Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Formação continuada: benefícios para o Educador e alunos

Formação continuada: benefícios para o Educador e alunos

11/08/2016 Tânia Bueno

Atualmente verifica-se a decadência do ensino público e isso acontece por várias razões.

Infelizmente com uma base escolar negligenciada teremos muitos profissionais com uma atuação que deixará a desejar, ainda aliado a isso, temos o pouco ou nenhum investimento na educação profissional do educador, seja por parte da instituição contratante, seja por parte do próprio profissional, que, muitas vezes, têm necessidades básicas a serem atendidas com o salário que ganha e qualquer investimento em cursos que podem contribuir com o seu desenvolvimento fica sempre em segundo plano.

No entanto, é preciso que a Formação Continuada do Educador, aconteça de forma constante, caso contrário ficarão sempre a passos atrás das inovações e transformações que acontecem o tempo inteiro. Penso que a Formação Continuada de educadores deve visar à contribuição para o desenvolvimento humanista deles, pois são mobilizados a pensarem o exercício do papel profissional, pensarem e identificar competências a desenvolverem, raciocinar, refletir e expressar sentimentos sobre o seu papel como educador em constante formação.

Quando penso na importância do papel do educador e sua formação, me remeto ao Psicodrama Sócio Educacional que possibilita vivências e estudos, permitindo que os educadores façam uma análise crítica do uso de jogos, dramatizações, colagens, construções coletivas realizadas, considerando a sociodinâmica dos grupos que coordenam. Esta prática possibilitará ao educador estimular a construção de relações cooperativas, através do clima emocional do grupo, de tal forma, que se processe o ciclo espontaneidade-criatividade-aprendizagem em que o aluno é o protagonista de sua trajetória de aprendizagem, mediado pelo educador que assume dois papéis.

Como estamos falando em educação, não se pode deixar de fora os quatro pilares da educação, que embasam tanto a prática em sala de aula quanto o investimento na educação continuada.

1) Aprender a conhecer está relacionado a compreensão do mundo que rodeia a pessoa, e quem aprende a conhecer, aprende a aprender. Como o processo de aprendizagem é contínuo se dá através de qualquer experiência ao longo da vida e está cada vez mais associado ao mundo do trabalho.

2) Aprender a fazer está ligado à formação profissional e ao preparo para o mundo do trabalho, ou seja, colocar em prática os conhecimentos e adaptar a educação ao futuro trabalho, através do desenvolvimento da capacidade de resolver situações imprevistas e dar respostas novas às situações conhecidas, pois as rápidas transformações tecnológicas exige cada vez do indivíduo qualificação técnica e profissional, facilidade para o trabalho em equipe e capacidade de iniciativa.

3) Aprender a viver juntos, para que este pilar aconteça é preciso promover o conhecimento do outro e de si mesmo, entrar em contato com a diversidade cultural, étnica, religiosa e, descobrir as semelhanças e a interdependência entre as pessoas. Tudo isso é possível, através do respeito à diversidade e da definição de objetivos e projetos comuns, e o consequente desenvolvimento da solidariedade e cooperação.

4) Aprender a ser considera que a educação deve contribuir para o desenvolvimento integral da pessoa que se inicia com o conhecimento de si e do outro de tal forma que possa pensar e agir autonomamente, valendo-se da reflexão e da análise crítica em diferentes situações, usando a criatividade e espontaneidade e dar respostas novas a situações já conhecidas.

Aliado aos quatro pilares da educação se junta o conceito de competência, que é um processo da construção cotidiana, mas aqui associada à profissionalização, assim, apesar de não ser o único investimento, é um caminho que permite elevar o nível de competência dos profissionais. O profissional que se preocupa, e mais que isso, investe na sua formação ao longo da vida, se diferencia positivamente e estimula esta ação nas crianças e jovens com os quais interage no processo de ensino-aprendizagem.

Enfim, não tem como terminar a graduação e achar que está pronto e que não precisa estudar, que não tem mais o que aprender, ledo engano, pois em minha opinião o que conseguimos na universidade são informações que deverão ser aprimoradas ao longo da vida profissional e nortearão a formação continuada. Pois, sem atualização, sem novas descobertas, sem compartilhar o conhecimento adquirido, o profissional perece.

* Tânia Bueno ([email protected]): Psicóloga, Pós-graduada em Psicodrama e Violência Doméstica. Atua a mais de 20 anos na área sócio-educacional. Sócia Fundadora da Egéria Consultoria.

Fonte: Zaru Comunicação



Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Pesquisa compara ritmo acadêmico pré e pós-pandemia, mostrando caminhos para solucionar essa defasagem e promover sucesso educacional aos alunos.

Autor: Divulgação

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

O Brasil é um dos países que menos investe em educação básica no mundo, segundo a OCDE.

Autor: Divulgação

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos