Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A importância da educação positiva no comportamento da criança

A importância da educação positiva no comportamento da criança

21/04/2006 Da Redação

Costuma-se afirmar que não existem manuais ou cursos que preparem os pais para a criação dos filhos. Porém, cada vez mais a ciência comprova que é possível saber como as crianças aprendem e se comportam. Eduque com carinho, lançamento da Juruá Editora, de autoria da psicóloga e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Lídia Weber, traz o que há de mais recente em pesquisas científicas sobre educação de filhos em uma abordagem denominada “Disciplina Positiva” e oferece respostas claras e precisas sobre o comportamento infantil, auxiliando pais, filhos e profissionais que trabalham com crianças a se desenvolverem e aperfeiçoarem a interação familiar e social.

De forma didática e em linguagem clara e direta são apresentado os 12 princípios da educação positiva: amor incondicional, conhecer os princípios do comportamento, conhecer o desenvolvimento de uma criança, autoconhecimento, comunicação positiva, envolvimento, usar conseqüências positivas (reforçar, elogiar, valorizar), apresentar regras, ser consistente, não usar punição corporal, mas conseqüências lógicas, ser um modelo moral e educar para a autonomia. Os divertidos e coloridos cartuns do ilustrador Benett tornam a leitura ainda mais interessante e descontraída.

Em Eduque com carinho, a autora revela como as pessoas comportam-se, como aprendem e repetem certas condutas. Por meio de dicas, exemplos, exercícios práticos, fundamentação científica, histórias atrativas, reflexões, poesia e muito humor, Lídia Weber ensina, passo a passo, como promover o desenvolvimento comportamental da criança por meio da educação e da disciplina positiva.

Segundo ela, por haver ordem e regularidade no comportamento, é possível aos pais, ao conhecerem os princípios básicos que modelam o comportamento das pessoas em geral e, em especial, das crianças em fase de desenvolvimento, promoverem uma educação positiva.

A professora e pesquisadora explica como ocorre a aprendizagem de uma criança e ensina a melhor forma de agir ao educar o filho de acordo com os valores da família. “O exercício da educação dos filhos é uma parceria entre pais e filhos e a obra tem por objetivo auxiliar os pais a serem mais seguros e participativos e, assim, ajudarem os filhos a se tornarem sujeitos responsáveis, autônomos, competentes, autoconfiantes e afetivos”, afirma a autora.

Sobre a autora

A autora Lidia Weber é psicóloga há 24 anos e professora de cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Paraná há 23 anos. Tem mestrado e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de S.Paulo (USP) e é coordenadora do Núcleo de Análise do Comportamento da UFPR. Já ministrou palestras e participou de conferências para apresentar suas pesquisas em países como Estados Unidos, Bélgica, Argentina, Canadá, França, Marrocos, Portugal e Suécia. Entre suas obras publicadas, estão: “Aspectos psicológicos da adoção”, “Laços de Ternura”, “Pais e Filhos por Adoção no Brasil” e “O filho por Adoção”.



Filhos em férias. E agora?

Criança é sinônimo de alegria! Aproveite para mostrar que esta festa é mais completa quando tem a participação de todos.

Filhos em férias. E agora?

Mensalidades escolares mais que dobraram em 10 anos

Maior variação foi no primeiro ano do curso fundamental: 138,2%, diz Procon-SP.

Mensalidades escolares mais que dobraram em 10 anos

Instituto MRV divulga projetos pré-selecionados no programa “Educar para Transformar”

O programa tem o objetivo de promover transformações por meio da educação, estimulando aprendizados e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos.


Estudantes de baixa renda poderão estudar nos EUA

Programa oferece possibilidade de candidatura em universidades americanas.

Estudantes de baixa renda poderão estudar nos EUA

EaD amplia a acessibilidade na Educação Superior

Elaboração de um plano para assegurar a manutenção dos alunos portadores de necessidades especiais na evolução nos níveis educacionais é fundamental.

EaD amplia a acessibilidade na Educação Superior

Inscrições abertas: programa de estágio da VLI

Estudantes dos níveis técnico e superior podem concorrer a mais de 30 oportunidades.


Escola do Sebrae abre inscrições para curso técnico em Administração gratuito

Jovens da rede pública podem se inscrever até o dia 10 de dezembro. Serão oferecidas 165 vagas.


Brasil não registra avanços em ranking mundial de educação

Exame mede desempenho de jovens de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciência.

Brasil não registra avanços em ranking mundial de educação

Vagas para estagiários e aprendizes crescem de janeiro a outubro

De janeiro a outubro houve aumento de 3,7% do número de vagas.

Vagas para estagiários e aprendizes crescem de janeiro a outubro

Meu bebê está indo para a escola. E agora?

O processo de separação será realmente difícil.

Meu bebê está indo para a escola. E agora?

Curso de Mediação Extrajudicial

Curso inovador em Belo Horizonte analisará a aplicação da mediação no mundo do trabalho e sindical.


Cresce inadimplência em escolas particulares do país

Inadimplência de alunos é de 5,9% no 1º semestre, revela pesquisa.

Cresce inadimplência em escolas particulares do país