Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Afinal, por que devo fazer uma pós-graduação?

Afinal, por que devo fazer uma pós-graduação?

06/03/2017 DINO - Divulgador de Notícias

Saiba como escolher a melhor pós-graduação para você

Afinal, por que devo fazer uma pós-graduação?

Muitas vezes sou abordado com o seguinte questionamento: "Estou há muito tempo sem estudar. Você acha que eu devo fazer uma pós-graduação?” Apesar de toda a discussão sobre fazer ou não uma pós-graduação, um ponto é praticamente unânime: em um processo de seleção, o candidato que tem pós-graduação entra com uma boa vantagem sobre os outros. Em um mercado em crise, onde existem muitos concorrentes e poucas vagas, é natural que alguns recrutadores coloquem o fato de ter pós-graduação como um diferencial para diminuir o número de candidatos a serem analisados.

Um outro ponto relevante é a dúvida sobre escolher entre um curso de curta duração ou uma pós-graduação. Antes de mais nada, vamos entender o que é pós-graduação. Existem dois tipos: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. De uma maneira muito simplificada, podemos dizer que o Lato Sensu é mais direcionado para a atuação profissional, enquanto o Stricto Sensu está mais voltado para a formação científica e acadêmica, em geral focado em pesquisas.

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são categorizados em especializações e MBAs. A sigla MBA vem de Master in Business Administration que em uma tradução literal seria Mestrado em Administração de Negócios. Apesar de ter Mestrado na sigla, este tipo de curso – no Brasil – concede o título de especialista e não de Mestre. Um outro ponto importante é que os MBAs brasileiros são diferentes dos realizados nos EUA e na Europa, onde a duração do curso é mais longa (2 a 3 anos) e as aulas ocorrem em período integral, muitas vezes impossibilitando conciliar a vida profissional e a acadêmica. Nestes países, os estudantes fazem um MBA logo após a graduação ou quando decidem realizar um período sabático e dão uma parada em sua carreira profissional para se dedicar exclusivamente ao MBA.

No Brasil, a busca por uma pós-graduação ocorre em média 5 anos após a graduação, na fase em que o profissional já está estabelecido e a especialização pode ser um meio para agilizar sua ascensão profissional. Por outro lado, se a necessidade estiver atrelada apenas à atualização do conhecimento, fazer um ou mais cursos de curta duração pode ser uma excelente opção. Porém, se além desta atualização, existir a necessidade de alcançar uma nova titulação acadêmica, a pós-graduação é a opção a ser escolhida. Mas, por que eu deveria ter uma nova titulação?

Existem alguns bons motivos isso. Ao longo dos últimos 20 anos, o acesso ao ensino superior cresceu muito no Brasil - principalmente nas grandes capitais, onde ter uma graduação deixou de ser um diferencial. Com o aumento da oferta de cursos de graduação, surgiram muitas instituições de ensino que o mercado não enxerga com bons olhos. Este cenário criou uma grande armadilha na carreira de alguns profissionais, pois ter uma “marca” que não é bem vista pelo mercado em seu currículo pode trazer problemas quando se está desempregado ou quando se pretende subir de patamar na carreira e a formação acadêmica poderá fazer toda a diferença. Neste caso, o profissional deve buscar uma atualização acadêmica em uma instituição de ensino renomada com o objetivo de melhorar suas chances de sucesso.

Por isso, é muito importante a escolha do curso e da instituição. Alguns quesitos devem ser levados em conta:

- Qualidade da instituição e reconhecimento no mercado: este deveria ser o principal quesito a ser levado em conta. Para saber se uma instituição é reconhecida no mercado, faça uma pesquisa sobre indicadores e rankings relacionados à educação e compare uma instituição com outra. Além disso, liste algumas instituições e faça uma pesquisa entre seus colegas e principalmente entre seus gestores para verificar quais são as melhores. Neste caso, percepção conta muito, pois é a impressão que os recrutadores têm sobre a instituição que está em seu currículo que pode fazer a diferença.

