Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Ensino médio tem maior salto de qualidade desde 2005

Ensino médio tem maior salto de qualidade desde 2005

15/09/2020 Divulgação

Índice leva em conta aprovação de alunos e desempenho nas provas de matemática e português. Objetivo de 2019 era atingir nota 5, mas país chegou a 4,2.

Ensino médio tem maior salto de qualidade desde 2005

O ensino médio teve, em 2019, o maior salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) desde 2005. O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. Apesar do avanço, no entanto, a etapa não alcançou a meta prevista para o ano. Os dados do Ideb foram divulgados nesta terça-feira (15/09) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O ensino médio é tido historicamente como a fase escolar mais crítica da educação básica, pela alta taxa de abandono e pelo baixo nível de aprendizagem. Desde 2013, o ensino médio não atinge a meta do Ideb.

O avanço de 0,4 ponto obtido entre 2017 e 2019, de acordo com os dados divulgados pelo Inep, foi o maior em toda a série histórica. Em 2005, o Ideb foi 3,4, passando para 3,5 em 2007 e para 3,6 em 2009. Entre 2011 e 2015, o Ideb do ensino médio ficou estagnado em 3,7. Em 2017, avançou para 3,8 e, no ano passado, para 4,2. A meta para o ano, no entanto, era 5.

Fonte: Agência Brasil



Curso gratuito ensina a brasileiros a escrita usada em universidades americanas

Plataforma online reúne recursos para aprender a escrever em inglês com acesso gratuito.

Curso gratuito ensina a brasileiros a escrita usada em universidades americanas

Suécia organiza feiras virtuais históricas para promover o ensino superior durante a pandemia

24 universidades suecas se juntaram à maior atividade de promoção da educação da Suécia, coordenada pelo Swedish Institute.

Suécia organiza feiras virtuais históricas para promover o ensino superior durante a pandemia

O espaço escolar não pode esperar até a vacina chegar

A retomada presencial passa pela opção de aguardar o momento supostamente mais seguro resultante de uma vacina.

O espaço escolar não pode esperar até a vacina chegar

Porque o EaD não pode ser feito sem planejamento, mesmo na pandemia

Ensino a distância é muito mais que aulas disponibilizadas na internet, sejam elas ao vivo ou gravadas.

Porque o EaD não pode ser feito sem planejamento, mesmo na pandemia

O sistema educacional deve ser reestruturado para não afetar a aprendizagem dos alunos

Enfrentar os desafios de ensino e acesso neste ano escolar exige que os professores e as autoridades escolares reformulem seus sistemas educacionais.

O sistema educacional deve ser reestruturado para não afetar a aprendizagem dos alunos

A nova rotina dos professores: adaptações em home office

Jogo desperta nas crianças o interesse pela máscara de proteção

Lançamento da Copag incentiva os pequenos a se protegerem e deixarem o item de uso obrigatório mais divertido.

Jogo desperta nas crianças o interesse pela máscara de proteção

Professor em chamas

Aos que ardem, aos que aquecem, aos que irradiam, aos que transformam, aos que tiram o fôlego, aos que iluminam.

Professor em chamas

O passivo social da educação

Outro âmbito que demonstra o grande abismo social que assola o nosso país é o da educação.

O passivo social da educação

Os impactos colaterais da Reforma Tributária no ensino privado brasileiro

A Reforma Tributária chegou para valer. O poder executivo finalmente demonstrou suas verdadeiras intenções.

Os impactos colaterais da Reforma Tributária no ensino privado brasileiro

Os resultados do PISA, liderança e o regime de colaboração

O Brasil participa do PISA desde 2000 e os principais avanços de aprendizagem dos alunos ocorreram até o ano de 2009.


O paradigma do Ensino Híbrido

Recordar é viver: “é preciso aprender a aprender”.

O paradigma do Ensino Híbrido