Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Estudantes debatem valores humanos em concurso

Estudantes debatem valores humanos em concurso

18/12/2005 Da Redação

Os alunos das escolas públicas do ensino fundamental vão iniciar o ano de 2006 estudando e discutindo os valores humanos.

O tema foi escolhido para o Projeto MEC/Nestlé de Valorização de Crianças e Adolescentes 2005/2006, lançado pelo Ministério da Educação e pela Nestlé Brasil. Para concorrer a uma viagem e conhecer Brasília, ao aluno caberia escrever uma frase sobre o que são para ele os valores humanos.

Em sua 9ª edição, o Projeto MEC/Nestlé é dirigido aos estudantes da 5ª a 8ª série do ensino fundamental de escolas das redes públicas estaduais e municipais. Para trabalhar o tema, as escolas receberão em fevereiro um kit contendo materiais que servirão de base para o trabalho dos professores em sala de aula e para uma reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente à cidadania. Neste contexto os estudantes vão escrever as frases para o concurso.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, estas iniciativas podem até parecer detalhes, mas têm alto potencial mobilizador da escola, do professor e do aluno. "A premiação é uma parte, mas todos os que participam têm ganhos, porque é uma atividade educativa em si mesma", explicou.

O diretor para assuntos corporativos da Nestlé Brasil, Carlos Faccina, disse que a frase do estudante é o final de um processo que reflete sua vivência na família e na escola. Faccina lembrou que sua empresa distribuiu para as escolas em 2004 mais de um milhão de exemplares do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e que em 2006, além do estatuto, as escolas receberão o caderno sobre os valores humanos, que ajudará a ampliar as atividades.

Na solenidade de lançamento do concurso de frases, a Nestlé Brasil doou ao Ministério da Educação 18 esculturas em madeira produzidas pelo artista plástico Elifas Andreato. As esculturas, feitas em 2004, foram inspiradas em frases do projeto e expostas no saguão do Palácio do Planalto durante a recepção e premiação dos 27 alunos e professores ganhadores do concurso.

Alfabetizado aos 16 anos, o Andreato disse que ao construir estas esculturas realizou um sonho de trabalhar pela educação. "Eu sei que a educação não é só um bom caminho, mas o único." O secretário de Educação Básica, Francisco das Chagas, sugeriu a circulação das esculturas, que agora são do MEC, pelas escolas do Brasil para continuar motivando alunos e professores.

De 2 a 5 de fevereiro de 2006, os promotores do concurso enviarão às escolas públicas do ensino fundamental, que têm turmas de 5ª a 8ª série, um kit com o ECA, um caderno sobre valores humanos e um cartaz; até 29 de abril, as escolas enviam ao MEC sua melhor frase; nos dias 13 e 14 de junho, um júri indicado pelo MEC e pela Nestlé vai escolher as 27 melhores frases, uma de cada estado e do Distrito Federal; em 19 de junho serão divulgados os vencedores. A data da premiação ainda não foi definida. 



Curso inédito de atração de talentos

Módulo de extensão é destinado a profissionais que buscam conhecer as melhores estratégias de recrutamento e retenção de executivos.


A maior rede de educação do Brasil ganha mais uma unidade em BH

A tecnologia como agente transformador da educação

O termo blended learning, ou ensino híbrido, tem sido pautado como a evolução do modo de ensinar.

A tecnologia como agente transformador da educação

Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial

O número de cursos EaD cresceu 50% em um ano no país.

Oferta de vagas em ensino superior a distância é maior que presencial

MEC realiza consulta pública sobre escolas cívico-militares

Unidades da Federação têm até 27 de setembro para manifestar interesse no programa proposto pelo MEC.


Intercâmbio na Alemanha durante Oktoberfest é opção de estudo e lazer

Programas permitem aprendizado de outro idioma e visita a uma das festas mais tradicionais da Europa.

Intercâmbio na Alemanha durante Oktoberfest é opção de estudo e lazer

MEC lança o portal da carteirinha estudantil digital

Estudantes poderão tirar informações sobre o novo documento que estará disponível a partir de dezembro.

MEC lança o portal da carteirinha estudantil digital


EAD cresce e traz novas oportunidades no mercado de trabalho

Modalidade já representa mais de 20% das matrículas de graduação no país.

EAD cresce e traz novas oportunidades no mercado de trabalho

Como os pais podem ajudar os filhos para o ENEM e Vestibulares?

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro.


A Gestão da Educação Ambiental

A gestão pública por meio da Educação Ambiental necessita difundir o conceito de futuras gerações.


Minas tem três finalistas no Prêmio Nacional Sebrae de Educação Empreendedora

Os vencedores da etapa nacional do Prêmio serão conhecidos em outubro, durante o Seminário ConheCER 2019, em Florianópolis/SC.

Minas tem três finalistas no Prêmio Nacional Sebrae de Educação Empreendedora