Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Conheça as principais bolsas de estudo disponíveis na França

Conheça as principais bolsas de estudo disponíveis na França

20/07/2018 Divulgação

Fundação Estudar, por meio do Estudar Fora, aponta algumas opções de bolsa de estudo para brasileiros no país campeão da Copa do Mundo.

A França é a nação mais comentada nos últimos dias. O país, que demonstrou ter pleno domínio do futebol, também é um importante destino para jovens que procuram bolsas de estudo. Diversas empresas francesas buscam estudantes de outros países para enriquecer a cultura empresarial, assim como para consolidar uma troca de experiência entre jovens de diversas partes do mundo.

Estudar no exterior pode ser uma excelente oportunidade para conhecer outras realidades e culturas, além de ser uma experiência valorizada por empregadores. Por isso, o Estudar Fora, frente da Fundação Estudar que incentiva o intercâmbio com o compromisso de fortalecimento profissional e pessoal de jovens, lista alguns dos principais programas de bolsa de estudo no país. Confira:

Bolsa de estudos Victor Hugo

O objetivo deste programa é capacitar os alunos, que se beneficiam dessa bolsa para estudar durante um ano na Universidade de Franche-Comté, em um programa de mestrado ou doutorado. A bolsa de estudos Victor Hugo cobre taxas de inscrição universitária, acomodação em quarto individual em uma residência universitária, além de refeições e um treinamento intensivo de língua francesa por dois meses no CLA - Centro de Lingüística Aplicada da Universidade de Franche-Comté.

As Bolsas de Estudo Victor Hugo estão disponíveis apenas para estudantes latino-americanos e haitianos, e valem para estudantes de diversas áreas de estudo, como comunicação, arquitetura, gestão, biologia, matemática, medicina e etc.

Bolsas da Fundação Corporativa Francis Bouygues

O objetivo do programa é oferecer conhecimento de ponta aos jovens graduados do ensino médio, altamente motivados, que enfrentam dificuldades financeiras para obter um grau pós-secundário e realizar suas ambições de carreira. Além de demonstrar motivação, os candidatos devem ter se formado em uma escola secundária francesa em seus países e devem ter recebido uma menção boa ou muito boa. A Francis Bouygues esforça-se para manter contato com seus beneficiários, atribuindo a cada um deles um mentor de uma das empresas do grupo Bouygues.

As bolsas de estudo ofertadas vão de 1500 a 8000 euros por ano durante 4 ou 6 anos e as inscrições podem ser feitas todos os anos até o dia 31 de maio.

Bolsas de estudo em teologia do Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus da França

Este programa de bolsas de estudo é em ciências sociais, na área de teologia. Ele é projetado para estudantes que desejam se beneficiar da instrução teológica oferecida por instituições francesas. As bolsas são financiadas pelo Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus da França e não incluem nenhum treinamento prévio em idiomas que possa ser necessário. O programa de subsídios é administrado pela agência nacional francesa de serviços estudantis e oferece 615 euros por mês para estudantes de mestrado do primeiro ano e 767 euros por mês para estudantes de mestrado e doutorandos do segundo ano.

A bolsa é para estudantes fluentes na língua francesa no nível de mestrado e doutorado e as inscrições ocorrem todos os anos no mês de abril.

Sobre a Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que acredita que o Brasil será um país melhor se tivermos mais jovens determinados a seguir uma trajetória de impacto. Criada em 1991, a instituição tem como objetivo disseminar uma cultura de excelência e alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados por meio da formação de uma comunidade de líderes, do estímulo à experiência acadêmica no exterior e do apoio à tomada de decisão de carreira. Mais informações: www.estudar.org.br.

Sobre o Estudar Fora

O Estudar Fora é uma plataforma que tem o objetivo de ser a maior fonte de informação e preparação para jovens que tenham interesse em estudar no exterior. No EstudarFora.org, é possível encontrar detalhes sobre como se preparar, informações sobre bolsas de estudos e histórias inspiradoras de quem chegou lá. Além disso, a iniciativa engloba o Prep. Estudar Fora que oferece apoio individualizado e gratuito para jovens com excelência acadêmica que anseiam estudar em outros países. 



A educação é o caminho da liberdade

O atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei é um desafio e necessita de um olhar resiliente e reflexivo, visto que é considerado um momento oportuno de mudanças.


Não são apenas números

Vinte e duas redações receberam nota mil, 95.788, nota zero, e a média geral de 634,16.


Enem divulga datas das provas para os estudantes em 2022

As inscrições começam no dia 10 de maio e se encerram no dia 21.

Enem divulga datas das provas para os estudantes em 2022

Projeto incentiva o plantio de 1 bilhão de árvores em Minas Gerais

Conspiração Mineira pelo Plantio de Árvores é apresentada pela ACMinas.

Projeto incentiva o plantio de 1 bilhão de árvores em Minas Gerais

Olimpíada Mirim de Matemática abrange alunos do 2º ao 5º do fundamental

Essa é a primeira competição nacional a incluir estudantes tão novos.

Olimpíada Mirim de Matemática abrange alunos do 2º ao 5º do fundamental

Enem 2021: 22 estudantes tiraram nota máxima na redação

Correções detalhadas podem ser conferidas na internet.

Enem 2021: 22 estudantes tiraram nota máxima na redação

Webinar gratuito apresenta oportunidades de estudo e trabalho na Irlanda

Evento será transmitido pela SEDA College, no dia 12 de abril.

Webinar gratuito apresenta oportunidades de estudo e trabalho na Irlanda

MEC lança projeto para aproveitamento de estudos de cursos técnicos

Primeira turma do curso de aperfeiçoamento tecnológico será em julho.

MEC lança projeto para aproveitamento de estudos de cursos técnicos

Inscrições para cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro vão de 7 a 25 de abril

Além da formação profissional gratuita, o Governo de Minas fornece ajuda de custo para transporte e alimentação dos alunos do programa, que chega a sua segunda edição.

Inscrições para cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro vão de 7 a 25 de abril

Governo de Minas oferece curso gratuito de programação e tecnologia

TecPop Minas, programa da Sede-MG que amplia as políticas de inclusão digital e capacitação profissional, se une a startup para formação de desenvolvedores.


CBCA abre inscrições de concursos para estudantes de engenharia e arquitetura

Vencedores de ambas as áreas dividirão prêmio de R$ 10 mil entre equipe participante e professor orientador.


A pandemia revelou o futuro da educação

No princípio da pandemia, era o caos.

A pandemia revelou o futuro da educação