Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” chega à Igarapé e Mateus Leme

Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” chega à Igarapé e Mateus Leme

02/08/2022 Henri Navesuh

A ação de incentivo à leitura coordenada pelo Instituto Fernando Sabino já esteve em mais de 90 cidades, contemplando cerca de 900 mil alunos.

Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” chega à Igarapé e Mateus Leme

No dia 05 de agosto (sexta-feira), o Encontro Marcado com Fernando Sabino por Minas Gerais chegará ao município de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por onde passa, o projeto incentiva os estudantes de escolas públicas a desenvolverem, através da leitura, diversas formas de artes. Em Igarapé, a abertura da ação, coordenada pelo Instituto Fernando Sabino, será realizada no Centro de Educação Complementar de Igarapé (Ceci), a partir das 9h.

Na ocasião, será realizado um workshop para apresentar aos pedagogos, agentes culturais, autoridades locais, patrocinadores e o público em geral os diferenciais do projeto, que tem como objetivo central incentivar a leitura e a cultura. Haverá ainda a exibição de um documentário sobre a história de Sabino. Na semana que vem as ações chegarão à Mateus Leme.

De acordo com o filho de Fernando Sabino e presidente do Instituto, Bernardo Sabino, o Projeto visa incentivar a leitura, além de aproximar os estudantes da cultura mineira e da história do escritor. “Durante quatro meses, as escolas desenvolvem pesquisas, trabalhos, em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Esta metodologia cria um grande envolvimento dos participantes (pedagogos, alunos e suas famílias), mobiliza a comunidade, disseminando a mensagem de incentivo à leitura e à escrita. A ideia é promover a interação em grupo, além de identificar vocações e reforçar a autoestima das crianças”, pontua.

Em seus 15 anos de trajetória, com mais de 90 edições realizadas, o Encontro  Marcado com Fernando Sabino MG envolveu cerca de 800 mil alunos de escolas estaduais e municipais. O objetivo central é incentivar a leitura em prol da cultura. Em cada edição, as escolas desenvolvem pesquisas e trabalhos em oficinas artísticas coordenadas pelos professores. Logo após esta etapa é montada uma exposição sobre a vida e a obra de Fernando Sabino, que acontece simultaneamente com as atividades artísticas produzidas pelos alunos em sala de aula.

Por onde passa, o Projeto doa coleções de livros e filmes para instituições públicas, além de distribuir exemplares de revistas com obras do escritor para todo o aluno participante.

Foto: Jornalwebdigital

Para mais informações sobre leitura clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Interface Comunicação



Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Um assunto relevante para a educação está dividindo opiniões: o uso da letra cursiva nas escolas.

Autor: Liliani A. da Rosa

Afinal, vale a pena insistir no ensino da letra cursiva nas escolas?

Estudantes cativados, estudantes motivados

Contar com a participação da família nesse processo é fundamental para que a criança seja estimulada e reconhecida.

Autor: Cleonara Schultz Diemeier

Estudantes cativados, estudantes motivados

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

A escolha pelo modelo híbrido de educação ganha força e esses alunos também podem pleitear as vagas.

Autor: Carlos Henrique Mencaci

Quem faz pós graduação EaD pode estagiar?

Livro ensina às crianças as verdadeiras cores da amizade

Obra infantil combina narrativa poderosa com ilustrações que ganham vida ao longo das páginas para incentivar a tolerância desde cedo.

Autor: Divulgação


A maldição da aula divertida

Nem tudo o que precisamos aprender para compreender o mundo é divertido ou pode ser aprendido em meio a jogos lúdicos ou brincadeiras dinâmicas.

Autor: Daniel Medeiros

A maldição da aula divertida

Era uma vez em uma escola na Suécia

O governo sueco resolveu dar uma guinada nas suas orientações escolares e agora estimula fortemente o uso de livros em vez de laptops.

Autor: Daniel Medeiros

Era uma vez em uma escola na Suécia

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Associações de pais de autistas de todo o Brasil estão empenhadas em ampliar os direitos educacionais dos filhos.

Autor: Divulgação

Pais de autistas pedem que ministro o Parecer do Autismo

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

Investir nas pessoas no tempo presente é um princípio básico e pode ser uma das maneiras mais efetivas de garantir um futuro mais sustentável.

Autor: Antoninho Caron

Educação e cidadania: pilares para futuro sustentável

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Para os especialistas, a ferramenta já é considerada uma nova forma de alfabetização.

Autor: Divulgação

10 motivos para falar de IA com crianças e adolescentes

Participação e inclusão escolar: como fazer?

O princípio da gestão democrática da educação, previsto no artigo 206 da Constituição de 88, é também uma luta histórica dos movimentos a favor dos direitos das pessoas com deficiência. 

Autor: Lucelmo Lacerda e Flávia Marçal

Participação e inclusão escolar: como fazer?

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Pesquisa compara ritmo acadêmico pré e pós-pandemia, mostrando caminhos para solucionar essa defasagem e promover sucesso educacional aos alunos.

Autor: Divulgação

Desvendando a defasagem na aprendizagem

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos

O Brasil é um dos países que menos investe em educação básica no mundo, segundo a OCDE.

Autor: Divulgação

Como as competições podem melhorar o desempenho dos alunos