Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Trilha da Criança incentiva o prazer pela leitura

Trilha da Criança incentiva o prazer pela leitura

16/04/2006 Da Redação

Vídeo game, televisão e jogos na internet são atrações que as crianças procuram para se divertir e passar o tempo. Muitas vezes são os próprios pais, por excesso de tarefas e falta de tempo, que acabam facilitando e incentivando os filhos ao acesso desse consumo. Mas, essas diversões quando não são controladas, podem atrapalhar a educação, o bom desempenho na escola e a socialização.

Segundo uma pesquisa realizada pela Eurodata TV Worldwide, o Brasil é o país onde as crianças mais assistem à televisão no mundo. Como as crianças passam muito tempo em frente à TV ou aprendendo novas tecnologias, o que causa um grande fascínio, o interesse pela leitura vai ficando esquecido.

Na Trilha da Criança, são desenvolvidas várias atividades com o objetivo de aguçar o interesse dos alunos pela literatura. Um exemplo é a “Feira do Livro da Trilha”. Um momento especial onde são disponibilizadas bancas de livros, de diversas editoras, e ambientes especialmente preparados para deixar as crianças à vontade para a leitura. Nesse espaço, alunos, pais e professores têm a oportunidade de manusear, ler, ver gravuras e conhecer novos títulos. Ao final, as crianças escolhem, com a orientação das professoras, os livros que vão fazer parte da “Biblioteca da Sala”.

A biblioteca também é muito trabalhada e valorizada na Trilha da Criança com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura. Além das bibliotecas de cada sala, existe a biblioteca da escola, aberta a todas as turmas que possibilita às crianças o contato com diversos tipos de gêneros textuais. Toda sexta-feira, os alunos escolhem um livro que vão levar para a casa e compartilhar a leitura com os pais no fim de semana. Na segunda-feira, é realizada uma roda para que os alunos contem sobre o que leram e dêem sua opinião sobre o livro. “Essa atividade amplia o vínculo com a leitura e possibilita aos pais, que muitas vezes trabalham o dia todo e tem apenas o fim de semana para estar com os filhos, acompanharem as suas descobertas, associando o ato de ler a um momento gostoso de troca entre pais e filhos”, afirma a coordenadora Adriana Alvarenga.

O espaço destinado à leitura é outro fator fundamental. Seja no quarto, na sala de aula ou na biblioteca, é importante que tenham livros ao alcance das crianças. Esse local deve ser atraente, confortável e possuir materiais diversificados, como formatos diferentes, revistas infantis, gibis, entre outros.

As crianças, desde bem pequenas, começam escutando as histórias lidas pelos adultos, depois conhecem o livro como um objeto que elas podes tocar e folhear. Para que se interessem cada vez mais, a qualidade dos textos oferecidos é muito importante e deve atender a necessidade de cada faixa etária. Para os bebês, por exemplo, são indicados os livros que tem maior durabilidade, como os de pano, de plástico, emborrachados ou de papel duro; isso facilita o manuseio da criança e o interesse pelos livros. Crianças por volta dos dois anos, sentem-se mais atraídas por livros que possuem gravuras grandes e menos escrita, com histórias que tenham ação e natureza, principalmente animais.



Instituto MRV divulga projetos pré-selecionados no programa “Educar para Transformar”

O programa tem o objetivo de promover transformações por meio da educação, estimulando aprendizados e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos.


Estudantes de baixa renda poderão estudar nos EUA

Programa oferece possibilidade de candidatura em universidades americanas.

Estudantes de baixa renda poderão estudar nos EUA

EaD amplia a acessibilidade na Educação Superior

Elaboração de um plano para assegurar a manutenção dos alunos portadores de necessidades especiais na evolução nos níveis educacionais é fundamental.

EaD amplia a acessibilidade na Educação Superior

Inscrições abertas: programa de estágio da VLI

Estudantes dos níveis técnico e superior podem concorrer a mais de 30 oportunidades.


Escola do Sebrae abre inscrições para curso técnico em Administração gratuito

Jovens da rede pública podem se inscrever até o dia 10 de dezembro. Serão oferecidas 165 vagas.


Brasil não registra avanços em ranking mundial de educação

Exame mede desempenho de jovens de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciência.

Brasil não registra avanços em ranking mundial de educação

Vagas para estagiários e aprendizes crescem de janeiro a outubro

De janeiro a outubro houve aumento de 3,7% do número de vagas.

Vagas para estagiários e aprendizes crescem de janeiro a outubro

Meu bebê está indo para a escola. E agora?

O processo de separação será realmente difícil.

Meu bebê está indo para a escola. E agora?

Curso de Mediação Extrajudicial

Curso inovador em Belo Horizonte analisará a aplicação da mediação no mundo do trabalho e sindical.


Cresce inadimplência em escolas particulares do país

Inadimplência de alunos é de 5,9% no 1º semestre, revela pesquisa.

Cresce inadimplência em escolas particulares do país

Hospitais de ensino recebem R$ 57,6 milhões

Os recursos foram liberados pelo Ministério da Saúde e deve beneficiar 39 instituições de saúde no país, que poderão investir em obras e ampliar número de consultas, cirurgias e exames.

Hospitais de ensino recebem R$ 57,6 milhões

Motive seus filhos na reta final dos estudos

O fim do ano está próximo e com isso o final do ano letivo.

Motive seus filhos na reta final dos estudos