Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Governo de Minas cria o prêmio “Ideb Transformação”

Governo de Minas cria o prêmio “Ideb Transformação”

18/09/2020 Divulgação

Critérios para seleção foram publicados no Diário Oficial do Estado.

Na última edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com ano-base 2019, Minas Gerais recuperou a trajetória de boa qualidade nos ensinos fundamental e médio e também apresentou os melhores indicadores já alcançados em fluxo e proficiência.

Com o objetivo de reconhecer as escolas estaduais que se destacaram, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) criou o Prêmio “Ideb Transformação”. A Resolução Nº 4.405 foi publicada nesta quinta-feira (17/9), Diário Oficial de Minas Gerais.

O prêmio tem como objetivo reconhecer publicamente as práticas e as experiências bem sucedidas da comunidade escolar na participação e no processo de melhoria da qualidade do ensino.

Para concorrer à premiação, a escola deve ter nota do Ideb e taxa de participação no último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) igual ou superior a 80%. Serão considerados como critérios de desempate: taxa de participação da escola no nível de ensino, taxa de participação da escola em todos os níveis de ensino; e o indicador de desempenho no nível de ensino.

Serão premiadas dez escolas por nível de ensino. As unidades contempladas serão certificadas e divulgadas nos próximos dias.

 

Fonte: Agência Minas



Curso gratuito ensina a brasileiros a escrita usada em universidades americanas

Plataforma online reúne recursos para aprender a escrever em inglês com acesso gratuito.

Curso gratuito ensina a brasileiros a escrita usada em universidades americanas

Suécia organiza feiras virtuais históricas para promover o ensino superior durante a pandemia

24 universidades suecas se juntaram à maior atividade de promoção da educação da Suécia, coordenada pelo Swedish Institute.

Suécia organiza feiras virtuais históricas para promover o ensino superior durante a pandemia

O espaço escolar não pode esperar até a vacina chegar

A retomada presencial passa pela opção de aguardar o momento supostamente mais seguro resultante de uma vacina.

O espaço escolar não pode esperar até a vacina chegar

Porque o EaD não pode ser feito sem planejamento, mesmo na pandemia

Ensino a distância é muito mais que aulas disponibilizadas na internet, sejam elas ao vivo ou gravadas.

Porque o EaD não pode ser feito sem planejamento, mesmo na pandemia

O sistema educacional deve ser reestruturado para não afetar a aprendizagem dos alunos

Enfrentar os desafios de ensino e acesso neste ano escolar exige que os professores e as autoridades escolares reformulem seus sistemas educacionais.

O sistema educacional deve ser reestruturado para não afetar a aprendizagem dos alunos

A nova rotina dos professores: adaptações em home office

Jogo desperta nas crianças o interesse pela máscara de proteção

Lançamento da Copag incentiva os pequenos a se protegerem e deixarem o item de uso obrigatório mais divertido.

Jogo desperta nas crianças o interesse pela máscara de proteção

Professor em chamas

Aos que ardem, aos que aquecem, aos que irradiam, aos que transformam, aos que tiram o fôlego, aos que iluminam.

Professor em chamas

O passivo social da educação

Outro âmbito que demonstra o grande abismo social que assola o nosso país é o da educação.

O passivo social da educação

Os impactos colaterais da Reforma Tributária no ensino privado brasileiro

A Reforma Tributária chegou para valer. O poder executivo finalmente demonstrou suas verdadeiras intenções.

Os impactos colaterais da Reforma Tributária no ensino privado brasileiro

Os resultados do PISA, liderança e o regime de colaboração

O Brasil participa do PISA desde 2000 e os principais avanços de aprendizagem dos alunos ocorreram até o ano de 2009.


O paradigma do Ensino Híbrido

Recordar é viver: “é preciso aprender a aprender”.

O paradigma do Ensino Híbrido