Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como ensinar às crianças conceitos financeiros

Como ensinar às crianças conceitos financeiros

11/10/2018 Da Redação

O especialista em Educação Financeira, Uesley Lima, dá dicas para que pais ensinem aos filhos conceitos financeiros que podem contribuir com o futuro.

Como ensinar às crianças conceitos financeiros

De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL), consumidores de 25 e 29 anos representam 46% da inadimplência no País, já os que têm 16 a 24 anos, a proporção é de 19%. Se somado os dois grupos representam cerca de 12,5 milhões de pessoas, o que mostra a falta de educação financeira dos jovens brasileiros. São muitos jovens com dívidas atrasadas nesta faixa etária, detendo assim um lugar considerável no ranking de brasileiros negativados .

Segundo o especialista em educação financeira e fundador do Grupo The One, Uesley Lima, “esse dado é preocupante por inúmeros fatores, o principal deles é a idade, jovens começando a vida útil já com problemas financeiros, fazendo com que seus sonhos e objetivos pessoais e profissionais sejam adiados, ou até mesmo deixados de lado, dependendo da estrutura familiar e educacional de cada um”. O educador reforça a importância de preparar esse público para a vida adulta através de educação financeira que começa quando eles são crianças.

Diante de todos esses fatos, o especialista que também é trader da Bolsa de Valores e está com um programa de aulas gratuitas via YouTube que se chama “Bolsa de Valores de A a Z”, que tem como objetivo ensinar conceitos importantes deste mercado para todas as idades, listou oito conceitos sobre finanças que podem ser ensinados a crianças de até 10 anos de idade, a fim de encaminhá-las para uma vida financeira saudável. Confira:

1 – Poupança

Procure ensinar as crianças a como poupar dinheiro tentando materializar o ato. Por exemplo: quando der um cofrinho para elas, ensine-as a separar o dinheiro e definir o destino para cada quantia. Assim, poderão entender que o dinheiro do ‘cofrinho 1’ é para um gasto imediato, e o do ‘cofrinho 2’ para algo mais específico.

2 – Crédito

Para ensinar as crianças o que é empréstimo, procure fazer com que emprestem uma coisa e estipulem um prazo de entrega. Para o especialista o ideal é que esse ato seja executado sempre de forma lúdica, frisando a importância de que o objeto emprestado deve ser devolvido no prazo e, caso haja algum atraso, haverá certo grau de “punição”.

3 – Administração de recursos

Esse conceito é muito importante e está relacionado à poupança. Os pais já gastam dinheiro com as crianças, e com isso, é necessário trazer a elas a ideia da mesada e o que podem fazer com o dinheiro que irão receber. Desse modo, é possível que valores sejam desenvolvidos, além do ato de administrar os recursos que tem.

4 – Investimento

Mesmo não sendo uma tarefa fácil mostrar para os pequenos que o dinheiro evoluirá e que conseguirão economizar, procure introduzi-los no universo dos investimentos. Quando estiver lendo uma notícia, por exemplo, mostre e explique o que é uma ação, ou quando passar perto de uma grande empresa conte alguma curiosidade, como ‘você sabia que pode ser dono dessa empresa, comprando um ‘pedacinho’ dela?. Outra forma de instigá-los é usando objetos para ilustrar suas explicações.

5 – Preços

Toda vez que fizer uma compra cotidiana, mostre à criança o preço do produto adquirido. Diga que aquilo que está consumindo tem um valor e precisa ser pago. Talvez você possa pensar que é algo chato de ser feito, entretanto, Lima ressalta que é a partir de pequenas lições como essa, que se caminha para um controle orçamentário estável.

6 – Consumo

Como tirar o consumismo das crianças? De início é fundamental explicitar a elas o que é compulsão. Nesse caso, as propagandas da televisão servem como ótimas opções. Use o objeto principal da propaganda para demonstrar a ideia de compulsão e o que ela realmente precisa.

7 – Dinheiro

Outro ponto muito importante é ensinar o que é o dinheiro, a moeda e o cartão. Quanto a este último, busque mostrar que quando o cartão é passado na ‘maquininha’, determinada quantia sairá da sua conta. Inicialmente, busque familiarizá-las com esses conceitos.

8 – Renda

Segundo o especialista, desde a infância, você pode ensinar aos pequenos que, para ter dinheiro é preciso na idade adequada, trabalhar e empreender. Com isso, além de ajudá-la com a educação financeira, ainda pode contribuir com a exposição de diferentes profissões, consequentemente evidenciando que tal função lhe renderá dinheiro futuramente.

Para acompanhar o educador financeiro nas redes sociais e ficar por dentro de outras dicas importantes para melhorar a sua vida financeira e a de sua família, acesse o YouTube: Grupo The One, Instagram: @uesleylima e Twitter: @limauesley.

Fonte: Grupo The One 



Novas vagas de estágio para estudantes com deficiência

Uma parceria inédita do CIEE vai selecionar estudantes universitários com deficiência para a empresa de software SAP.


MEC repassa R$ 132 milhões às instituições federais de ensino

A maior parte dos valores será repassada às universidades federais do país.


Projeto doa 9,5 mil revistas para escolas mineiras

Projeto Encontro Marcado com Fernando Sabino beneficia 11 mil alunos de quatro cidades do Vale do Aço.

Projeto doa 9,5 mil revistas para escolas mineiras

ProUni divulga resultado da segunda chamada

Estudantes pré-selecionados têm até o dia 27 para fazer a matrícula.


Santo Agostinho é a primeira escola de Minas reconhecida como “Showcase School”

Instituição passa a fazer parte de um seleto grupo de escolas no mundo reconhecido por criar mudanças profundas no futuro da educação.

Santo Agostinho é a primeira escola de Minas reconhecida como “Showcase School”

Escolas têm até o fim do ano para inserir Educação Financeira

Nova determinação da Base Nacional Comum Curricular passa a valer em dezembro.


Hospital São Camilo oferece cursos na área de saúde em fevereiro

Primeiros socorros para leigos, cuidados ao recém-nascido e como se preparar para uma entrevista de emprego são alguns dos cursos promovidos pela Instituição.


Fies oferece 100 mil vagas a juro zero para baixa renda

As inscrições para o programa começam nesta quinta-feira (07/02) e vão até o dia 14.

Fies oferece 100 mil vagas a juro zero para baixa renda

ProUni tem 947 mil candidatos inscritos

Em 2019, o ProUni teve menos inscritos do que nos anos anteriores.

ProUni tem 947 mil candidatos inscritos

Mochila deve ter no máximo 10% do peso corporal

Maioria dos estudantes carrega mais peso do que deveria, diz fisioterapeuta.

Mochila deve ter no máximo 10% do peso corporal

Cresce número de escolas que ensinam educação financeira

Alunos passam a participar das discussões relacionadas às finanças da família em casa.

Cresce número de escolas que ensinam educação financeira

Aprender uma nova língua é prioridade para 49% dos estudantes

Levantamento contou com mais de 20 mil respostas entre os dias 4 e 24 de janeiro de 2019.

Aprender uma nova língua é prioridade para 49% dos estudantes