Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Cursos inusitados podem ajudar no aperfeiçoamento profissional

Cursos inusitados podem ajudar no aperfeiçoamento profissional

18/06/2018 Divulgação

Aprender uma idioma hoje é requisito necessário para conseguir um bom emprego.

Cursos inusitados podem ajudar no aperfeiçoamento profissional

Em momentos de altos índices de desemprego como o atual enfrentado pelo Brasil, ter uma formação ou cursos de aperfeiçoamento podem ajudar a encontrar uma oportunidade.

Um levantamento realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico apontou que pessoas que possuem um diploma de nível superior podem ganhar até 140% a mais que alguém que concluiu até o ensino médio.

Apesar de haver conhecimento sobre esses dados, a metade dos brasileiros possui apenas o ensino fundamental, o que dificulta conseguir melhores salários ou encontrar vagas de emprego.

Uma alternativa para quem deseja conseguir se destacar no mercado de trabalho é a de falar fluentemente outros idiomas. Aplicativos, como o Babbel, por exemplo, podem auxiliar você nisso. Hoje em dia você pode fazer um curso de espanhol online, que é mais fácil que o inglês e permite que se estude fora do país e consiga se especializar em áreas que não são oferecidas no Brasil.

A demanda do mercado de trabalho está em constante transformação e isso faz com que a cada dia surjam novos cursos. Essa transformação influencia na aparição de cursos inusitados e que poucos conhecem.Optar por um deles garante a empregabilidade em um nicho bastante específico e se torna um grande diferencial.

Os cursos inusitados no Brasil e pelo mundo

Os cursos inusitados compreendem as mais diversas áreas como humanas, exatas e biológicas e vão muito além do que estamos acostumados. Apesar de alguns parecem brincadeira, emitem certificados e há demanda no mercado de trabalho para quem os conclui.

O diploma em Comédia pode ser conseguido em nível técnico no Canadá. O curso é voltado para pessoas que desejam investir na arte e querem se aperfeiçoar no stand-up, pretende trabalhar com improvisação, escrever roteiros ou atuar.

O curso de comédia não apenas forma os comediantes, mas ensina sobre a indústria do entretenimento e como lidar com ela.

O Bacharelado em grama atrai alunos nos Estados Unidos que querem se especializar no assunto. Durante os estudos, aprende-se a gerenciar negócios, como trabalhar a grama na jardinagem ou para a prática de esportes.

Os esportes também possuem outras demandas, entre elas estão os especialistas em surf. Não são apenas os surfistas que vão até a Inglaterra para se especializar, mas preparados e empresários do ramo.

São realizadas muitas aulas ao ar livre que ensinam as técnicas do surf e fazem parte da grade de estudos a historíola, cultura, conservação marinha, negócios e outros.
Quando se trata de psicologia é possível aplicá-la em animais. Isso é o que se aprende na graduação de Psicologia Equestre oferecida na Inglaterra.Os profissionais serão aptos a entender o comportamento dos cavalos e ajudar em práticas esportivas com os animais ou na criação em haras.

Encontrado no Brasil, temos o curso de engenharia da pesca. Muita associada ao lazer, a pescaria é uma fonte de renda para muitas famílias e alimentação para os brasileiros.

Os alunos do curso aprendem como preservar as espécies e como criar e capturar peixes e crustáceos. A tecnologia é uma aliada no desenvolvimento da área e oferece recursos para mapeamento e aumento da produtividade pesqueira.

A música instrumental também oferece possibilidades e uma delas pode ser encontrada no curso de luteria oferecido pela UFPR.Essa é uma graduação em Luteria que ensina os alunos a fabricar instrumentos artesanais de cordas. A busca é por um instrumento que imita um som perfeito e que possui um alto valor comercial.

A história também permite áreas de estudos, entre elas a Graduação em estudos vikings disponibilizada por faculdades da Europa. Os alunos aprendem sobre o comportamento desse povo, sua cultura, história e línguas escandinavas. Durante o curso há um intercâmbio para regiões onde os vikings viveram.

Os cursos inusitados em alguns casos causam estranhamento, mas oferecem possibilidades reais de empregabilidade. É só escolher o seu e buscar mais informações porque conhecimento nunca é demais. 



Inep confirma realização do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

Publicação no DOU também traz datas para Revalida, Encceja e Enade.

Inep confirma realização do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

Escola de Negócios libera acessos para curso ‘Transformação Digital para Engenheiros’

Voitto libera 15 mil acessos gratuitos e curso com 12 horas de conteúdo e certificado de conclusão.

Escola de Negócios libera acessos para curso ‘Transformação Digital para Engenheiros’

Universidade Infraero abre inscrições para o Programa ‘Treinar’

Universidade Infraero firma contrato com Secretaria Nacional de Aviação Civil.


Startup de educação realiza curso que incentiva independência nos estudos

A Semana do Filho Estudioso, organizada pela Piva Educacional, ocorre entre os dias 17 e 24 de janeiro com transmissão simultânea para o Brasil e exterior.


Aluna dos meus alunos

Tempo, partilha, generosidade.

Aluna dos meus alunos

Um debate sobre a valorização dos educadores

Quando falamos da importância da valorização dos profissionais da educação, diversos fatores devem ser considerados.

Um debate sobre a valorização dos educadores

Curso gratuito de programação vai capacitar 50 mil mulheres

Iniciativa criada pela escola de programação Kenzie Academy e a startup DUPLA quer reduzir a desigualdade de gênero na área de tecnologia.


4 pilares do processo de aprendizagem para 2022

Especialista aponta os principais pontos para promover ambientes dinâmicos e que estimulem o acesso ao conhecimento.

4 pilares do processo de aprendizagem para 2022

Diploma Digital deve ser adotado por todas instituições de ensino superior do Brasil

Medida trará mais eficiência, segurança e proporcionará redução de custos às instituições.

Diploma Digital deve ser adotado por todas instituições de ensino superior do Brasil

Seu filho já sabe programar? Se não, comece a prepará-lo para o futuro

Acesso ao aprendizado da linguagem de programação amplia a criatividade, pensamento crítico e matemático, além da capacidade de resolução de problemas.

Seu filho já sabe programar? Se não, comece a prepará-lo para o futuro

2021, o ano que (enfim) terminou

Faz praticamente dois anos que vivemos quase o dia da marmota, como no filme O Feitiço do Tempo.

2021, o ano que (enfim) terminou

UFMG tem 76 vagas de graduação para refugiados e apátridas

Para se candidatar é necessário ter feito o Enem entre 2017 e 2021.

UFMG tem 76 vagas de graduação para refugiados e apátridas