Portal O Debate
Grupo WhatsApp

7 vantagens da educação a distância para empresas

7 vantagens da educação a distância para empresas

16/04/2019 Da Redação

Mais barato e flexível do que os cursos presenciais, o EaD é uma ótima ferramenta para qualificação profissional.

7 vantagens da educação a distância para empresas

As vantagens da educação a distância superam em muito as do aprendizado presencial ou em sala de aula, e empresas que desejam incorporar um novo programa de treinamento devem ter isso em mente se quiserem estar alinhadas com as novas tendências. Crescer e manter eficiência são objetivos extremamente importantes atualmente, e muitas organizações estão se voltando para a EAD para economizar dinheiro, tempo e energia.

Veja alguns dos benefícios que as empresas podem obter com a implementação de uma plataforma de treinamento on-line e por que sua empresa deve se posicionar como uma empresa de ensino a distância para atrair os melhores talentos.

1. Redução de custos

Um sistema de treinamento on-line reduz muitos custos que normalmente seriam associados ao treinamento em sala de aula, incluindo viagens, materiais didáticos e locais de reunião. As plataformas de treinamento on-line permitem que você atualize planos de aula importantes de maneira rápida e fácil, e, como eles permanecem on-line, você pode economizar nos custos de impressão.

2. Melhor desempenho e produtividade

As pessoas estão sempre procurando oportunidades para crescer. O treinamento on-line permite que funcionários aprendam rapidamente sobre novos processos. Uma queixa principal sobre os métodos tradicionais de treinamento é a demora, que tira tempo valioso que poderia ter sido gasto em outro projeto. Com os sistemas de gerenciamento de treinamento, os funcionários podem participar de seus cursos on-line a qualquer momento, inclusive em casa ou durante o tempo de inatividade no trabalho, para que o aprendizado não tenha que entrar em conflito com outras tarefas importantes.

3. Flexibilidade

Uma das principais vantagens é que os funcionários podem participar de cursos on-line de qualquer lugar, bastando uma conexão de Internet. Isso elimina muita energia que seria gasta coordenando onde e quando o curso será realizado. Além disso, reunir a equipe inteira de funcionários em um só lugar nunca é fácil ou eficiente. O e-learning oferece à gerência e aos funcionários mais flexibilidade para concluir importantes treinamentos “just-in-time”.

4. Feedback oportuno

Os funcionários podem obter feedback em tempo real durante um curso de treinamento on-line. E como tudo está conectado, o gerenciamento também pode obter análises atualizadas sobre o desempenho dos cursos e acompanhar o progresso de cada funcionário. Outra vantagem é a ausência de uma avaliação manual do curso. Se você quiser incluir questionários em seu treinamento, todos os autores precisam fornecer as respostas corretas, e o sistema de gerenciamento de aprendizado pode automatizar a classificação e a avaliação.

5. Acesso fácil à informação

Anotações manuscritas desleixadas feitas durante os treinamento não são a maneira mais eficaz de reter informações. O treinamento online ajuda a tirar o papel da jogada por completo. Os materiais de e-learning são armazenados on-line, para que os funcionários possam acessar recursos importantes sempre que encontrarem uma pergunta ou situação difícil.

6. Retenção de aprendizado

As empresas de e-learning têm a oportunidade de criar cursos de treinamento divertidos e envolventes por meio do uso de vídeos, slides interativos e jogos. Esses cursos levam a melhores resultados, ajudando os funcionários a reterem mais das informações aprendidas.

7. Experiência de treinamento personalizada

Nem todo funcionário aprende da mesma maneira. Embora o material seja o mesmo para todos, o e-learning permite que cada aluno controle o ritmo do curso. Os usuários também podem fazer o curso em um ambiente mais propício ao seu estilo de aprendizado. A educação a distância ajuda as empresas a criar uma experiência de treinamento mais eficiente e de melhor qualidade para os funcionários, com um custo mais acessível. Quando os funcionários ficam mais empolgados com o treinamento, o envolvimento deles é transferido para o restante de seu trabalho e, quando esse envolvimento é multiplicado por departamentos inteiros, o resultado final é afetado de forma positiva. O ROI de uma empresa pode ser a mais surpreendente - e mais evidente - vantagem do aprendizado on-line.

Fonte: Canvas e Sherlock Communications



Analfabetismo no Brasil tem redução de 7,2% para 6,8%

Analfabetismo no Brasil está diretamente associado à idade. Quanto mais velho o grupo populacional, maior a proporção de analfabetos.

Analfabetismo no Brasil tem redução de 7,2% para 6,8%

Curso preparatório gratuito para o Enem é disponibilizado para todo o país

São cerca de 350 videoaulas, simulados e revisões que podem ser acompanhados on-line; inscrições já estão abertas.

Curso preparatório gratuito para o Enem é disponibilizado para todo o país

Psicopedagoga dá dicas de como professores podem estimular alunos na sala de aula

Regina Lima explica quais técnicas de aprendizagem os professores podem propor na sala de aula para estimular seus alunos.

Psicopedagoga dá dicas de como professores podem estimular alunos na sala de aula

Leitor em braile desenvolvido por alunos será apresentado na Inglaterra

O protótipo, desenvolvido por estudantes de Eletrônica do CEFET-MG, foi credenciado para ser apresentado no maior fórum científico juvenil do mundo, em julho.


Quando dizer não

Na agenda sobrecarregada dos pais há cada vez menos espaço para o convívio com os filhos.

Quando dizer não

Uninter promove curso intensivo sobre empreendedorismo e inovação em Boston

Proposta de imersão acontece durante uma semana dentro do campus da Lasell College, com professores experientes nos temas.

Uninter promove curso intensivo sobre empreendedorismo e inovação em Boston

Diretor de escola: um gestor de pessoas ou gestor de conflitos?

Uma boa rotina escolar é imprescindível tal qual a energia elétrica e a água encanada.

Diretor de escola: um gestor de pessoas ou gestor de conflitos?

Mesmo com avanços tecnológicos, escolas não devem esquecer a formação humana dos estudantes

Segundo coordenador do Sistema de Ensino pH, é necessário se preocupar com uma educação ética, sustentável e que respeite a diversidade.

Mesmo com avanços tecnológicos, escolas não devem esquecer a formação humana dos estudantes

Cresce o número de adultos que querem concluir o Ensino Médio

Segundo o Inep, as inscrições para o Encceja aumentaram 75% este ano, em relação a 2018

Cresce o número de adultos que querem concluir o Ensino Médio

Como mediar conflitos nas escolas

Mediar um conflito de forma positiva, restaurando os sentimentos e as emoções usando modelos não punitivos responsabilizando os envolvidos.

Como mediar conflitos nas escolas

ProUni abre período de inscrições

O prazo para participar da seleção vai até 14 de junho.

ProUni abre período de inscrições

Os três pilares do aprendizado

A educação brasileira passa por um profundo processo de transformação com a implantação da nova Base Nacional Comum Curricular.

Os três pilares do aprendizado