Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

06/08/2019 Da Redação

Atividades fora da sala de aula melhoram a concentração e estimulam bons comportamentos.

Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

Muitos pais se perguntam sobre o que levar em consideração na hora de escolher novas atividades extracurriculares para os filhos? Acredito que a família deve sempre levar em consideração a afinidade e as habilidades do aluno, isso fará com que ele tenha mais empenho e assim ter um ótimo desenvolvimento na opção escolhida. Pode ser que, num primeiro momento, os jovens tenham que vivenciar na prática algumas atividades artísticas, culturais e esportivas que ainda tem pouco destaque na televisão ou internet para conhece-las melhor.

Na hora de escolher, é preciso respeitar a vontade dos filhos e avaliar se a decisão é mais um interesse dos pais. Quando um colégio oferece estas ações extras ela também influencia toda uma formação ampla das próximas gerações. Assim o protagonismo juvenil passa a ser desenvolvido desde a Educação Infantil e Ensino Fundamental, cultivando valores importantes como comprometimento, responsabilidade e disciplina. No caso dos campeonatos do Ensino Médio, além do intercâmbio de experiências com outras instituições, os jovens aprender a lidar com a competividade, que é trabalhada com o ideal de superação de desafios.

Outros fatores importantes na hora de escolher um curso extracurricular para um estudante são os dias e horários que elas são oferecidas na escola, pois deve estar de acordo com o dia a dia da família e a funcionalidade em sua rotina, facilitando assim seu compromisso com a pontualidade e assiduidade dos interessados nestas aulas complementares. Acredito que os principais benefícios de aprender além do currículo básico sejam a valorização e o incentivo à cultura e aos esportes. Além dos cursos de idiomas estrangeiros, as modalidades de atividades físicas também treinam outros tipos de inteligência dos estudantes, melhorando a concentração e estimulando bons comportamentos.

Também podemos citar outros benefícios inerentes da pratica de atividades físicas, com a prevenção de doenças e combate o sedentarismo, que fazem com que os estudantes se tornem adultos com hábitos mais saudáveis. Alunos que valorizam e crescem com a atividades artísticas e esportivas, se tornam cidadãos mais sensíveis e conscientes do seu papel na sociedade. O espírito de equipe, a união e a amizade são características para uma educação transformadora. Para que isto aconteça, precisamos sempre ir além das paredes das salas de aula. 

Quais são as mais procuradas?
A escolha da modalidade de ensino de período integral (ou Ensino Ampliado) já possibilita que uma criança ou jovem tenha oportunidade de desenvolver habilidades que no período regular não seriam possíveis, devido as demandas curriculares básicas. Este é um período a mais para realização de atividades no contraturno contribui para seu desenvolvimento completo. As turmas podem ser mistas, com crianças de faixa-etárias próximas, um fato que contribui para a aquisição de respeito e aceitação de diferenças e colaboração entre os mais novos.

Assim como no integral, as turmas que coordeno no Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Glória são todas divididas por faixa-etárias próximas ou exclusivas, quando se refere as modalidades esportivas que vão para competição, pois nos campeonatos as categorias são divididas por idade. O Futsal e a Dança, por exemplo, são as atividades mais procuradas pelos pais, mas temos uma gama bem variada de opções que também inclui Teatro, Coral, Ginástica Artística e Rítmica, Violão, Teclado, Percussão, Judô, Basquete, Handebol, Vôlei, Natação, Hidroginástica e Xadrez. Cada modalidade por sua vez também pode se desdobrar em diferentes estilos, como a Dança Contemporânea, Balé, Dança Criativa, Street Dance e Jazz.

Fato é que as atividades extracurriculares dão ainda mais visibilidade para jovens talentos e influenciam positivamente na autoestima dos alunos que participam de equipes em competições estudantis esportivas, teatrais ou musicais. Projetos de preservação do Meio Ambiente atualmente são fundamentais para serem desenvolvidos nas atividades escolares. Com isso também criamos projetos extracurriculares de Sustentabilidade nos quais os estudantes podem colocar seus conhecimentos em prática. Como o interesse pelos temas de Nutrição e Gastronomia vem crescendo há algum tempo, isso também torna as aulas de culinária em novas opções interessantes para as crianças e jovens.

Texto: Rafaela Oliveira - coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Glória, em São Paulo



Abertas inscrições para 2ª Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas

Estão abertas as inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP – Nível A) para estudantes das 4ª e 5ª séries do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais. No ano passado, primeiro ano de implantação da prova, 1,5 milhão de estudantes de 20 mil escolas públicas […]

Abertas inscrições para 2ª Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas

Mundo tem 750 milhões de analfabetos, diz Unesco

Analfabetismo resiste no Brasil e no mundo do século 21.

Mundo tem 750 milhões de analfabetos, diz Unesco

Salão do Estudante passará por seis capitais do país

O Salão do Estudante começará pelo Rio de Janeiro, depois segue para Curitiba, São Paulo, Salvador, Brasília e Belo Horizonte.

Salão do Estudante passará por seis capitais do país

Governo federal lança carteira estudantil digital

Em formato de aplicativo, ID estudantil será gratuita.


Enem disponibilizará atendimento especial a mais de 50 mil candidatos

​Entre os recursos estão: apoio para pernas e pés; mesa para usuários de cadeira de rodas; salas de fácil acesso; e prova impressa em braile.

Enem disponibilizará atendimento especial a mais de 50 mil candidatos

Projeto de educação digital ensina proteção de dados para crianças e adolescentes

Visando a plena proteção na hora da navegação, a iniciativa também trata o assunto com os familiares.


Educação à distância e o futuro

O que muda é o formato, o material e o estilo de explicação.

Educação à distância e o futuro

Fies abre seleção para vagas remanescentes

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site do programa.

Fies abre seleção para vagas remanescentes

Inep divulga gabarito do Encceja 2019

Pessoas de 613 municípios de todas as regiões do país participaram do exame.


Capes anuncia corte de 5.613 bolsas de pós-graduação

Orçamento da fundação em 2020 é quase a metade da previsão deste ano.

Capes anuncia corte de 5.613 bolsas de pós-graduação

Filarmônica oferece concertos didáticos gratuitos em Minas

Sete mil estudantes de BH e região metropolitana vão assistir a apresentações na Sala Minas Gerais.

Filarmônica oferece concertos didáticos gratuitos em Minas

Os bons ensinamentos: uma rota segura

“Um educador sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina.” Henry Adams (1838-1918), historiador americano.