Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Projeto estimula novas tecnologias no ensino da matemática

Projeto estimula novas tecnologias no ensino da matemática

03/05/2019 Da Redação

Software desenvolvido por pesquisadores da UFU, ajuda no aprendizado da disciplina

O projeto GeoGebra, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem contribuído para a melhoria do ensino da matemática por meio do desenvolvimento de novas metodologias educacionais para os ensinos básico, médio e superior. A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

De acordo com a coordenadora do projeto, Tânia Maria Machado de Carvalho, a ideia é buscar uma forma mais atrativa e dinâmica de envolver os alunos no estudo da disciplina. “Na matemática, o grande desafio do professor é fazer seus alunos gostarem da matéria, sendo necessário introduzir no ensino elementar os recursos didáticos mais variados e que não se limitem ao livro texto, quadro e giz”, pontua.

O projeto desmembrou-se em cinco diferentes frentes, desde as séries iniciais até o ensino superior, e abordou temas como geometria, frações, funções, algébrica e a aplicação do software GeoGebra. Os resultados, segundo Tânia Carvalho, são promissores e promovem uma série de possibilidades de divulgação e utilização do software como recurso metodológico para o ensino de conceitos e de procedimentos em matemática.

“A pesquisa permitiu um diálogo entre a UFU e a comunidade local, com a realização de oficinas, minicursos e prestação de assistência e acompanhamento às escolas parceiras. As atividades propostas, de alguma forma, contribuíram para aprimorar o ensino público da região, por meio da participação no processo de formação continuada de professores da rede pública e na formação inicial de alunos do curso de licenciatura em matemática”, salienta a coordenadora.

Fonte: Agência Minas



Curso de pós-graduação em direito animal é lançado na modalidade a distância

Promovida pela Uninter, a especialização visa formar profissionais que atuem na proteção jurídica de todos os animais.

Curso de pós-graduação em direito animal é lançado na modalidade a distância

Campanha em Minas busca retorno de alunos que deixaram de frequentar as aulas

Objetivo é trazer de volta à escola os estudantes que estão matriculados para o ano de 2019, mas que sinalizam infrequência

Campanha em Minas busca retorno de alunos que deixaram de frequentar as aulas

SENAI oferta pós-graduação de Design de Moda à distância

Inscrições podem ser feitas até 1º de agosto.

SENAI oferta pós-graduação de Design de Moda à distância

CEFET-MG publica edital do processo seletivo para o Ensino Técnico 2020

A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) do CEFET-MG divulgou o edital do processo seletivo para o Ensino Técnico 2020.


Linguistas explicam 15 expressões inglesas de músicas famosas

Neste sábado, é comemorado o Dia Mundial Do Rock, 13 de Julho

Linguistas explicam 15 expressões inglesas de músicas famosas

MEC divulga resultado do Fies

Lista de espera será aberta entre os dias 15 de julho e 23 de agosto.

MEC divulga resultado do Fies

O ensino médio para os jovens

Quatro em cada dez brasileiros de 19 anos não concluíram o aprendizado em 2018.

O ensino médio para os jovens

A oportunidade do erro

Humilhação talvez seja a palavra que melhor define a sensação que sentimos quando temos que – forçosamente – admitir que estamos errados.


Plataforma online oferece cursos gratuitos e a distância sobre gestão da educação pública

Atividades sobre Gestão do Transporte Escolar foram lançadas em julho.

Plataforma online oferece cursos gratuitos e a distância sobre gestão da educação pública

A relação entre família e escola e o impacto no desenvolvimento do aluno

A escola também cumpre um lugar primordial para o ser humano.


A oportunidade do erro

Humilhação talvez seja a palavra que melhor define a sensação que sentimos quando temos que - forçosamente - admitir que estamos errados.

A oportunidade do erro

Educar para transformar: quem é o líder do futuro?

“Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe aonde ir”.

Educar para transformar: quem é o líder do futuro?