Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Aprenda a conquistar a sua plateia

Aprenda a conquistar a sua plateia

23/08/2014 Da Redação

Fazer uma apresentação não se resume ao conteúdo apresentado, mas sim na sua postura em frente ao público.

O conteúdo é muito importante na hora de apresentar palestras, congressos, trabalhos artigos etc., mas a forma com a qual o apresentador se comporta em frente à plateia – seja ela de três, quatro, cem ou mil pessoas - é ainda mais importante para tornar o assunto interessante aos que assistem.

Michel Soares, especialista em oratória e há mais de cinco anos treina pessoas que não conseguem ter uma boa desenvoltura na hora de se expressarem verbalmente, comenta que existem algumas atitudes que podem ser feitas para o apresentador conquistar de vez a sua plateia – e que conquistar esse feito pode ser mais fácil do que todos imaginam.

“Muitas das pessoas que entram em contato comigo dizem que travam na hora de falar em público, não sabem como começar a apresentação, não se sentem seguros para possíveis perguntas do público. Porém, a partir do momento em que elas entendem que ao sentirem-se confiantes e seguras palestras tornam-se muito mais atraentes, as coisas ficam mais fáceis”, explica Soares.

Mas dizer que é preciso ser “confiante” ou “seguro” para apresentar uma boa palestra é algo muito vago. Sabendo disso, Soares preparou algumas dicas que podem ser seguidas por todos para melhorar suas performances – e conquistar de vez o público.

“Uma coisa que sempre digo é: surpreenda as pessoas. Ofereça mais que a plateia esta esperando. Pode ser por meio de dados curiosos ou intrigantes – verídicos, é claro -, contando alguma história, etc. Treine antes com pessoas conhecidas e perceba o que mais captura a atenção dos que lhe ouvem”, comenta o especialista.

Outro ponto importante é fazer pausas e criar um colorido na apresentação modulando o seu tom de voz e dando ênfase as palavras (treine antes) e construir um roteiro sobre o que será dito. Apresentações que apenas "jogam" informações para os ouvintes sem contextualização ou significado são cansativas. “Para evitar isso, faça uma introdução que exemplifique aquilo que você quer transmitir. Uma ideia é utilizar pessoas do próprio público como personagens, esse é um método que entretém a audiência e auxilia no entendimento do conteúdo”, sugere Soares.

Também é legal sempre estudar sobre a sua audiência antes de fazer uma apresentação. “O público é formado majoritariamente por alunos de alguma universidade? Executivos? Professores? Pais? Tenha essas informações contigo – e ao iniciar a apresentação, mostre que você sabe o que é importante para eles e o motivo de estar ali – ou seja, como eles podem tirar proveito de sua palestra”, ressalta.

Além da sua postura, o material de apoio também serve para prender a atenção do público. Power points cheios de texto, letras pequenas, sem imagens ou com muitos efeitos fazem com que as pessoas não prestem atenção. “Hoje já é possível fazer um material de apoio muito legal, então capriche nisso”, exalta Soares.

E por último, mas não menos importante, tenha sempre um plano B. “Se der problema no computador ou a internet não funcionar, tenha cópias impressas do que deverá ser dito, e, é claro, deixe sempre seu contato e demais informações no final da palestra para que as pessoas possam tirar dúvidas, criticar ou elogiar seu desempenho”, conclui o especialista.



Estados Unidos vão financiar projetos de ensino de inglês no Brasil

Programa pretende capacitar estudantes para futuras seleções de intercâmbio e estudos nos EUA.

Estados Unidos vão financiar projetos de ensino de inglês no Brasil

PUC Minas com inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu

Continuam abertas as inscrições para os cursos presenciais de pós-graduação da PUC Minas, com início das aulas no 2º semestre de 2019.


Redações para Olimpíada de Língua Portuguesa já podem ser enviadas

Competição recebeu mais de 170 mil inscrições em todo o país.

Redações para Olimpíada de Língua Portuguesa já podem ser enviadas

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSCar inicia seleção para o mestrado

Inscrições no processo seletivo serão realizadas de 19 de agosto a 1º de setembro.


Falconi abre vagas de estágio e trainee

Interessados devem residir nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Belo Horizonte.


Samarco abre vagas para programa de estágio

São 40 oportunidades para Belo Horizonte e para unidades em Minas e no Espírito Santo.


No Brasil, como trazer a educação do futuro para o presente?

Conhecer o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.

No Brasil, como trazer a educação do futuro para o presente?

Estrangeiros em busca de estágio

Quem vem de fora também pode exercer a atividade em nosso país!


Estudantes mineiros estão de malas prontas para competição na Rússia

WorldSkills é o maior torneio de educação profissional do mundo.


Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

Atividades fora da sala de aula melhoram a concentração e estimulam bons comportamentos.

Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural recebe inscrições para mestrado

As inscrições devem ser realizadas de 1º de agosto a 1º de setembro.


O autoconhecimento na atuação do professor

Como conhecer a si mesmo e aos outros e, a partir disso, gerar conexões poderosas e obter bons resultados?

O autoconhecimento na atuação do professor