Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Criar hábitos sustentáveis nas crianças é fundamental para um futuro melhor

Criar hábitos sustentáveis nas crianças é fundamental para um futuro melhor

08/01/2021 Divulgação

Primeira Infância é a fase mais importante no desenvolvimento cerebral, e crianças podem aprender a respeitar o meio ambiente a partir de experiências simples no dia a dia.

Criar hábitos sustentáveis nas crianças é fundamental para um futuro melhor

Um novo ano traz a premissa de recomeço com uma nova chance para ser melhor do que o ano anterior, e todos podem fazer a sua parte no dia a dia, inclusive as crianças. O coronavírus impactou a vida humana de diversas maneiras, inclusive na relação com o meio ambiente. Animais invadindo cidades com pouca ou nenhuma circulação de pessoas e redução da poluição permitindo paisagens de serem vistas pela primeira vez em anos, são alguns dos destaques que fizeram refletir sobre sustentabilidade na pandemia. Ensinar hábitos sustentáveis desde o início da vida pode fazer toda a diferença para o futuro do planeta e a vida das crianças.

A primeira infância, período do nascimento até os seis anos de vida, é uma etapa extremamente importante no desenvolvimento cerebral. É nesta fase que a criança aprende os movimentos e forma sua capacidade de aprendizado. "Nesta fase da infância os conhecimentos vão surgir das experiências, levando a criança a repetir o comportamento dos pais. Por isso, eu faço questão de trazer para o universo da minha filha, dentre tantos temas, a sustentabilidade, a preocupação com o meio ambiente", comenta Rafael Zarvos, especialista em Gestão de Resíduos Sólidos e fundador da Oceano Resíduos.

Repensar hábitos do dia a dia é uma boa forma de dar o primeiro passo. Depois, repare em quais atividades sustentáveis dentro de casa a criança pode experimentar com ajuda de um adulto. "Seja participando no dia a dia ou ensinando através de brincadeiras, é importante criar momentos em que ela possa interagir de fato. Todo dia levo minha filha para mexer na composteira, por exemplo, e também fazemos sabonetes juntos em casa", lembra o especialista. Ele destaca que uma pequena ação como abrir e fechar a torneira na hora de lavar as mãos já faz diferença.

"Mesmo não tendo ainda noção do significado da compostagem, ela já incluiu esse momento no dia a dia e fala ‘papai, coloca no baldinho’ se referindo à casca da banana ao comer ou ver a gente comendo, por exemplo", aponta Zarvos. O desenvolvimento das crianças está diretamente relacionado à aprendizagem, às experiências que vivem. Ele reforça que pequenas atitudes cabem única e exclusivamente a cada um no dia a dia, repensando os hábitos e com a vontade de fazer algo considerando a preservação do meio ambiente.

Fechar a torneira ao escovar os dentes, tomar banhos mais curtos, optar por produtos eco-friendly, usar copos e canudos que não sejam descartáveis são pequenas atitudes a implementar na rotina que são fáceis de serem explicadas às crianças. "Estes pequenos desejos de mudanças muitas vezes acabam tendo um poder catalisador de transformação", incentiva o especialista neste começo de 2021.




Congresso de gestão educacional discute a nova era da educação

O evento vai discutir inovação, gestão do ensino híbrido, liderança, marketing educacional e outros assuntos que impactam no futuro da área.

Congresso de gestão educacional discute a nova era da educação

Competição de robótica IronCup será realizada on-line

Instituições de ensino de Minas, São Paulo e Pernambuco se unem para realizar competição internacional de robótica.


Sebrae e Abragames vão capacitar profissionais da indústria de jogos virtuais

Mercado ainda esbarra na formalização para atingir todo seu grande potencial.


Para reduzir déficit de profissionais de TI, faculdade lança 12 cursos de tecnologia

Com duração de quatro a cinco semestres, os cursos preparam os alunos para ingressar no mercado de trabalho logo no primeiro ano.


O ensino híbrido enfim é realidade

É seguro afirmar que a Educação pós pandemia nunca mais será a mesma.

O ensino híbrido enfim é realidade

Livro aborda técnicas de comunicação para redigir e-mails

Lançado pela editora Aberje, obra é da doutora em linguística Vívian Cristina Rio Stella.

Livro aborda técnicas de comunicação para redigir e-mails

A obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio

Era o ano de 2005, primeira semana de faculdade.

A obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio

Retorno às aulas presenciais, e agora?

Enquanto isso os professores se desdobram em cuidados e preocupações.

Retorno às aulas presenciais, e agora?

ABRH Brasil debaterá o futuro da legislação trabalhista no contexto pós-pandemia

O objetivo do encontro é discutir medidas provisórias, redução de carga horária, redução salarial e diversas outras iniciativas.


É preciso reaprender a aprender

A frase pode parecer batida, porém mais do que nunca precisamos revisitar o que significa o termo aprender.

É preciso reaprender a aprender

Estudo reúne pesquisas sobre educação na pandemia

Suspensão de aulas presenciais mostrou uma série de desigualdades.

Estudo reúne pesquisas sobre educação na pandemia

Localiza oferece 30 mil bolsas gratuitas para formação de desenvolvedores

Programa oferece três diferentes cursos para qualquer pessoa maior de 16 anos e os alunos que mais se destacarem terão oportunidade de integrar o time do Localiza Labs