Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As dificuldades do aluno podem ter origem… na mão!

As dificuldades do aluno podem ter origem… na mão!

12/05/2021 Janaína Spolidorio

Usar os dedos das mãos é algo primário para a aprendizagem, pois tem relação direta com tarefas de coordenação motora fina.

As dificuldades do aluno podem ter origem… na mão!

Para aprender, um dos requisitos mais essenciais é conhecer, dominar e manipular o próprio corpo, pois é por meio do nosso contato com o ambiente que sentimos e os sentidos são nossos receptores de aprendizagem. Se você não sabe usar um aparelho, ele não funciona. Se a criança não sabe usar o corpo na aprendizagem, não aprende.

Há muito o que explorar sobre a relação entre nosso esquema corporal e a aprendizagem, porém vamos afunilar um pouco mais e falar de algo essencial à aprendizagem acadêmica: a mão... ou melhor, o controle manual.

O controle manual é a habilidade de usar e manipular objetos, utensílios, ferramentas, e até mesmo os próprios dedos (isoladamente), com as mãos, em uma tarefa funcional.

Usar os dedos das mãos é algo primário para a aprendizagem, pois tem relação direta com tarefas de coordenação motora fina, como escrever, usar um garfo, abotoar um botão, fechar um zíper entre outras atividades que são esperadas que a criança desempenhe sozinha, com o tempo. Adiar que a tarefa seja feita com autonomia tem implicações importantes.

Uma criança que aprende tardiamente a usar o garfo não aproveita adequadamente a facilidade da idade com a qual deve fazê-lo, que seria entre 4 e 5 anos de idade. Quanto mais os pais demoram para estimular, mais difícil fica e cada pequena tarefa em que isso ocorre se torna uma bola de neve no aprender da criança.

Ao chegar na escola e ter que usar objetos como giz de cera, tesoura sem ponta, lápis, é esperado que a criança domine minimamente as mãos, que tenha alguns movimentos automatizados. Quanto maior o esforço que o aluno fizer para usar seu controle manual, menos irá prestar atenção nas aulas, porque sua energia será ocupada por questões motoras. Além disso, a dificuldade irá aparecer no papel, pois devido ao esforço fora da faixa etária para a coordenação motora fina, a criança ainda pode apresentar problemas para se expressar no papel.

Um bom controle manual requer atenção e concentração, consciência corporal, processamento sensorial, controle postural e estabilidade nos ombros, durante a tarefa, isso para dizer o mínimo!

Parece bobo, mas para uma criança se alimentar usando o garfo ou a colher do modo correto (sim! Tem um jeito certo de segurar, a “anatomia” do objeto é feita para que a mão use de uma determinada forma), para segurar corretamente um lápis, para amarrar um cadarço, para colocar um clipe numa folha ou qualquer outra tarefa manual, é preciso que ela tenha treinado sua musculatura das mãos.

Como você pode perceber se a criança está com problemas no controle manual? Confira algumas dicas de comportamentos que ela pode apresentar:

- Dificuldade em segurar corretamente o lápis;

- Dificuldade em utilizar tesoura para recorte;

- Tendência de usar a mão inteira para segurar objetos que são melhores manipulados com os dedos;

- Escrita lenta ou desorganizada;

- Dificuldade em abrir tampas ou contornar desenhos.

Reconhecer as dificuldades é o sinal que você precisa para ajudar e você pode fazê-lo atribuindo, aos poucos, tarefas manuais à criança como contornar linhas pontilhadas, abotoar sua própria roupa, pegar grãos de feijão de um pote e colocar em outro, usar um pegador de comida para transportar objetos pequenos, encaixar peças de quebra-cabeça ou montar blocos. Vale também fortalecer a musculatura com massinha, por exemplo!

 Não vai acontecer da noite para o dia, pois tudo faz parte de um processo. Aprendizagem é processo, então não sobrecarregue a criança com tarefas manuais somente porque notou a dificuldade, tente uma coisa por vez e de acordo com as necessidades da idade. Com certeza irá ter um impacto positivo na vida escolar dela!

* Janaína Spolidorio é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. 

Para mais informações sobre Aprendizagem clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: EVCOM



Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Pesquisa compara ritmo acadêmico pré e pós-pandemia, mostrando caminhos para solucionar essa defasagem e promover sucesso educacional aos alunos.

Autor: Divulgação

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

O Brasil é um dos países que menos investe em educação básica no mundo, segundo a OCDE.

Autor: Divulgação

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

Volta às aulas: como evitar o estresse e a ansiedade?

Milhares de crianças e adolescentes estão de volta às salas de aula.

Autor: Divulgação

Volta às aulas: como evitar o estresse e a ansiedade?

Educação para autistas: se não agora, quando?

Nos últimos 10 anos muitas foram as conquistas alcançadas pelas pessoas com autismo, fruto de suas lutas e de suas famílias.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação para autistas: se não agora, quando?