Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Como resolver alguns desafios do professor

Como resolver alguns desafios do professor

10/03/2021 Janaína Spolidorio

Os professores passam por diversos desafios diariamente, dos mais diferentes tipos.

Como resolver alguns desafios do professor

Cada um tem sua própria queixa ou dificuldade. Não é para menos! Eles têm que lidar com limitações de recursos, necessidades específicas de cada aluno, uma porção de tarefas além da aula, esgotamento pelo trabalho e, o maior de todos os desafios da atualidade: a pandemia.gest

Professores tentam ser heroicos em suas tarefas, mas infelizmente não possuem superpoderes, portanto veja a seguir algumas sugestões que podem ajudar em alguns dos desafios do trabalho:

1 – Assuma o controle: ter que responder a várias pessoas (pais, coordenadores, diretores, alunos e até colegas de trabalho) muitas vezes deixa o professor atolado de trabalho. Muitos se sentem perdidos entre tantas requisições, mas não se esqueça que embora estejamos no meio de um processo que envolve uma comunidade temos nossas tarefas, sendo a principal a aprendizagem do aluno. Concentre-se no foco de sua profissão e procure ser positivo na relação com a comunidade, assim poderá encontrar aliados quando precisar. Demonstre que se importa com a criança e que tem consciência de seu trabalho. É essencial que todos sintam esta segurança no professor para que o trabalho seja mais leve para todos.

2 – Valorize seu trabalho: é deprimente quando trabalhamos por trabalhar. Não nos dedicamos, o que provoca uma desvalorização da profissão. O professor tem um trabalho essencial e de grande responsabilidade. Demonstre sempre seu compromisso com a qualidade e com a aprendizagem do aluno. Considere sua classe como um “lar” para o aprender, invista em recursos que facilitem seu trabalho e tragam resultados que demonstrem o sucesso que você pode ser. Valorize suas qualidades enquanto professor e transmita suas conquistas na comunidade.

3 – Observe a necessidade do aluno: seu trabalho são seus alunos. A melhor maneira de satisfazer as necessidades de aprendizagem deles é trazer diferentes formas de ensinar para a aula. Somente desta forma o professor consegue perceber como cada um aprende. Quando o professor tem apenas uma metodologia está priorizando sua própria forma de ensinar ou de aprender e não seus alunos. Pode ser mais fácil para ele usar uma “receita de aprendizagem”, mas não terá resultados com todos. É importante notar particularidades, porque somente assim notará quais alunos precisam de outros desafios e estímulos, é praticamente uma questão de respeito à individualidade e faz parte da profissão.

4 – Gestão de tempo: parece que as 24 horas do dia são insuficientes para tudo o que o professor precisa fazer. Muitos possuem duas (ou três) escolas, trabalham dois (ou três períodos) e ainda têm suas vidas pessoais para administrar. Em meio a tantas atividades, é fácil se perder. A grande dica, neste caso, é o foco. Priorizar o que deve ser feito em ordem de urgência ajuda demais na gestão do tempo. Coisas mais importantes primeiro e uma de cada vez (em cada ambiente).

5 – Cuide de você! – esta é uma necessidade real. Mesmo professores satisfeitos com sua profissão passam, em algum momento, por esgotamentos e estresse. Ensinar é algo difícil, desafiador e que pode drenar as energias. Para que possa se sentir bem, estabeleça limites tanto físicos quanto mentais para o que vai fazer. Escolha 2 dias da semana para levar tarefas dos alunos para corrigir em casa, por exemplo, ou faça uma gestão do tempo em sua turma e crie uma vez por semana um espaço para atividade autônoma dos alunos, quando poderá corrigir ali mesmo, na aula, as lições. Faça uma atividade de lazer que não tenha relação com a escola, porque ajudará na melhoria mental tirar o foco excessivo do trabalho. Se possível, faça atividades físicas, porque o exercício libera a endorfina e nos faz sentir mais feliz.

A profissão do professor pode ter seus desafios, mas outras também os têm, embora de formas diferentes. É importante sabermos nos ajustar aos obstáculos para uma vida mais saudável e satisfação por aquilo que escolhemos fazer profissionalmente.

* Especialista em educação, Janaína Spolidorio é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. Ela atua no segmento educacional há mais de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos digitais que complementam o ensino dos professores em sala de aula, proporcionando uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e atua como influenciadora digital na formação dos profissionais ligados à área de educação.

Para mais informações sobre Professor clique aqui...

Fonte: EVCOM



Escola de negócios oferece 10 mil bolsas de estudo em curso de Excel para jovens

Voitto tem como objetivo ser uma impulsionadora na vida profissional das pessoas, principalmente para jovens que buscam o primeiro emprego.

Escola de negócios oferece 10 mil bolsas de estudo em curso de Excel para jovens

MIT oferece bolsa de estudo integral para áreas de Engenharia e Ciências da Vida

Fundação TMVL cria bolsa permanente e anual com prioridade para estudantes do Insper e da Faculdade Albert Einstein do Brasil.

MIT oferece bolsa de estudo integral para áreas de Engenharia e Ciências da Vida

Multinacional finlandesa abre inscrições para programa de estágio

Valmet abre vagas para universitários nas três unidades no Brasil: Araucária (PR), Belo Horizonte (MG) e Sorocaba (SP).


Universidade lança cursos gratuitos online na área de tecnologia

Participantes não precisam ter conhecimento prévio; cursos fornecem certificado após a conclusão.

Universidade lança cursos gratuitos online na área de tecnologia

Empreendedorismo e a arte de sonhar

Sabe aquele empurrão que recebemos vez ou outra na vida?

Empreendedorismo e a arte de sonhar

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

É muito comum se distrair enquanto estamos estudando.

Enem: 6 dicas para aumentar o foco

Qualidade na educação: muito mais que índices de aprendizagem

Qualidade na educação é um conceito complexo que pode se modificar conforme o contexto, os valores, a cultura e a identidade de cada local.

Qualidade na educação: muito mais que índices de aprendizagem

Um em cada dez estudantes já foi ofendido nas redes sociais, mostra IBGE

A coleta dos dados foi feita antes da pandemia, entre abril e setembro de 2019.

Um em cada dez estudantes já foi ofendido nas redes sociais, mostra IBGE

Senai abre inscrições para o Grand Prix de inovação

Desafios terão de ser resolvidos por estudantes.


Brincadeiras para fazer no Dia Mundial da Alfabetização

Para que o processo de alfabetização ocorra, as crianças precisam se conscientizar dos sons das palavras.

Brincadeiras para fazer no Dia Mundial da Alfabetização

Novo modelo de gestão para personalizar o ensino vai além da tecnologia

Precisamos falar de transformação digital. Ou melhor, precisamos traduzir a transformação digital (TD) para sua expressão mais completa e abrangente.

Novo modelo de gestão para personalizar o ensino vai além da tecnologia

O impacto das novas gerações nos modelos escolares

Seja nas instituições de ensino públicas ou privadas, a chegada de uma nova geração às salas de aula afeta os modelos escolares.

O impacto das novas gerações nos modelos escolares