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Editora Saraiva ingressa no ensino a distância

Editora Saraiva ingressa no ensino a distância

03/01/2006 Divulgação

A Editora Saraiva, presente há 90 anos com expressiva liderança no mercado editorial jurídico e comprometida com a produção de conteúdo qualificado em apoio ao ensino, amplia sua atuação com a criação do Via Saraiva - Ensino a Distância, inaugurando sua participação nesta modalidade de negócio.

O desafio de proporcionar conhecimento de qualidade com moderna tecnologia em diferentes regiões do Brasil resultaram na parceria da Editora Saraiva com a empresa ENAD - Plataforma Educacional, responsável pela geração e transmissão dos programas e pela instalação de equipamentos e com o IBAJ - Instituto Brasileiro de Aperfeiçoamento Jurídico, comandado pelo renomado professor, Dr. Edílson Mougenot Bonfim, encarregado de coordenar o conteúdo ministrado pelo seleto grupo de professores que compõem o corpo docente, e a partir desta união foi desenvolvido o primeiro produto do Via Saraiva: as Jornadas Jurídicas Saraiva, curso telepresencial produzido em estúdio de São Paulo e transmitido via satélite para as instituições de ensino em âmbito nacional.

As Jornadas Jurídicas oferecem às universidades de Direito uma solução para a revisão dos conceitos trabalhados em sala de Aula. Criadas a partir da necessidade de ampliar as atividades curriculares visam melhorar o desempenho dos alunos em todas as etapas decisivas da vida acadêmica, incluindo sua passagem para a vida profissional com a preparação para a 1ª fase do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dessa forma a valorização do nome da instituição de ensino se dará a partir do melhor rendimento dos alunos e, conseqüentemente, da melhor avaliação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Além das aulas transmitidas via satélite, a empresa conta com o apoio que traz diversos recursos, incluindo a disponibilização das apresentações utilizadas pelos professores para download e impressão para acompanhamento das aulas ( www.viasaraiva.com.br ).

O programa e ministrado em 15 módulos aos sábados e 2 aos domingos, num total de 120 horas-aula. Para sua implantação, a instituição deve dispor de sala de aula ou auditório adequado para o número de alunos inscritos, telão ou data show e som. Para maior interatividade com os professores, recomenda-se um computador com acesso a internet para envio de perguntas.

No semestre em andamento a Editora Saraiva iniciou a fase piloto do projeto, possibilitando que algumas universidades já pudessem oferecer as Jornadas Jurídicas aos seus alunos e as avaliações até aqui são animadoras.

Segundo o Prof. Jose Moreira de Assis, Gestor Acadêmico do Curso de Direito da UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, o curso de Direito possui duração de cinco anos, o que dificulta ao aluno, que vai, normalmente, ao final do curso, prestar o Exame da OAB, recordar-se de todas as disciplinas que estudou, principalmente aquelas dos semestres iniciais. Para ele, um dos fatores que levaram a UMC a aderir ao programa e justamente a possibilidade da reciclagem das disciplinas para pessoas que já se formaram, ou ainda como reforço para aqueles alunos que ainda estão na faculdade. "Aliada à necessidade de se ter um instrumento de reciclagem para os alunos e conseqüentemente ao fato de o produto ser produzido pela Editora Saraiva, empresa com excelente reputação no mercado editorial jurídico, concluímos que só ha via motives para a formação da parceria", explica.

A campanha nacional de vendas das Jornadas Jurídicas Saraiva teve inicio no mês de setembro e diversas ações promocionais foram desenvolvidas para apoio a divulgação do novo serviço, dentre elas, a possibilidade de diretores e coordenadores de curso se inscreverem para conhecer o sistema e assistirem ao vivo as aulas dos próximos sábado , até 17 de dezembro 2005. Estima-se que cerca de 50 universidades brasileiras estarão se beneficiando do produto a partir de fevereiro de 2006.

Para Jose Luiz Próspero, Diretor Superintendente da Editora Saraiva, com a criação do Via Saraiva a empresa pretende atuar em parceria com as instituições de ensino, promovendo a aliança necessária para a transformação do conteúdo em conhecimento.

"Temos uma longa tradição de apoio ao ensino jurídico, através dos nossos livros e de serviços às instituições de ensino, professores e alunos. 0 objetivo agora e ampliar esta vocação utilizando outras mídias que se mostrem viáveis tanto pedagógica quanto economicamente", conclui.



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