Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ausentes no Enade já podem pedir dispensa

Ausentes no Enade já podem pedir dispensa

28/11/2013 Da Redação

Estudante que faltou ao Enade por motivo relevante pode pedir dispensa até 24 de janeiro.

Alunos habilitados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2013 (Enade 2013) que faltaram à prova aplicada no último domingo (24) poderão solicitar dispensa até 24 de janeiro, conforme portaria publicada na edição no Diário Oficial da União.

Fazer o exame é requisito para que alunos do último ano de cursos de graduação obtenham o diploma. O bom desempenho, no entanto, não é exigência.

De acordo com o documento, o pedido poderá ser feito em casos de não comparecimento em razão de problemas de saúde, de mobilidade acadêmica (como intercâmbios no exterior) ou impedimentos relevantes de caráter pessoal.

A solicitação deverá ser apresentada formalmente à instituição de educação superior (IES) na qual o estudante está matriculado, que analisará os pedidos.

Aqueles que forem deferidos pela IES deverão ser registrados pelo coordenador do curso, por meio do site, em sistema criado para esse fim, no período de 2 de dezembro de 2013 a 24 de janeiro de 2014.

Se o pedido for indeferido pela IES, o aluno poderá solicitar ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) dispensa no Enade 2013 exclusivamente por meio do site, entre 28 de janeiro e 11 de fevereiro de 2014.

Nesse caso, a solicitação deverá conter os seguintes documentos: requerimento de dispensa do Enade 2013, declaração original de aluno regular e habilitado ao exame, comprovada por meio de assinatura do responsável na instituição de educação superior do estudante e cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento de participação na prova.

O modelo do requerimento e da declaração estarão disponíveis para preenchimento e impressão no próprio site entre 28 de janeiro e 11 de fevereiro de 2014.

A relação de estudantes dispensados será disponibilizada no site do Inep, em data a ser divulgada.

Fonte: Agência Brasil



Estados Unidos vão financiar projetos de ensino de inglês no Brasil

Programa pretende capacitar estudantes para futuras seleções de intercâmbio e estudos nos EUA.

Estados Unidos vão financiar projetos de ensino de inglês no Brasil

PUC Minas com inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu

Continuam abertas as inscrições para os cursos presenciais de pós-graduação da PUC Minas, com início das aulas no 2º semestre de 2019.


Redações para Olimpíada de Língua Portuguesa já podem ser enviadas

Competição recebeu mais de 170 mil inscrições em todo o país.

Redações para Olimpíada de Língua Portuguesa já podem ser enviadas

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSCar inicia seleção para o mestrado

Inscrições no processo seletivo serão realizadas de 19 de agosto a 1º de setembro.


Falconi abre vagas de estágio e trainee

Interessados devem residir nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Belo Horizonte.


Samarco abre vagas para programa de estágio

São 40 oportunidades para Belo Horizonte e para unidades em Minas e no Espírito Santo.


No Brasil, como trazer a educação do futuro para o presente?

Conhecer o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.

No Brasil, como trazer a educação do futuro para o presente?

Estrangeiros em busca de estágio

Quem vem de fora também pode exercer a atividade em nosso país!


Estudantes mineiros estão de malas prontas para competição na Rússia

WorldSkills é o maior torneio de educação profissional do mundo.


Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

Atividades fora da sala de aula melhoram a concentração e estimulam bons comportamentos.

Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural recebe inscrições para mestrado

As inscrições devem ser realizadas de 1º de agosto a 1º de setembro.


O autoconhecimento na atuação do professor

Como conhecer a si mesmo e aos outros e, a partir disso, gerar conexões poderosas e obter bons resultados?

O autoconhecimento na atuação do professor