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Professores culpam os pais por notas baixas dos alunos

Professores culpam os pais por notas baixas dos alunos

30/03/2012 Divulgação

Os alunos têm maior dificuldade em aprender porque os pais não os acompanham nos estudos?

Para 88% dos professores do nível fundamental da rede pública no país, sim. Este é o resultado de um levantamento feito pelo Movimento Todos Pela Educação, com respostas dadas por professores da rede pública na Prova Brasil, do INEP. No ‘Questionário do Professor’ da Prova Brasil de 2009, os professores receberam uma lista de possíveis causas para problemas de aprendizagem dos estudantes.

Quase todos concordaram com a resposta “Falta de assistência e acompanhamento da família nos deveres de casa e pesquisas do aluno”. É certo que a capacitação de professores e escolas com boa infraestrutura são essenciais para a melhoria do ensino, mas esses dois fatores podem não ser suficientes para garantir o bom desempenho dos alunos no aprendizado. A família, e não apenas a escola, tem um papel fundamental na educação das crianças.

Essa constatação já tinha sido feita em 2010 pela Prefeitura Municipal de Osasco, na Grande SP, por meio da Secretaria de Educação, que vem desenvolvendo desde então um programa inovador chamado A Escola vai para Casa. O objetivo do programa, implantado com assessoria da Planeta Educação – empresa especializada no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras – é aproximar e estreitar as relações entre professores e pais.

Para isso, agentes educacionais visitam a casa dos alunos para conhecer o ambiente familiar e a realidade de cada criança. Conversam, fazem anotações e dão dicas e conselhos aos pais, no intuito de melhorar o aprendizado desses alunos na escola.



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