Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Saiba como escolher o curso ideal de graduação com o Prouni

Saiba como escolher o curso ideal de graduação com o Prouni

14/02/2022 Divulgação

O fim do ensino médio traz, para muitos alunos, diversas dúvidas e incerteza.

Saiba como escolher o curso ideal de graduação com o Prouni

Isso acontece devido a chegada de uma nova fase: a vida universitária e a consequente escolha de uma futura profissão.

Cida Vidigal, Diretora acadêmica do Instituto Pedagógico de Minas Gerais (Ipemig), fala da importância dessa etapa na vida do aluno: “O último ano do ensino médio é uma das etapas mais importantes para o estudante, pois é sinal de que o vestibular está se aproximando e como isso a importância de escolher um curso superior e a instituição de ensino”, ressalta.

Agora é o momento para as 3,1 milhões de pessoas que fizeram a prova do Enem em 2021, se programarem para escolherem o que cursar. Mas como saber qual curso é o ideal para você? Para ajudar nessa escolha, separamos 8 dicas que podem te ajudar a decidir:

1. Pense nas suas habilidades: Você deve considerar quais são os seus talentos, as atividades que você realiza bem e suas competências positivas. Essa análise, juntamente de uma reflexão sobre a área que você gosta, te ajudarão a delimitar suas possíveis jornadas acadêmicas.

2. Observe as suas preferências: Faça uma observação sobre quais áreas do conhecimento você mais gosta. Pense nas disciplinas cursadas durante o período do colégio: Matemática, História, Português, Biologia, Geografia, Educação Física ou alguma outra. A partir dessa análise, será mais fácil perceber qual das áreas do conhecimento se encaixa melhor no seu perfil.

3. Faça testes vocacionais: Existem vários testes vocacionais e muitos deles são disponibilizados gratuitamente na internet. Lembre-se de procurar sites confiáveis! Outra boa opção é buscar ajuda de profissionais especializados em orientação vocacional, como psicólogos ou psicopedagogos, já que eles têm o conhecimento necessário para auxiliá-lo na escolha do curso superior.

4. Entenda como é a rotina do curso escolhido: Aqueles que precisam conciliar o trabalho com os estudos, devem compreender qual é o impacto da rotina no dia a dia. Depois de fazer uma lista com alguns cursos, busque saber sobre sua grade, suas obrigações e demandas de tempo e valores. Isso o ajudará a perceber o impacto em seus hábitos diários, condições financeiras e tempo livre.

5. Conheça cada curso: Uma boa maneira de saber mais sobre as opções de graduação é participar de feiras de profissões, workshops sobre carreira e mercado de trabalho, ou eventos promovidos pelas próprias instituições de ensino. Busque conversar com profissionais da área, isso também te ajudará a ter uma visão para além do seu curso, focando na vida profissional.

Algumas das áreas de graduação

Biológicas: Também conhecido como área da saúde, engloba cursos ligados aos cuidados com o ser humano como: Biologia, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia, Psicologia, Odontologia, Nutrição e Medicina.

Exatas: Para os que gostam de números, cálculos e fórmulas, a área de exatas oferece opções, como: Matemática, Física, Química, e os diversos tipos de Engenharia - Mecânica, Elétrica, Civil - entre outras — além dos cursos relacionados à computação e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Humanas: É uma das áreas mais amplas que pode ser dividida em subcategorias como:

- Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Gestão Pública e Turismo;

- Artes e Design, que inclui Moda, Música, Dança, Artes Cênicas, Artes Visuais e Fotografia;

- Ciências Sociais onde estão os cursos de Direito, História, Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Letras;

- Comunicação Social que engloba Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas.

É importante relembrar que essas são apenas algumas das opções de cada área das graduações.

7. Pesquise a instituição de ensino superior: A qualidade de ensino tem importância. Verifique se o curso é reconhecido e possui boa nota no MEC, lembrando que os valores variam entre 1 e 5 e as faculdades de referência possuem notas acima de 4.

