Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O sistema educacional deve ser reestruturado para não afetar a aprendizagem dos alunos

O sistema educacional deve ser reestruturado para não afetar a aprendizagem dos alunos

23/10/2020 Marcia Conrado

Enfrentar os desafios de ensino e acesso neste ano escolar exige que os professores e as autoridades escolares reformulem seus sistemas educacionais.

O sistema educacional deve ser reestruturado para não afetar a aprendizagem dos alunos

Não se pode permitir que o ensino e a educação sejam seriamente prejudicados se a infraestrutura da modalidade presencial não estiver disponível. As escolas devem ser capazes de educar os alunos tanto pessoalmente quanto por meio do ensino online. As escolas devem ser capazes de ensinar os alunos pessoalmente um dia e on-line no outro, de forma consistente e sem interromper o processo educacional.

Para isso, deve ser implantado um modelo de ensino híbrido, no qual as escolas contemplem um percentual maior de aulas virtuais e o ensino presencial complemente e solucione eventuais lacunas nas atividades digitais. Uma solução abrangente de aprendizagem é o uso de uma plataforma completa, a partir da qual os professores ensinam, propõem atividades de trabalho, estimulam o engajamento, a comunicação e aproveitam as melhores práticas pedagógicas para o ambiente online.

No curto prazo, o sucesso do modelo de aprendizagem híbrida dependerá da ajuda que as instituições ofereçam aos professores, para que possam traduzir sua experiência de ensino em sala de aula em um modelo diferente, recebendo a formação e as ferramentas de que precisam e o investimento necessário para ajudá-los a acompanhar seus alunos. Abaixo, algumas características da aprendizagem liderada pelo professor sob o modelo híbrido:

Menos videoaulas, mais aprendizado

Os encontros ocasionais oferecem a oportunidade de estimular o engajamento, responder a perguntas e promover a interação social, além de permitir aos alunos flexibilidade para trabalhar e aprender mais em seus próprios horários.

Feedbacks frequentes

Os professores fornecem feedback individual e em grupo com base nas tarefas e nas necessidades da classe e de cada aluno: isso mantém os alunos conectados, envolvidos e informados. Uma solução de aprendizagem abrangente oferece aos professores vários caminhos de interação com os alunos, incluindo suporte individual, anotações em trabalhos enviados, discussões pós-atividade, reconhecimentos e feedback em vídeo.

Diferentes rotas de aprendizagem

Uma solução de aprendizagem abrangente permite que os professores atribuam conteúdos, atividades e avaliações de forma personalizada, de acordo com as necessidades de cada aluno. Os alunos progridem e atendem às expectativas de aprendizagem propostas em seu próprio ritmo, com orientação, assistência e, se necessário, o incentivo adequado do professor para mantê-los no caminho certo. Os dias de aula presencial oferecem mais oportunidades de intervenção na aprendizagem dos alunos e de ensino em pequenos grupos.

Acompanhamento do envolvimento, com medição dos resultados de aprendizagem

Sob o modelo híbrido, os professores aproveitam os métodos de ensino e aprendizagem baseados no domínio para medir o conhecimento e o progresso dos alunos. Saber se os alunos estão se aprimorando ou atendendo aos parâmetros de cada nível educacional permite ao professor realizar intervenções personalizadas e adaptar o percurso de aprendizagem de um aluno que precisa. Uma solução de aprendizagem abrangente não se limita a apenas registrar dados de assiduidade, mas fornece aos professores dados sobre o envolvimento do aluno (como o número de vezes que um aluno se conectou à plataforma ou o tempo em que esteve conectado) para ajudá-los a decidir quando gerar reuniões, pontos de contato ou intervenções adicionais com os alunos.

Abordagem que atende às necessidades sociais, emocionais e de saúde

Além de fornecer uma porta de entrada para o aprendizado, os professores usam a solução abrangente para estimular oportunidades de interação social entre os alunos, por meio de atividades e trabalhos em grupo, feedback de vídeo e clubes sociais virtuais. 

Com a solução de aprendizagem abrangente, mães e pais têm acesso direto à sala de aula híbrida de seus filhos e podem ver as tarefas, atividades, datas de entrega, feedback do professor e notas. Um dos maiores benefícios da aprendizagem híbrida, além do progresso, é a padronização que ela oferece da aprendizagem e da rotina para professores, alunos e pais. Os professores terão um caminho definido para desenvolver suas aulas e estratégias de ensino. Os alunos terão um conjunto claro de expectativas de aprendizagem. Os pais serão capazes de entender as estratégias e ter a certeza de que seus filhos continuarão a aprender, mesmo que as escolas não pareçam mais como eram na era pré-COVID-19.

Redesenhar os sistemas de aprendizagem significa que as escolas devem investir hoje em uma solução de aprendizagem abrangente e adotar um modelo de aprendizagem híbrido. Além disso, o corpo docente deve ser parte integrante desta solução. As plataformas digitais podem ser o meio que permite a aprendizagem híbrida, mas são os professores que devem fornecer os métodos e estratégias educacionais para fazer esse trabalho. A aprendizagem online pode ser um método eficaz, mas o ingrediente principal é a pedagogia. 

Fonte: D2L



Por que formar pesquisadores comunicadores?

Em 2020, a ciência se reafirmou como essencial nas soluções dos grandes desafios da humanidade e na operação do nosso dia a dia.

Por que formar pesquisadores comunicadores?

Enem: candidatos com covid-19 poderão fazer a prova em outra data

A lista de reaplicação do exame ainda inclui doenças como coqueluche e difteria.

Enem: candidatos com covid-19 poderão fazer a prova em outra data

A escola de educação infantil e a pandemia

As instituições de educação infantil são as mais prejudicadas.

A escola de educação infantil e a pandemia

Aulas remotas seguem desafiando escolas e educadores

"O caminho é a aproximação e a ampliação do diálogo entre os grupos que compõem a comunidade escolar".

Aulas remotas seguem desafiando escolas e educadores

EUA: ainda a principal opção para estudantes internacionais

Os Estados Unidos são o destino número 1 do mundo para estudantes internacionais, graças a seu setor educacional diverso.

EUA: ainda a principal opção para estudantes internacionais

Crescimento do EAD e tendências de ensino

As tecnologias modernas remodelaram a forma de nos comunicarmos.

Crescimento do EAD e tendências de ensino

São Judas lança pós-graduação em Cidades Inteligentes

Estudantes terão a oportunidade de aprender a resolver problemas antigos enfrentados nas grandes cidades.

São Judas lança pós-graduação em Cidades Inteligentes

O que esperar do Enem?

A quarentena durou mais que o esperado.

O que esperar do Enem?

Como fica a qualidade da Educação pública com a transição municipal?

Imagine que um dia, ao levantar, todas as suas experiências e trajetória são completamente apagadas da sua memória.

Como fica a qualidade da Educação pública com a transição municipal?

O Elevador Quebrado

Você sabe qual o meio de transporte mais seguro do mundo?

O Elevador Quebrado

Colaborar com a educação

Fica cada vez mais evidente a importância do regime de colaboração para melhorar a educação brasileira.

Colaborar com a educação

Aprovação automática: é isso que precisamos discutir?

A transição do ensino presencial para o ensino remoto parece atingir igualitariamente todos os alunos, o que não é verdade.

Aprovação automática: é isso que precisamos discutir?