Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

06/08/2019 Da Redação

Atividades fora da sala de aula melhoram a concentração e estimulam bons comportamentos.

Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

Muitos pais se perguntam sobre o que levar em consideração na hora de escolher novas atividades extracurriculares para os filhos? Acredito que a família deve sempre levar em consideração a afinidade e as habilidades do aluno, isso fará com que ele tenha mais empenho e assim ter um ótimo desenvolvimento na opção escolhida. Pode ser que, num primeiro momento, os jovens tenham que vivenciar na prática algumas atividades artísticas, culturais e esportivas que ainda tem pouco destaque na televisão ou internet para conhece-las melhor.

Na hora de escolher, é preciso respeitar a vontade dos filhos e avaliar se a decisão é mais um interesse dos pais. Quando um colégio oferece estas ações extras ela também influencia toda uma formação ampla das próximas gerações. Assim o protagonismo juvenil passa a ser desenvolvido desde a Educação Infantil e Ensino Fundamental, cultivando valores importantes como comprometimento, responsabilidade e disciplina. No caso dos campeonatos do Ensino Médio, além do intercâmbio de experiências com outras instituições, os jovens aprender a lidar com a competividade, que é trabalhada com o ideal de superação de desafios.

Outros fatores importantes na hora de escolher um curso extracurricular para um estudante são os dias e horários que elas são oferecidas na escola, pois deve estar de acordo com o dia a dia da família e a funcionalidade em sua rotina, facilitando assim seu compromisso com a pontualidade e assiduidade dos interessados nestas aulas complementares. Acredito que os principais benefícios de aprender além do currículo básico sejam a valorização e o incentivo à cultura e aos esportes. Além dos cursos de idiomas estrangeiros, as modalidades de atividades físicas também treinam outros tipos de inteligência dos estudantes, melhorando a concentração e estimulando bons comportamentos.

Também podemos citar outros benefícios inerentes da pratica de atividades físicas, com a prevenção de doenças e combate o sedentarismo, que fazem com que os estudantes se tornem adultos com hábitos mais saudáveis. Alunos que valorizam e crescem com a atividades artísticas e esportivas, se tornam cidadãos mais sensíveis e conscientes do seu papel na sociedade. O espírito de equipe, a união e a amizade são características para uma educação transformadora. Para que isto aconteça, precisamos sempre ir além das paredes das salas de aula. 

Quais são as mais procuradas?
A escolha da modalidade de ensino de período integral (ou Ensino Ampliado) já possibilita que uma criança ou jovem tenha oportunidade de desenvolver habilidades que no período regular não seriam possíveis, devido as demandas curriculares básicas. Este é um período a mais para realização de atividades no contraturno contribui para seu desenvolvimento completo. As turmas podem ser mistas, com crianças de faixa-etárias próximas, um fato que contribui para a aquisição de respeito e aceitação de diferenças e colaboração entre os mais novos.

Assim como no integral, as turmas que coordeno no Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Glória são todas divididas por faixa-etárias próximas ou exclusivas, quando se refere as modalidades esportivas que vão para competição, pois nos campeonatos as categorias são divididas por idade. O Futsal e a Dança, por exemplo, são as atividades mais procuradas pelos pais, mas temos uma gama bem variada de opções que também inclui Teatro, Coral, Ginástica Artística e Rítmica, Violão, Teclado, Percussão, Judô, Basquete, Handebol, Vôlei, Natação, Hidroginástica e Xadrez. Cada modalidade por sua vez também pode se desdobrar em diferentes estilos, como a Dança Contemporânea, Balé, Dança Criativa, Street Dance e Jazz.

Fato é que as atividades extracurriculares dão ainda mais visibilidade para jovens talentos e influenciam positivamente na autoestima dos alunos que participam de equipes em competições estudantis esportivas, teatrais ou musicais. Projetos de preservação do Meio Ambiente atualmente são fundamentais para serem desenvolvidos nas atividades escolares. Com isso também criamos projetos extracurriculares de Sustentabilidade nos quais os estudantes podem colocar seus conhecimentos em prática. Como o interesse pelos temas de Nutrição e Gastronomia vem crescendo há algum tempo, isso também torna as aulas de culinária em novas opções interessantes para as crianças e jovens.

Texto: Rafaela Oliveira - coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Glória, em São Paulo



Sisu disponibiliza 237 mil vagas em 128 instituições

Estudantes podem se increver no Sisu a partir desta terça-feira.

Sisu disponibiliza 237 mil vagas em 128 instituições

Inep divulga notas do Enem

As notas do Enem podem ser usadas no Sisu, Fies e ProUni.

Inep divulga notas do Enem

CEFET-MG abre vagas para professores temporários em cinco cidades

Vagas são para os campi de Araxá, BH, Curvelo, Contagem, Varginha. As inscrições devem ser realizadas até 2 de fevereiro.


Como lidar com situações de bullying na escola?

Saiba quais providências tomar para evitar traumas psicológicos no futuro para a criança.

Como lidar com situações de bullying na escola?

CVM leva educação financeira a 600 indígenas do Pará

Projeto piloto está previsto para começar em fevereiro.

CVM leva educação financeira a 600 indígenas do Pará

Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior a distância

Prova do Governo Federal é responsável por 28% dos ingressos no EAD, quase o dobro do vestibular agendado, que capta 16% dos alunos.

Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior a distância

Agora é obrigatório – crianças aprenderão educação financeira nas escolas em 2020

A partir de 2020 as escolas brasileiras devem estar 100% adaptadas às novas normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Agora é obrigatório – crianças aprenderão educação financeira nas escolas em 2020

Inmetro dá dicas de segurança na compra de material escolar

Pais devem evitar mercado informal por falta de procedência.

Inmetro dá dicas de segurança na compra de material escolar

A força do franchising coopera com a qualidade da educação brasileira

A qualidade do ensino é totalmente preservada no sistema de franquias.

A força do franchising coopera com a qualidade da educação brasileira

Mundo comemora Sistema Braile de escrita e leitura para cegos

No Brasil há 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual.

Mundo comemora Sistema Braile de escrita e leitura para cegos

Alta do dólar não afeta mercado de intercâmbio

Trabalhar pode ser uma solução para que o intercambista recupere parte do montante investido.


Quando os dados do PISA dizem mais do que a nossa falta de educação

O Brasil aparece entre os 20 piores colocados.

Quando os dados do PISA dizem mais do que a nossa falta de educação