Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Estudantes debatem valores humanos em concurso

Estudantes debatem valores humanos em concurso

18/12/2005 Da Redação

Os alunos das escolas públicas do ensino fundamental vão iniciar o ano de 2006 estudando e discutindo os valores humanos.

O tema foi escolhido para o Projeto MEC/Nestlé de Valorização de Crianças e Adolescentes 2005/2006, lançado pelo Ministério da Educação e pela Nestlé Brasil. Para concorrer a uma viagem e conhecer Brasília, ao aluno caberia escrever uma frase sobre o que são para ele os valores humanos.

Em sua 9ª edição, o Projeto MEC/Nestlé é dirigido aos estudantes da 5ª a 8ª série do ensino fundamental de escolas das redes públicas estaduais e municipais. Para trabalhar o tema, as escolas receberão em fevereiro um kit contendo materiais que servirão de base para o trabalho dos professores em sala de aula e para uma reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente à cidadania. Neste contexto os estudantes vão escrever as frases para o concurso.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, estas iniciativas podem até parecer detalhes, mas têm alto potencial mobilizador da escola, do professor e do aluno. "A premiação é uma parte, mas todos os que participam têm ganhos, porque é uma atividade educativa em si mesma", explicou.

O diretor para assuntos corporativos da Nestlé Brasil, Carlos Faccina, disse que a frase do estudante é o final de um processo que reflete sua vivência na família e na escola. Faccina lembrou que sua empresa distribuiu para as escolas em 2004 mais de um milhão de exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que em 2006, além do estatuto, as escolas receberão o caderno sobre os valores humanos, que ajudará a ampliar as atividades.

Na solenidade de lançamento do concurso de frases, a Nestlé Brasil doou ao Ministério da Educação 18 esculturas em madeira produzidas pelo artista plástico Elifas Andreato. As esculturas, feitas em 2004, foram inspiradas em frases do projeto e expostas no saguão do Palácio do Planalto durante a recepção e premiação dos 27 alunos e professores ganhadores do concurso.

Alfabetizado aos 16 anos, o Andreato disse que ao construir estas esculturas realizou um sonho de trabalhar pela educação. "Eu sei que a educação não é só um bom caminho, mas o único." O secretário de Educação Básica, Francisco das Chagas, sugeriu a circulação das esculturas, que agora são do MEC, pelas escolas do Brasil para continuar motivando alunos e professores.

De 2 a 5 de fevereiro de 2006, os promotores do concurso enviarão às escolas públicas do ensino fundamental, que têm turmas de 5ª a 8ª série, um kit com o ECA, um caderno sobre valores humanos e um cartaz; até 29 de abril, as escolas enviam ao MEC sua melhor frase; nos dias 13 e 14 de junho, um júri indicado pelo MEC e pela Nestlé vai escolher as 27 melhores frases, uma de cada estado e do Distrito Federal; em 19 de junho serão divulgados os vencedores. A data da premiação ainda não foi definida. 



Resultado da segunda chamada do ProUni já está disponível

Estudantes têm até o dia 28 para apresentar documentação.

Resultado da segunda chamada do ProUni já está disponível

Carteirinhas estudantis já emitidas pelo app continuarão válidas

A ID Estudantil, lançada em setembro de 2019, permite a todos os estudantes brasileiros entrarem em eventos culturais e esportivos com meia-entrada.

Carteirinhas estudantis já emitidas pelo app continuarão válidas

Curso de Geometria e Letramento Matemático com inscrições abertas

Formação on-line e gratuita tem como objetivo aprimorar a didática de professores do Ensino Fundamental.

Curso de Geometria e Letramento Matemático com inscrições abertas

Quem pode estagiar

Entenda as regras estabelecidas para o exercício da modalidade.

Quem pode estagiar

Programa de imigração Express Entry

Belo Horizonte receberá na próxima terça, 18 visita esclarecedora sobre imigração para o Canadá.


Homeschooling: legalize já!

Em um país tão extenso territorialmente e com tantas diferenças sociais, a realidade da educação infantil, fundamental e do ensino médio é agonizante.

Homeschooling: legalize já!

Startup oferece curso gratuito de inglês com certificado

Mais de 130.000 alunos já se inscreveram. Saiba como participar.

Startup oferece curso gratuito de inglês com certificado

MEC prorroga por dois dias inscrições para o Fies

A divulgação dos resultados será no dia 26 de fevereiro.


Há vida além do Vestibular

A lista nominal dos aprovados foi anunciada. Em direção a ela milhares de jovens dirigem-se.


Correios abrem inscrição para concurso internacional de cartas

Podem participar alunos de até 15 anos das redes pública e privada

Correios abrem inscrição para concurso internacional de cartas

Aprendizagem depende de motivação!

Muitas vezes a criança apresenta dificuldade para aprender ou o rendimento cai durante o ano.

Aprendizagem depende de motivação!

Estágio curricular x extracurricular: Entenda a diferença

Independentemente da forma de contratação, o impacto do ato educativo é positivo para a carreira profissional.

Estágio curricular x extracurricular: Entenda a diferença