Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Porque os espaços de aprendizagem devem mudar?

Porque os espaços de aprendizagem devem mudar?

19/11/2018 Danielle Andrada

A escola tem como seu maior desafio hoje atrair e reter a atenção dos alunos, além de construir o aprendizado de forma prática, criativa e eficaz para os aprendizes que serão os líderes de amanhã.

Porque os espaços de aprendizagem devem mudar?

E como devemos criar um espaço que realmente funcione? O que precisamos levar para esse espaço?

Para que o espaço seja criado de forma eficiente temos que ter uma mistura da base teórica usando o conhecimento, a experiência e o bom senso, assim esses podem servir como guias em tudo, desde fazer pequenas mudanças na sua sala de aula para remodelação ou para a construção de novas instalações.

Transformando sua sala de aula

Há várias maneiras de usar o design para transformar o ensino e aprendizagem para atender as necessidades básicas dos alunos de forma cognitiva, emocional e física, bem como a forma de transformar a necessidade pedagógica: um toque de cor e móveis com disposições flexíveis podem ser um exemplo.

Etapas da mudança

1) Mudança Mental

Toda mudança é sempre um desafio e em alguns casos maior ainda para os professores, administradores e pais, mas é possível. Mudar o ambiente da sala para um formato de sala de aula centrada, por exemplo pode ser mais difícil para os professores do que para os alunos, por isso aconselhamos primeiro a visualização do objetivo final do arranjo de sala, adotando pequenas mudanças ao longo do caminho. Podemos começar por introduzir um arranjo de assentos flexíveis, favorecendo o conforto e mobilidade, por exemplo. É uma pequena mudança, mas mentalmente já mexe com as emoções e estímulos de alunos e professores, principalmente quando o mobiliário além de flexível é colorido.

2) Informe aos pais e diretores – Comunicando

Se a primeira etapa de aprovação junto a diretoria da escola já está resolvida para uma mudança, então está na hora de informar aos pais. Um conceito inteiramente novo também exige comunicação para os pais para facilitar a adaptação dos alunos e pontos como benefícios, divisão das crianças em sala de aula e dinâmica das aulas são fundamentais a serem comunicados.

3) Introduzindo a mudança para assentos flexíveis

A transição para assentos flexíveis acontece gradualmente, afinal a abordagem centrada no aluno será um passo essencial na mudança.

Vamos às regras? Sim há regras e são básicas para que o fluxo seja perfeito. O aluno deve sentar corretamente para se sentir confortável; alunos de todas as idades aprenderão como manter a seleção de assentos justa, professores podem criar visuais divertidos como gráficos com imãs para que os alunos possam ver como todos serão rotacionados através de uma primeira escolha, segunda opção, etc.

4) Comece a transição

Permitir que todos os alunos experimentem cada nova opção de assentos flexíveis torna o trabalho mais divertido e adaptável e é sempre bom manter carteiras regulares de estudantes para aqueles que ainda preferirem assentos tradicionais. É uma questão de tempo.

5) Avaliar e Modificar

A educação nunca é estática, e o mesmo vale para assentos flexíveis. Um novo aluno pode chegar, um novo ano escolar começa, os alunos esquecem algumas regras ao longo do intervalo, uma nova opção de assento é adicionada ou uma nova é aposentada.

Isso torna a avaliação e modificação contínuas essenciais. Quando se inicia esta transformação e chegam os resultados, realmente teremos a certeza que estamos no caminho certo.

*Danielle Andrada é fundadora e diretora da Eduinfo, graduada em Comunicação Social pela Faculdades Metropolitanas Unidas, cursou MBA em Marketing pela FGV.  



Matemática: como tornar a numeracia divertida?

Os primeiros anos de uma criança são um período de aprendizado e desenvolvimento.

Matemática: como tornar a numeracia divertida?

Saúde mental dos estudantes no pós-pandemia impõe maior acolhimento na rotina escolar

Casos de bullying e de violência se aprofundaram em resposta à pandemia.

Saúde mental dos estudantes no pós-pandemia impõe maior acolhimento na rotina escolar

O bullying retorna a sala de aula

Os últimos anos trouxeram intensa mudança para o universo escolar.

O bullying retorna a sala de aula

Inscrições para o Enem 2022 vão até o dia 21 de maio

Taxa de de R$ 85 pode ser paga por Pix ou cartão de crédito.

Inscrições para o Enem 2022 vão até o dia 21 de maio

Exporta SP oferece 150 vagas em capacitação gratuita para exportação

Programa online é voltado para micro, pequenas e médias empresas de qualquer região do estado, que ainda recebem acompanhamento por dois anos após o término.

Exporta SP oferece 150 vagas em capacitação gratuita para exportação

Startup de Impacto Social ajuda empreendedor a financiar o próprio negócio

Com financiamento, agora é possível empreender mesmo sem ter capital inicial para investir e ainda praticar a inclusão social.

Startup de Impacto Social ajuda empreendedor a financiar o próprio negócio

Abertas as inscrições da Olimpíada Brasileira do Oceano

Interessados devem escolher entre as três modalidades e quatro temas da edição 2022; 45 estudantes serão premiados com bolsas de iniciação científica júnior do CNPq/MCTI.


Educação para poucos é o avesso de si

Intitulado “Reimagining our futures together: A new social contract for education”, um estudo recente da Unesco é categórico logo nas primeiras páginas: “Nossa humanidade e Planeta Terra estão sob ameaça”.


Cinco aplicativos que ajudam na aprendizagem de estudantes

Apps tiram dúvidas dos alunos, auxiliam na personalização do ensino e democratizam o acesso à educação dentro e fora da sala de aula.

Cinco aplicativos que ajudam na aprendizagem de estudantes

A importância da Educação para uma internet segura para todos

Há uma série de leis, regulamentos e normas técnicas que reforçam o valor da informação.

A importância da Educação para uma internet segura para todos

A educação é o caminho da liberdade

O atendimento socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei é um desafio e necessita de um olhar resiliente e reflexivo, visto que é considerado um momento oportuno de mudanças.


Não são apenas números

Vinte e duas redações receberam nota mil, 95.788, nota zero, e a média geral de 634,16.