Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como promover uma educação de excelência em 10 passos

Como promover uma educação de excelência em 10 passos

12/05/2016 Erik Penna

Se você deseja atuar com excelência, se prepare, o trabalho será árduo e contínuo.

Vivemos um tempo de muitas mudanças, o mundo mudou, o aluno mudou, a educação mudou e a pergunta que fica é: “Os profissionais da educação estão acompanhando essas mudanças e também inovando nas práticas pedagógicas, a ponto de manter o interesse dos alunos e a qualidade do ensino?”.

Participei de um curso no instituto Disney de Orlando/USA e lá verifiquei muitos pontos em comum entre o sucesso da maior organização de entretenimento do mundo, a Disney, e a educação de excelência. A entidade atua com tamanha excelência que, entre tantas conquistas, foi eleita recentemente a marca mais amada do planeta.

A seguir, enumero 10 pontos em comum entre as práticas que a Disney emprega com sua equipe e convidados e a educação de alto nível:

1) Inovar sempre
Walt Disney quando visitava a Disneylândia sempre dizia: O parque nunca está concluído. E isto valia tanto para os brinquedos dos parques, as atrações físicas como também para os profissionais que lá atuavam. De fato todo ano diversas inovações acontecem no mundo Disney. E o perigo é que, quando um educador acha que já está pronto, não inova, começa a decair, os resultados despencam, afinal, quem pensa que sabe tudo, na verdade não sabe nada.

2) Atenção aos detalhes
Um detalhe pode fazer uma grande diferença, como a cordialidade ao receber as pessoas, a limpeza impecável nos lugares, o capricho com o jardim, a simpatia ao responder perguntas óbvias. Esses e outros exemplos são itens que marcam um lugar onde algumas pessoas pensam que somente as atrações vão surpreender.

3) Conceito de show
Os funcionários tratam cada dia de trabalho como um verdadeiro show. Portanto, não podem desafinar, quando estão no palco dão o seu melhor, independentemente se estão motivados ou não. É hora de interpretar o melhor personagem ao entrar em cena e representar seu papel com alta performance.

4) Ensaie sempre
Imagine o quanto de ensaio foi necessário para um show ou uma peça de teatro ocorrer com excelência? Por isso, a Universidade Disney foca tanto a questão da qualificação, o ensaio, a preparação e o planejamento antes da ação. Qual foi a última formação que você participou e a última aula que planejou?

5) A arte da escutatória
A Disney pratica com maestria o que eles chamam de “Múltiplas Formas de Escuta”, ou seja, estimulam seus colaboradores e convidados a falarem tudo o que os encantam para ser reforçado e tudo o que não gostam para ser retificado.
Já na educação isso não é muito comum, pois em muitos locais o professor é o Senhor de todas as coisas e não admite a interferência do aluno, nem a participação dele no processo de ensino-aprendizagem. Já reparou quantos cursos de oratória existem? E de escutatória, você já participou de algum?

6) Paixão e alegria – afeto (emoção)
Bob Iger, presidente da Walt Disney, foi entrevistado pela revista Veja e disse que a principal característica que o candidato precisa para trabalhar na Disney é: “Paixão. Precisa ter paixão no que faz para atuar com otimismo e emoção”.
Coincidentemente, a revista Época entrevistou Claudio Naranjo, grande estudioso em educação, e ele afirmou: “O que mais falta na educação é AFETO. É necessário ensinar conceitos, cálculo, mas é preciso MAIS alegria em sala de aula, tempo para brincar, abraçar, e oferecer cuidado emocional, atenção olho no olho”.

7) Remuneração x motivação
Na Disney há funcionários que trabalham 12, 14 horas num único dia e é raríssimo ver algum deles reclamando do calor de 40 graus ou da carga horária excessiva. Quando a gente faz o que ama, mesmo sem a remuneração desejada, é preciso atuar motivado.

8) Trabalho em equipe
Na Disney há um entendimento perfeito de que “ninguém é tão bom quanto todos juntos!”. Rubem Alves fala como poucos neste assunto quando aborda o texto “Tênis e frescobol”. No tênis, um joga contra o outro para um ganhar e o outro perder. Já no frescobol, os 2 ganham juntos. Uma postura mais frescobol dentro de cada escola brasileira!

9) Foco na solução
Tanto nos parques, hotéis e na universidade Disney quando há um problema e uma reunião é marcada, é notória a forma distinta de conduzir e resolver uma situação. A reunião é bem planejada, tem hora para começar e terminar e o foco é na busca da solução. Em sua próxima reunião pedagógica, lembre-se disso e envolva toda comunidade escolar para participar e ajudar na solução, lembrando que a participação gera um comprometimento cada vez maior.

10) Faça a diferença
Entender e saber a importância do papel de cada um dentro do contexto é essencial. O que é fácil qualquer um faz, difícil somente para os campeões. E quem trabalha com educação na dita “pátria educadora” sabe que não é nada fácil, mas quem deseja realmente fazer a diferença não espera, entra em cena, dá um show e faz acontecer dentro e fora da sala de aula.

* Erik Penna é palestrante motivacional, especialista em vendas, consultor e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender”, “Motivação Nota 10” e “21 soluções para potencializar seu negócio”. 



Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Pesquisa compara ritmo acadêmico pré e pós-pandemia, mostrando caminhos para solucionar essa defasagem e promover sucesso educacional aos alunos.

Autor: Divulgação

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

O Brasil é um dos países que menos investe em educação básica no mundo, segundo a OCDE.

Autor: Divulgação

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

Volta às aulas: como evitar o estresse e a ansiedade?

Milhares de crianças e adolescentes estão de volta às salas de aula.

Autor: Divulgação

Volta às aulas: como evitar o estresse e a ansiedade?

Educação para autistas: se não agora, quando?

Nos últimos 10 anos muitas foram as conquistas alcançadas pelas pessoas com autismo, fruto de suas lutas e de suas famílias.

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Educação para autistas: se não agora, quando?