- Opinião de ex-alunos e informações sobre o curso: pode parecer estranho, mas nem sempre uma instituição reconhecida pelo mercado tem uma boa qualidade de ensino. Neste sentido, ouvir feedbacks de ex-alunos é importante. Caso não conheça ninguém que tenha feito o curso, use as redes sociais para medir a satisfação dos clientes. Vale a pena ter uma conversa com a instituição para saber há quanto tempo o curso existe, quantas turmas já se formaram, quem faz parte do corpo docente, qual o perfil dos alunos, se é possível assistir uma aula como ouvinte, qual o índice de satisfação do curso.

- Proposta: é importante observar se a proposta do curso está alinhada com o que você espera da sua carreira. Verifique se as competências técnicas exploradas no curso são realmente as que o mercado está procurando, se são as mais atuais, se poderão ajudá-lo a se tornar um profissional diferenciado. Pesquise quais são os skills mais desejados pelos RHs das grandes empresas e cruze com as disciplinas que você terá. Um alerta: conceitos como liderança, comunicação e trabalho em equipe sempre estão em alta e podem estar de forma explícita ou não na grade curricular, pois este tipo de skill é explorado naturalmente com a dinâmica de condução das aulas. Em um MBA, porém, é muito desejável que este tipo de skill esteja declarado explicitamente em algumas disciplinas e principalmente que esteja bem atualizado, pois fazer gestão hoje é bem diferente de há 10 anos.

- Por último, e não menos importante: verifique o modelo de condução do curso. Existem os mais tradicionais, onde o professor explana o conteúdo e os alunos absorvem; modelos de discussão em “cases”, onde o professor é um facilitador em um debate sobre um determinado conteúdo; modelos de experimentação, onde o aprendizado é feito na prática. Um não exclui o outro, mas tente entender qual modelo o curso segue e verifique se está alinhado com o que você espera.

Fazer uma pós-graduação é uma excelente forma de se atualizar profissionalmente. Nesta jornada, o grande diferencial pode ser a experiência de conviver por um longo período com muita gente diferente, sejam professores ou alunos. No mercado atual, saber conviver com diversidade de opiniões e perfis é um diferencial que qualquer grande empresa procura em um profissional de alta performance. Portanto, ao fazer um curso de pós-graduação, converse muito, discuta muito, ria muito e aprenda muito... O resultado virá com certeza.

* Eduardo Endo - Diretor Acadêmico dos cursos de MBA da Faculdade de Tecnologia FIAP. 



SENAI oferta pós-graduação de Design de Moda à distância

Inscrições podem ser feitas até 1º de agosto.

SENAI oferta pós-graduação de Design de Moda à distância

CEFET-MG publica edital do processo seletivo para o Ensino Técnico 2020

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) do CEFET-MG divulgou o edital do processo seletivo para o Ensino Técnico 2020.


Linguistas explicam 15 expressões inglesas de músicas famosas

Neste sábado, é comemorado o Dia Mundial Do Rock, 13 de Julho

Linguistas explicam 15 expressões inglesas de músicas famosas

MEC divulga resultado do Fies

Lista de espera será aberta entre os dias 15 de julho e 23 de agosto.

MEC divulga resultado do Fies

O ensino médio para os jovens

Quatro em cada dez brasileiros de 19 anos não concluíram o aprendizado em 2018.

O ensino médio para os jovens

A oportunidade do erro

Humilhação talvez seja a palavra que melhor define a sensação que sentimos quando temos que – forçosamente – admitir que estamos errados.


Plataforma online oferece cursos gratuitos e a distância sobre gestão da educação pública

Atividades sobre Gestão do Transporte Escolar foram lançadas em julho.

Plataforma online oferece cursos gratuitos e a distância sobre gestão da educação pública

A relação entre família e escola e o impacto no desenvolvimento do aluno

A escola também cumpre um lugar primordial para o ser humano.


A oportunidade do erro

Humilhação talvez seja a palavra que melhor define a sensação que sentimos quando temos que - forçosamente - admitir que estamos errados.

A oportunidade do erro

Educar para transformar: quem é o líder do futuro?

“Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir”.

Educar para transformar: quem é o líder do futuro?

Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto

Nada muda para os participantes inscritos em 2019

Enem terá aplicação digital em 2020 em fase piloto

Brincar e aprender custa caro?

É fundamental levar para as crianças brinquedos que possam direcionar sua aprendizagem com ações simples

Brincar e aprender custa caro?