares de pessoas que dependem de doação de sangue. Durante o dia 11/12/2006, a instituição recebeu alunos, professores, funcionários e a comunidade em um posto de coleta montado em suas dependências.


Infância: o melhor momento para aprender um segundo idioma

Qual o melhor momento de matricular os filhos numa escola de idiomas? De acordo com o mestrando em Neurociências do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Collino, a melhor idade para que uma criança inicie sua exposição a um segundo idioma, por meio da instrução oral, é ainda na infância. "Estudos mostram que os bebês nascem prontos para aprender qualquer língua do mundo, e é o condicionamento a uma única língua que cria barreiras, ao longo do tempo, para a aquisição natural de outro idioma", explica Collino.