8. Estude o mercado de trabalho: A situação do mercado de trabalho é também um passo de extrema importância para a escolha do curso. A não ser que o financeiro não seja importante para você, o trabalho vai ser algo essencial e você precisa saber se existem boas profissões e vagas na área da sua escolha, considerando a competitividade e piso salarial, por exemplo.

A escolha de uma boa graduação também está ligada a forma de ingressar em uma instituição de ensino. Pensando nisso, muitas universidades adotam o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para selecionar os estudantes. Esses dois processos de seleção consideram a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Prouni traz consigo diversas vantagens, que variam entre a economia, a democratização do ensino e as aberturas para a vida profissional. Cida Vidigal, diretora acadêmica do Ipemig, também destaca a importância do egresso pelo Prouni: “Não basta apenas escolher um curso superior para começar uma faculdade, é preciso verificar a melhor forma de ingressar na graduação. Hoje, muitas faculdades particulares levam em consideração a performance no Enem para avaliar se os candidatos estão aptos a iniciar a vida acadêmica ou não na instituição”.

Vale lembrar que o vestibular tradicional, com provas objetivas e discursivas, ainda continua sendo utilizado por algumas instituições de ensino superior. Nesse caso, a própria faculdade elabora as questões e organiza o processo seletivo.

Para mais informações sobre Ensino Médio clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Não são apenas números

Vinte e duas redações receberam nota mil, 95.788, nota zero, e a média geral de 634,16.


Enem divulga datas das provas para os estudantes em 2022

As inscrições começam no dia 10 de maio e se encerram no dia 21.

Enem divulga datas das provas para os estudantes em 2022

Projeto incentiva o plantio de 1 bilhão de árvores em Minas Gerais

Conspiração Mineira pelo Plantio de Árvores é apresentada pela ACMinas.

Projeto incentiva o plantio de 1 bilhão de árvores em Minas Gerais

Olimpíada Mirim de Matemática abrange alunos do 2º ao 5º do fundamental

Essa é a primeira competição nacional a incluir estudantes tão novos.

Olimpíada Mirim de Matemática abrange alunos do 2º ao 5º do fundamental

Enem 2021: 22 estudantes tiraram nota máxima na redação

Correções detalhadas podem ser conferidas na internet.

Enem 2021: 22 estudantes tiraram nota máxima na redação

Webinar gratuito apresenta oportunidades de estudo e trabalho na Irlanda

Evento será transmitido pela SEDA College, no dia 12 de abril.

Webinar gratuito apresenta oportunidades de estudo e trabalho na Irlanda

MEC lança projeto para aproveitamento de estudos de cursos técnicos

Primeira turma do curso de aperfeiçoamento tecnológico será em julho.

MEC lança projeto para aproveitamento de estudos de cursos técnicos

Inscrições para cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro vão de 7 a 25 de abril

Além da formação profissional gratuita, o Governo de Minas fornece ajuda de custo para transporte e alimentação dos alunos do programa, que chega a sua segunda edição.

Inscrições para cursos técnicos gratuitos pelo Trilhas de Futuro vão de 7 a 25 de abril

Governo de Minas oferece curso gratuito de programação e tecnologia

TecPop Minas, programa da Sede-MG que amplia as políticas de inclusão digital e capacitação profissional, se une a startup para formação de desenvolvedores.


CBCA abre inscrições de concursos para estudantes de engenharia e arquitetura

Vencedores de ambas as áreas dividirão prêmio de R$ 10 mil entre equipe participante e professor orientador.


A pandemia revelou o futuro da educação

No princípio da pandemia, era o caos.

A pandemia revelou o futuro da educação

Estudantes têm até 31 de agosto para renegociar dívidas do Fies

Prazos, condições e vantagens para os estudantes seguem disponíveis.

Estudantes têm até 31 de agosto para renegociar dívidas do Fies