Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Minas tem três finalistas no Prêmio Nacional Sebrae de Educação Empreendedora

Minas tem três finalistas no Prêmio Nacional Sebrae de Educação Empreendedora

11/09/2019 Da Redação

Os vencedores da etapa nacional do Prêmio serão conhecidos em outubro, durante o Seminário ConheCER 2019, em Florianópolis/SC.

Minas tem três finalistas no Prêmio Nacional Sebrae de Educação Empreendedora

Minas Gerais tem três instituições de ensino que irão representar o estado na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. Na categoria ensino fundamental, está a Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, de Montes Claros. Na categoria profissional, está o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Muzambinho. E na categoria ensino superior, o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Os vencedores nacionais serão conhecidos durante o Seminário ConheCER, no dia 8 de outubro, em Florianópolis, Santa Catarina.

A Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro foi selecionada com o projeto “Ler é Crescer”. A coordenadora pedagógica Luciene Marta de Oliveira conta que o projeto nasceu em 2014 para promover a leitura entre os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. "Desde 2007, vínhamos realizando ações para incentivar o hábito da leitura, mas nem sempre com resultado satisfatório. Até que criamos o ‘Ler é Crescer’ com uma proposta empreendedora, pois entendemos que a leitura é, por si só, um grande empreendimento para as crianças. Ao mesmo tempo em que as estimulamos a se relacionar com os livros de forma prazerosa, buscamos despertar comportamentos empreendedores e cooperativistas", relata Luciene.

A cada livro lido, as crianças aprendem novos valores humanos e participam de diversas atividades, como a venda de contos e histórias reescritos na livraria do projeto e apresentação de peças teatrais. O Ler é crescer também tem em sua metodologia uma moeda social, o Leuro, para valorizar a leitura. Assim, quanto mais os alunos leem, mais acumulam leuros, que podem ser utilizados ao final de cada etapa em compras no Shopping Bom leitor.

Já o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais foi selecionado com o projeto “Clube de Empreendedorismo”. A iniciativa foi criada em 2013, com a proposta de promover eventos e experiências curriculares que inspirassem ações empreendedoras inovadoras nos cursos do instituto, além de criar oportunidades de vínculo entre empreendedores regionais e o campus, rumo à busca de soluções para problemas locais e regionais. “Um grupo de professores viu na educação empreendedora uma forma de abrir oportunidades de aprendizado integrado aos estudantes, indo além de conceitos puramente técnicos, promovendo experiências que inspirassem ações empreendedoras e inovadoras”, explica a professora Cristina Lúcia Janini Lopes.

Por fim, o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) conquistou a vaga na final com o projeto “Educação 5.0: Surfando pelo futuro da Aprendizagem”. O projeto interdisciplinar desafiou estudantes dos cursos de Pedagogia e Engenharia Elétrica a desenvolverem produtos educacionais a serem utilizados em oficinas pedagógicas na educação infantil, levando-os a refletir sobre como poderiam inovar e contribuir com a comunidade.

“Temos a inovação no nosso DNA e todo um ecossistema voltado para o empreendedorismo dentro da Unipam. Acreditamos que a educação empreendedora não comporta estereótipos. Independentemente da carreira escolhida, todo profissional deve ser disruptivo, empreendedor, inovador e atento às demandas sociais para se destacar no seu mercado”, destaca a professora Adriene Sttéfane Silva.

Finalistas de Minas Gerais:

Categoria Fundamental
Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro (Montes Claros/MG)

Categoria Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho.

Categoria Superior
Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM    

Sebrae Minas



MEC lança o portal da carteirinha estudantil digital

Estudantes poderão tirar informações sobre o novo documento que estará disponível a partir de dezembro.

MEC lança o portal da carteirinha estudantil digital


EAD cresce e traz novas oportunidades no mercado de trabalho

Modalidade já representa mais de 20% das matrículas de graduação no país.

EAD cresce e traz novas oportunidades no mercado de trabalho

Como os pais podem ajudar os filhos para o ENEM e Vestibulares?

As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro.


A Gestão da Educação Ambiental

A gestão pública por meio da Educação Ambiental necessita difundir o conceito de futuras gerações.


Abertas inscrições para 2ª Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas.

Abertas inscrições para 2ª Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas

Mundo tem 750 milhões de analfabetos, diz Unesco

Analfabetismo resiste no Brasil e no mundo do século 21.

Mundo tem 750 milhões de analfabetos, diz Unesco

Salão do Estudante passará por seis capitais do país

O Salão do Estudante começará pelo Rio de Janeiro, depois segue para Curitiba, São Paulo, Salvador, Brasília e Belo Horizonte.

Salão do Estudante passará por seis capitais do país

Governo federal lança carteira estudantil digital

Em formato de aplicativo, ID estudantil será gratuita.


Enem disponibilizará atendimento especial a mais de 50 mil candidatos

​Entre os recursos estão: apoio para pernas e pés; mesa para usuários de cadeira de rodas; salas de fácil acesso; e prova impressa em braile.

Enem disponibilizará atendimento especial a mais de 50 mil candidatos

Projeto de educação digital ensina proteção de dados para crianças e adolescentes

Visando a plena proteção na hora da navegação, a iniciativa também trata o assunto com os familiares.


Educação à distância e o futuro

O que muda é o formato, o material e o estilo de explicação.

Educação à distância e o futuro