Portal O Debate
Grupo WhatsApp

5 maneiras de ensinar inglês para as crianças

5 maneiras de ensinar inglês para as crianças

15/12/2020 Márcio Cafezeiro

Existem muitas teorias sobre a melhor idade para se aprender inglês.

5 maneiras de ensinar inglês para as crianças

Brasileiros com condições financeiras de colocar os filhos em escolas bilíngues o fazem desde o berçário, para que a criança tenha contato com o idioma desde sempre. Quem não tem essa possibilidade, acha importante que existam aulas de inglês nos primeiros anos do maternal e aqueles que são fluentes procuram falar, em casa, para que a criança se familiarize com as palavras e encare o processo de aprendizagem de forma o mais natural possível.

Estudiosos enfatizam que quanto mais cedo a criança tiver contato com o idioma, mais rápido será para elas assimilarem e dominarem um novo idioma. Crianças pequenas, até serem alfabetizadas, aprendem pela repetição – e é estimulando a memória, com jogos e brincadeiras, que elas terão mais sucesso e vontade de aprender. Por isso, nessa fase, vale apostar em métodos que soem o mais natural e lúdico possível. A partir da alfabetização, elas podem ser estimuladas também a ler em inglês, com estratégias mais estruturadas.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) divulgou um estudo que aponta que a idade ideal para o aprendizado de uma segunda língua é aos dez anos. Segundo o levantamento, até os 17 anos, o cérebro está em formação e, a partir dessa idade, torna-se mais complexo o processo de proficiência em um novo idioma. Portanto, da infância à adolescência, aprende-se muito melhor.

Mas, como ensinar as crianças? Existe alguma forma de estimulá-las a aprender inglês?

Eu mapeei cinco maneiras de ensinar inglês às crianças que todas as pessoas podem utilizar – mesmo aquelas que não falam o idioma fluentemente. Veja:

1. Desenhos animados em Inglês - Assim como livros ilustrados e gibis, os desenhos animados podem ser fundamentais na assimilação de novas palavras em Inglês pela criança. Como nos materiais escritos, em produções audiovisuais a atenção do seu filho estará totalmente captada, pois naturalmente a criança estará prestando atenção ao que se passa no desenho para poder compreender. Há canais do YouTube ricos em conteúdo infantil e que estimulam o aprendizado da criança, no qual você pode estar deixando seu filho assistir alguns minutos por dia.

2. Por meio de jogos – Jogos são responsáveis por estimular o entretenimento e a concentração das pessoas, o que acaba gerando uma boa oportunidade para as crianças aprenderem Inglês por meio da diversão. Com os desafios e tentando compreender melhor as orientações dos “games”, elas tentarão interpretar corretamente os termos, estimulando o aprendizado rápido e eficaz. O PlayKids App é uma plataforma que pode ser uma enorme aliada nesse processo de aprendizagem da criança. Nela, você terá a oportunidade de encontrar diversos jogos e livros digitais em Inglês, para que assim seu filho possa aprender brincando. O app está disponível para Android e IOS.

3. Leitura - Uma das etapas mais importantes no momento em que se está aprendendo um novo idioma é a leitura. Por meio dela, nós conseguimos assimilar melhor as situações do cotidiano e passamos a entender os mais diversos contextos. Portanto, é de extrema importância que você estimule seu filho a ler gibis ou livros infantis ilustrados em Inglês. De início, a criança pode até não compreender tudo o que está escrito, mas ela começará a fazer as conexões entre o desenho e as falas. Assim, estará se habituando com a nova língua e desenvolvendo, cada vez mais, a compreensão textual.

4. Curso de inglês – A partir dos dez anos de idade, o aprendizado da criança se dá de maneira bastante eficiente. Além do mais, por ser um período da vida onde a criança tem bastante tempo disponível, é ótimo ela estar inserida em um contexto de um novo idioma. Porém, tenha em mente que o curso precisa ser o mais personalizado possível, levando em conta as necessidades de ensino de seu filho, o contexto de sua família e as aptidões naturais dele. Muitas pessoas dizem odiar o Inglês por terem experiências negativas com turmas enormes, escolas de ensino tradicional, metodologia tradicional e que não avança.

5. Seja presente durante o processo de aprendizagem - Nada gera mais conexão com uma criança do que quando você, responsável por ela, se faz presente durante a jornada de aprendizagem. Por meio do estímulo de um responsável, ela se sentirá mais importante e encorajada durante o processo educativo. Esteja presente para ajudar em dúvidas pontuais sobre palavras, expressões e lições de casa, além de motivá-la em seu sucesso. Além de fortalecer a conexão com a criança, isso a incentivará a continuar aprendendo mais e mais.

* Márcio Cafezeiro é diretor pedagógico da IP School – Inglês Particular 

Fonte: Uapê Comunicação



Vlibras amplia em mais de 30% o número de sinais em 2 anos

Sistema de tradução do português para Libras conta com 21 mil sinais.

Vlibras amplia em mais de 30% o número de sinais em 2 anos

Inep divulga gabaritos oficiais do Enem 2021

Exame teve mais de 3,1 milhões de inscritos.

Inep divulga gabaritos oficiais do Enem 2021

Matrícula e mensalidade escolar: hora de buscar bons descontos

O planejamento na hora de definir sobre a matrícula em uma escola deve levar em conta diversos pontos, que vão além das questões geográficas e financeiras.

Matrícula e mensalidade escolar: hora de buscar bons descontos

Empreendedorismo na escola: aprendizagem por meio de erros

Novos modelos de negócios são criados a todo momento e a demanda on-line cresce aceleradamente.

Empreendedorismo na escola: aprendizagem por meio de erros

Aluna se inspira nos próprios aparelhos auditivos para escrever livro sobre inclusão

Estudante que convive com uma condição auditiva e neurológica atípica reflete acerca da aceitação e da discriminação no livro que produziu em programa literário realizado pela escola.

Aluna se inspira nos próprios aparelhos auditivos para escrever livro sobre inclusão

Faop será expandida para Guaxupé, no Sul de Minas

Presença da fundação estadual no município vai garantir formação qualificada em cursos de restauro.


A importância da educação em momentos de crise

A educação, que não teve tanto foco como as outras pastas, também foi diretamente impactada por essa crise.

A importância da educação em momentos de crise

Metaverso: a nova fronteira do ensino

Metaverso trata-se de envolver-se em espaços virtuais compartilhados, manifestados como ambientes 3D ou de realidade virtual imersiva.

Metaverso: a nova fronteira do ensino

Desatenção na sala de aula: uma solução para este problema constante

Nas escolas, são frequentes os relatos dos professores sobre os olhares dos estudantes “se perdem”, diante das explicações.

Desatenção na sala de aula: uma solução para este problema constante

Samsung anuncia vencedores da 8ª edição do Solve For Tomorrow

Programa busca desenvolver soluções inovadoras para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Samsung anuncia vencedores da 8ª edição do Solve For Tomorrow

Aumenta interesse de estudantes por ensino superior, diz pesquisa

Estudo foi encomendado por instituições privadas de educação superior.

Aumenta interesse de estudantes por ensino superior, diz pesquisa

“Round 6” e a saúde emocional de nossos jovens

Jogos tradicionais e brincadeiras infantis são uma parte fundamental da cultura de um povo.

“Round 6” e a saúde emocional de nossos jovens