Portal O Debate
Grupo WhatsApp


A importância das Ligas Acadêmicas e o estímulo da pesquisa no ensino superior

A importância das Ligas Acadêmicas e o estímulo da pesquisa no ensino superior

22/09/2020 Benisio Ferreira, Nathaly Tiare e Rodrigo Berté

A existência das ligas acadêmicas é importante para formação do aluno, pois oferecem a oportunidade de desenvolvimento e amadurecimento científico avançado.

A importância das Ligas Acadêmicas e o estímulo da pesquisa no ensino superior

Por ser uma associação civil e cientificamente livre, tem um caráter especial, o de aproximar ainda mais os trabalhos de extensão com a sociedade, com ganho de qualidade. A Liga Acadêmica pode funcionar como embrião intelectual e científico de ferramentas utilizadas em trabalhos de extensão, além de servir como consolidação do desejo de especialização em uma determinada área do aluno. Através de estudos orientados por professores e profissionais convidados o aluno irá focar em sua área de preferência, podendo aprofundar os estudos e começar a vislumbrar o que fará após a conclusão de sua graduação. Pensando na parte prática e profissionalizante, as ligas estimulam uma maior interação entre os alunos que tem interesse nas mesmas áreas, favorecendo o network, que faz toda a diferença ao se colocar no mercado. 

No âmbito universitário, os processos de pesquisa são sempre levados muito a sério, ainda mais, quando são diretamente criados por um curso de graduação que dá a sua base e sustentação e, em especial, buscam as finalidades para tal. O Centro Universitário Internacional Uninter, através da Escola Superior de Saúde, promove o processo de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias, aulas presenciais e práticas de laboratório, objetivando estimular o aluno a conhecer a teoria e colocá-la em prática.

O curso de Biomedicina acaba de dar início ao trabalho de duas Ligas, inicialmente compostas apenas por alunos da instituição, no primeiro ano, e a partir do segundo, será aberta a todos os estudantes externos interessados. Porque duas ligas? Devido ao interesse dos próprios alunos, da coordenação de curso e da direção da Escola. A primeira liga está relacionada à característica do profissional biomédico como laboratorista, a Liga Acadêmica de Diagnósticos Avançados Uninter (LADAU) irá estudar e discutir em diferentes áreas, métodos de diagnóstico laboratorial ou relacionados às habilitações biomédicas.

A segunda, estuda a Estética Avançada, uma vez que a Biomedicina foi a primeira profissão a regulamentar o uso de procedimentos minimamente invasivos e de forma reconhecida pelo mercado são os profissionais mais procurados. A Liga Acadêmica de Biomedicina Estética Uninter (LABEU) irá estudar e discutir os procedimentos realizados por profissionais Estetas, discutindo condutas, reconhecimento e ação em intercorrências e metodologias, tudo baseado em literatura especializada, promovendo a imersão do aluno ainda na graduação.

Os processos e o estímulo a pesquisa promovem o intercâmbio de informações e serão decisivos na formação. A Escola Superior de Saúde da Uninter dará todos os incentivos e o estímulo às novas pesquisas e colocará as revistas científicas a serviço das publicações exitosas e do fomento à participação dos alunos, professores e comunidade externa nos eventos que serão promovidos pelo curso de Biomedicina. É uma relação de grande envergadura com incremento no processo de aprendizagem, acreditamos muito nessas iniciativas e nos novos modelos e métodos de educação que virão pós pandemia.

* Benisio Ferreira da Silva Filho é coordenador do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Internacional Uninter.

* Nathaly Tiare Jimenez da Silva Dziadek é biomédica, habilitada em Análises clínicas, especialista em Biomedicina Estética, tutora do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Internacional Uninter.

* Rodrigo Berté é diretor da Escola Superior de Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Pg1 Comuncação



Os impactos colaterais da Reforma Tributária no ensino privado brasileiro

A Reforma tributária chegou para valer. O poder executivo finalmente demonstrou suas verdadeiras intenções.

Os impactos colaterais da Reforma Tributária no ensino privado brasileiro

Os resultados do PISA, liderança e o regime de colaboração

O Brasil participa do PISA desde 2000 e os principais avanços de aprendizagem dos alunos ocorreram até o ano de 2009.


O paradigma do Ensino Híbrido

Recordar é viver: “é preciso aprender a aprender”.

O paradigma do Ensino Híbrido

Cursos gratuitos para quem deseja empreender no segmento de doces

Os conteúdos são aplicados por confeiteiros e consultores de negócios, de maneira didática, com videoaulas, e-books e certificado de formação.

Cursos gratuitos para quem deseja empreender no segmento de doces

Dinossauros em transformação

O que nós professores podemos fazer é utilizar diferentes estratégias de transposição didática.

Dinossauros em transformação

Ser professor no Brasil

Somos em torno de 2,5 milhões de professores, atuando desde o fundamental até o ensino superior.

Ser professor no Brasil

Jovens fora das salas de aula custam caro ao país

A evasão escolar gera gasto 372 mil reais para o Brasil, por ano.

Jovens fora das salas de aula custam caro ao país

Educadores brasileiros ganham aplicativo gratuito para autodesenvolvimento

EducaBox usa microlearning para desenvolver competências digitais em professores e educadores sociais e corporativos.

Educadores brasileiros ganham aplicativo gratuito para autodesenvolvimento

Professora curitibana vence prêmio nacional com projeto pedagógico durante pandemia

Docente engaja famílias dos estudantes com atividades que unem filantropia aos conceitos das disciplinas.

Professora curitibana vence prêmio nacional com projeto pedagógico durante pandemia

Não existe ano letivo perdido

Devemos olhar como um período de aprendizagem.

Não existe ano letivo perdido

Na escola, dia das crianças é todo dia

Sempre que chega o 12 de outubro, as celebrações pelo Dia das Crianças se espalham por todo o país.

Na escola, dia das crianças é todo dia

O copo meio cheio ou meio vazio da Educação

Um copo com água pela metade pode estar meio cheio ou meio vazio, depende do ponto de vista.

O copo meio cheio ou meio vazio da Educação