Portal O Debate
Grupo WhatsApp

As dificuldades do aluno podem ter origem… na mão!

As dificuldades do aluno podem ter origem… na mão!

12/05/2021 Janaína Spolidorio

Usar os dedos das mãos é algo primário para a aprendizagem, pois tem relação direta com tarefas de coordenação motora fina.

As dificuldades do aluno podem ter origem… na mão!

Para aprender, um dos requisitos mais essenciais é conhecer, dominar e manipular o próprio corpo, pois é por meio do nosso contato com o ambiente que sentimos e os sentidos são nossos receptores de aprendizagem. Se você não sabe usar um aparelho, ele não funciona. Se a criança não sabe usar o corpo na aprendizagem, não aprende.

Há muito o que explorar sobre a relação entre nosso esquema corporal e a aprendizagem, porém vamos afunilar um pouco mais e falar de algo essencial à aprendizagem acadêmica: a mão... ou melhor, o controle manual.

O controle manual é a habilidade de usar e manipular objetos, utensílios, ferramentas, e até mesmo os próprios dedos (isoladamente), com as mãos, em uma tarefa funcional.

Usar os dedos das mãos é algo primário para a aprendizagem, pois tem relação direta com tarefas de coordenação motora fina, como escrever, usar um garfo, abotoar um botão, fechar um zíper entre outras atividades que são esperadas que a criança desempenhe sozinha, com o tempo. Adiar que a tarefa seja feita com autonomia tem implicações importantes.

Uma criança que aprende tardiamente a usar o garfo não aproveita adequadamente a facilidade da idade com a qual deve fazê-lo, que seria entre 4 e 5 anos de idade. Quanto mais os pais demoram para estimular, mais difícil fica e cada pequena tarefa em que isso ocorre se torna uma bola de neve no aprender da criança.

Ao chegar na escola e ter que usar objetos como giz de cera, tesoura sem ponta, lápis, é esperado que a criança domine minimamente as mãos, que tenha alguns movimentos automatizados. Quanto maior o esforço que o aluno fizer para usar seu controle manual, menos irá prestar atenção nas aulas, porque sua energia será ocupada por questões motoras. Além disso, a dificuldade irá aparecer no papel, pois devido ao esforço fora da faixa etária para a coordenação motora fina, a criança ainda pode apresentar problemas para se expressar no papel.

Um bom controle manual requer atenção e concentração, consciência corporal, processamento sensorial, controle postural e estabilidade nos ombros, durante a tarefa, isso para dizer o mínimo!

Parece bobo, mas para uma criança se alimentar usando o garfo ou a colher do modo correto (sim! Tem um jeito certo de segurar, a “anatomia” do objeto é feita para que a mão use de uma determinada forma), para segurar corretamente um lápis, para amarrar um cadarço, para colocar um clipe numa folha ou qualquer outra tarefa manual, é preciso que ela tenha treinado sua musculatura das mãos.

Como você pode perceber se a criança está com problemas no controle manual? Confira algumas dicas de comportamentos que ela pode apresentar:

- Dificuldade em segurar corretamente o lápis;

- Dificuldade em utilizar tesoura para recorte;

- Tendência de usar a mão inteira para segurar objetos que são melhores manipulados com os dedos;

- Escrita lenta ou desorganizada;

- Dificuldade em abrir tampas ou contornar desenhos.

Reconhecer as dificuldades é o sinal que você precisa para ajudar e você pode fazê-lo atribuindo, aos poucos, tarefas manuais à criança como contornar linhas pontilhadas, abotoar sua própria roupa, pegar grãos de feijão de um pote e colocar em outro, usar um pegador de comida para transportar objetos pequenos, encaixar peças de quebra-cabeça ou montar blocos. Vale também fortalecer a musculatura com massinha, por exemplo!

 Não vai acontecer da noite para o dia, pois tudo faz parte de um processo. Aprendizagem é processo, então não sobrecarregue a criança com tarefas manuais somente porque notou a dificuldade, tente uma coisa por vez e de acordo com as necessidades da idade. Com certeza irá ter um impacto positivo na vida escolar dela!

* Janaína Spolidorio é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. 

Para mais informações sobre Aprendizagem clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: EVCOM



Startup de educação realiza curso que incentiva independência nos estudos

A Semana do Filho Estudioso, organizada pela Piva Educacional, ocorre entre os dias 17 e 24 de janeiro com transmissão simultânea para o Brasil e exterior.


Aluna dos meus alunos

Tempo, partilha, generosidade.

Aluna dos meus alunos

Um debate sobre a valorização dos educadores

Quando falamos da importância da valorização dos profissionais da educação, diversos fatores devem ser considerados.

Um debate sobre a valorização dos educadores

Curso gratuito de programação vai capacitar 50 mil mulheres

Iniciativa criada pela escola de programação Kenzie Academy e a startup DUPLA quer reduzir a desigualdade de gênero na área de tecnologia.


4 pilares do processo de aprendizagem para 2022

Especialista aponta os principais pontos para promover ambientes dinâmicos e que estimulem o acesso ao conhecimento.

4 pilares do processo de aprendizagem para 2022

Diploma Digital deve ser adotado por todas instituições de ensino superior do Brasil

Medida trará mais eficiência, segurança e proporcionará redução de custos às instituições.

Diploma Digital deve ser adotado por todas instituições de ensino superior do Brasil

Seu filho já sabe programar? Se não, comece a prepará-lo para o futuro

Acesso ao aprendizado da linguagem de programação amplia a criatividade, pensamento crítico e matemático, além da capacidade de resolução de problemas.

Seu filho já sabe programar? Se não, comece a prepará-lo para o futuro

2021, o ano que (enfim) terminou

Faz praticamente dois anos que vivemos quase o dia da marmota, como no filme O Feitiço do Tempo.

2021, o ano que (enfim) terminou

UFMG tem 76 vagas de graduação para refugiados e apátridas

Para se candidatar é necessário ter feito o Enem entre 2017 e 2021.

UFMG tem 76 vagas de graduação para refugiados e apátridas

Área do meio ambiente oferece oportunidades crescentes em Ciências da Natureza

Área é impulsionada pela estruturação da legislação ambiental brasileira e crise mundial climática.

Área do meio ambiente oferece oportunidades crescentes em Ciências da Natureza

A semente da educação qualificada que garante a colheita de um futuro promissor

Dislexia e alfabetização

Em muitos casos de dislexia a suspeita inicia na fase da alfabetização.

Dislexia e alfabetização