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Games já fazem parte do material didático das escolas

Games já fazem parte do material didático das escolas

16/04/2006 Divulgação

Utilizando os recursos de tecnologia e informática e, para aproveitar a familiaridade que os alunos já têm com atividades de entretenimento no computador, o Colégio Objetivo, presente em todo país, criou um departamento de Educação Digital focado exclusivamente na criação de games interativos que acompanham o material didático dos alunos a partir da 1a série do ensino fundamental e que são utilizados durante todo o ano letivo.

Os games são produzidos com as características semelhantes à de um jogo normal que o aluno utiliza nas suas horas de lazer. Na concepção, o departamento de Educação Digital do Objetivo conta com uma equipe que cria personagens, famílias, ação, enredo e histórias que prendam a atenção dos alunos e que fazem parte de suas atividades no aprendizado. Além disso, programadores desenvolvem as ferramentas que dão sustentação ao funcionamento dos jogos.

No formato de games educacionais, sem no entanto ter jeito tradicional de tarefa escolar, os alunos aprendem todas as disciplinas de cada bimestre através de quatro CD's para cada série. Os softwares são distribuídos ao longo do ano, a partir da 1ª série do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio, neste caso abordando inclusive testes de vestibular.

No programa de 2006, por exemplo, destaca-se o game “As Esferas do Conhecimento”, onde os alunos deverão conquistar oito esferas para poderem voltar para suas casas depois de ficarem aprisionados numa biblioteca abandonada. Cada esfera representa uma matéria (matemática, português, história, geografia, inglês, ciências, artes, informática).

No decorrer do jogo, as crianças enfrentam diversas situações para chegar até as esferas e terão de passar por todas as disciplinas presentes na série que ele estiver cursando. As atividades propostas estão relacionadas às disciplinas de cada bimestre.

Dinâmica do jogo

Com o CD, caso o aluno tenha dúvida em relação ao conteúdo, ele pode ler a teoria daquela matéria através do sistema de navegação do software, e depois retornar ao jogo no mesmo ponto onde tinha parado. Em uma das situações do game, por exemplo, as crianças conseguem objetos que podem ser vendidos em um bazar, cujo dono só fala inglês, e assim, usando uma preposição de lugar, ele pede para que as crianças guardem o objeto. Se o jogador não conhece aquela preposição, pode retornar ao conteúdo de inglês, estudar mais sobre preposições, e voltar ao jogo.

Durante todo o ano a história proposta não se fecha, somente no 4º bimestre é que o aluno conseguirá concluir sua missão no game. Periodicamente o CD é atualizado através da internet, com novos jogos e atividades.

Um único CD traz o conteúdo pedagógico para ser acessado durante as atividades, além de permitir links diretos com o site da escola, onde os alunos encontrarão tarefas extras, bibliotecanet, respostas para dúvidas e links com sites relacionados à matéria. O objetivo é que com o apoio dos recursos multimídia, ele possa aprender de forma divertida, usar melhor a informática e a internet e aliar os jogos a outros programas de informática que permitam que ele tenha a sala de aula dentro do computador.



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