Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Games já fazem parte do material didático das escolas

Games já fazem parte do material didático das escolas

16/04/2006 Da Redação

Utilizando os recursos de tecnologia e informática e, para aproveitar a familiaridade que os alunos já têm com atividades de entretenimento no computador, o Colégio Objetivo, presente em todo país, criou um departamento de Educação Digital focado exclusivamente na criação de games interativos que acompanham o material didático dos alunos a partir da 1a série do ensino fundamental e que são utilizados durante todo o ano letivo.

Os games são produzidos com as características semelhantes à de um jogo normal que o aluno utiliza nas suas horas de lazer. Na concepção, o departamento de Educação Digital do Objetivo conta com uma equipe que cria personagens, famílias, ação, enredo e histórias que prendam a atenção dos alunos e que fazem parte de suas atividades no aprendizado. Além disso, programadores desenvolvem as ferramentas que dão sustentação ao funcionamento dos jogos.

No formato de games educacionais, sem no entanto ter jeito tradicional de tarefa escolar, os alunos aprendem todas as disciplinas de cada bimestre através de quatro CD's para cada série. Os softwares são distribuídos ao longo do ano, a partir da 1ª série do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio, neste caso abordando inclusive testes de vestibular.

No programa de 2006, por exemplo, destaca-se o game “As Esferas do Conhecimento”, onde os alunos deverão conquistar oito esferas para poderem voltar para suas casas depois de ficarem aprisionados numa biblioteca abandonada. Cada esfera representa uma matéria (matemática, português, história, geografia, inglês, ciências, artes, informática).

No decorrer do jogo, as crianças enfrentam diversas situações para chegar até as esferas e terão de passar por todas as disciplinas presentes na série que ele estiver cursando. As atividades propostas estão relacionadas às disciplinas de cada bimestre.

Dinâmica do jogo

Com o CD, caso o aluno tenha dúvida em relação ao conteúdo, ele pode ler a teoria daquela matéria através do sistema de navegação do software, e depois retornar ao jogo no mesmo ponto onde tinha parado. Em uma das situações do game, por exemplo, as crianças conseguem objetos que podem ser vendidos em um bazar, cujo dono só fala inglês, e assim, usando uma preposição de lugar, ele pede para que as crianças guardem o objeto. Se o jogador não conhece aquela preposição, pode retornar ao conteúdo de inglês, estudar mais sobre preposições, e voltar ao jogo.

Durante todo o ano a história proposta não se fecha, somente no 4º bimestre é que o aluno conseguirá concluir sua missão no game. Periodicamente o CD é atualizado através da internet, com novos jogos e atividades.

Um único CD traz o conteúdo pedagógico para ser acessado durante as atividades, além de permitir links diretos com o site da escola, onde os alunos encontrarão tarefas extras, bibliotecanet, respostas para dúvidas e links com sites relacionados à matéria. O objetivo é que com o apoio dos recursos multimídia, ele possa aprender de forma divertida, usar melhor a informática e a internet e aliar os jogos a outros programas de informática que permitam que ele tenha a sala de aula dentro do computador.



Instituto MRV divulga projetos pré-selecionados no programa “Educar para Transformar”

O programa tem o objetivo de promover transformações por meio da educação, estimulando aprendizados e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos.


Estudantes de baixa renda poderão estudar nos EUA

Programa oferece possibilidade de candidatura em universidades americanas.

Estudantes de baixa renda poderão estudar nos EUA

EaD amplia a acessibilidade na Educação Superior

Elaboração de um plano para assegurar a manutenção dos alunos portadores de necessidades especiais na evolução nos níveis educacionais é fundamental.

EaD amplia a acessibilidade na Educação Superior

Inscrições abertas: programa de estágio da VLI

Estudantes dos níveis técnico e superior podem concorrer a mais de 30 oportunidades.


Escola do Sebrae abre inscrições para curso técnico em Administração gratuito

Jovens da rede pública podem se inscrever até o dia 10 de dezembro. Serão oferecidas 165 vagas.


Brasil não registra avanços em ranking mundial de educação

Exame mede desempenho de jovens de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciência.

Brasil não registra avanços em ranking mundial de educação

Vagas para estagiários e aprendizes crescem de janeiro a outubro

De janeiro a outubro houve aumento de 3,7% do número de vagas.

Vagas para estagiários e aprendizes crescem de janeiro a outubro

Meu bebê está indo para a escola. E agora?

O processo de separação será realmente difícil.

Meu bebê está indo para a escola. E agora?

Curso de Mediação Extrajudicial

Curso inovador em Belo Horizonte analisará a aplicação da mediação no mundo do trabalho e sindical.


Cresce inadimplência em escolas particulares do país

Inadimplência de alunos é de 5,9% no 1º semestre, revela pesquisa.

Cresce inadimplência em escolas particulares do país

Hospitais de ensino recebem R$ 57,6 milhões

Os recursos foram liberados pelo Ministério da Saúde e deve beneficiar 39 instituições de saúde no país, que poderão investir em obras e ampliar número de consultas, cirurgias e exames.

Hospitais de ensino recebem R$ 57,6 milhões

Motive seus filhos na reta final dos estudos

O fim do ano está próximo e com isso o final do ano letivo.

Motive seus filhos na reta final dos estudos