Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Uma ligação. Uma certeza: a escola está na UTI

Uma ligação. Uma certeza: a escola está na UTI

20/05/2019 Raphaela Ribas Lupion Gubert

Já passou a hora da escola se reinventar.

Uma ligação. Uma certeza: a escola está na UTI

Recentemente recebi uma ligação da professora do meu filho por conta de um bilhete que coloquei na agenda relatando que ele esquecia com frequência o livro na escola e não conseguíamos realizar as tarefas. No decorrer da conversa, aproveitei para perguntar como ele tinha se saído em sua primeira prova - ele tinha 6 anos na época. A professora prontamente me contou que ele é uma criança muito rápida, inteligente, e que, apesar de toda a sua agitação, foi muito bem, antes mesmo dela terminar de entregar a prova à turma - o combinado foi que eles fariam a prova juntos – , ele já tinha terminado.

Não preciso contar o que aconteceu, não é? Ele, como toda criança ativa, híbrida e amplamente conectada com mundo, não ficou sentado em sua cadeira esperando os outros terminarem. Levantou-se e foi conversar com seus colegas. Porém, era o momento da prova e ele atrapalhou a dinâmica da turma. Nesse instante, interrompi a professora ao telefone e imediatamente perguntei: você tinha outras atividades preparadas para crianças que finalizavam as provas, certo? Novamente, o esperado: não, ela não tinha. Fez-se um silêncio no telefone, respirei fundo e disse: sugiro que das próximas vezes que precisar que ele fique sentado, quieto e concentrado lhe dê tarefas. Criança que “trabalha”, não dá trabalho.

Ainda encontramos escolas que enfileiram seus mais de 35 alunos e que organizam seus projetos de trabalho por meio de aulas expositivas e provas. Já passou a hora da escola se reinventar. Por que a escola tem tanta dificuldade de inovar? Vivemos o tempo da educação 4.0, do aprender fazendo, da internet das coisas, da inteligência artificial, dos robôs e das crianças e jovens ultraconectados, autênticos, adaptáveis e extremamente criativos, que pesquisam por meio de vídeos no youtube, vivem num mundo sem fronteiras geográficas, usam Uber e Airbnb.

A escola para essa geração precisa ser um espaço vivo, colaborativo, que valorize o seu protagonismo e lhe proporcione experiências valorosas de vida e de aprendizado. O professor precisa ser um tutor que guie o aluno pelas trilhas personalizadas que promoverão seu aprendizado. As metodologias devem ser ativas, com estratégias que desenvolvam a integralidade do estudante. A avaliação, uma ferramenta que oriente o professor, o tutor, na construção de novos caminhos e trilhas para a promulgação e valorização do aprender a aprender. Ou seja, a escola para a geração Y e Alpha precisa olhar o futuro e pensar: o que preciso desenvolver para que meus alunos sejam profissionais de sucesso daqui 20 anos?

E como estará o mundo? Os cientistas e os Jetsons nos fornecem pistas, mas não nos garantem um cenário - ou seja, estamos formando crianças para um mercado de trabalho incerto. O que dará alta para a escola da UTI? A construção de espaços inovadores que permitam o desenvolvimento da autonomia, da criticidade, da criatividade, da ética e da moral, para que lá em meados de 2034 meu filho, que a propósito tirou 10 na prova, saiba conviver em uma cidade tal qual a de Orbit City.

* Raphaela Ribas Lupion Gubert é coordenadora pedagógica das Escolas Confessionais do Sistema Positivo de Ensino no Brasil.

Fonte: Central Press



PUC Minas com inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu

Continuam abertas as inscrições para os cursos presenciais de pós-graduação da PUC Minas, com início das aulas no 2º semestre de 2019.


Redações para Olimpíada de Língua Portuguesa já podem ser enviadas

Competição recebeu mais de 170 mil inscrições em todo o país.

Redações para Olimpíada de Língua Portuguesa já podem ser enviadas

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSCar inicia seleção para o mestrado

Inscrições no processo seletivo serão realizadas de 19 de agosto a 1º de setembro.


Falconi abre vagas de estágio e trainee

Interessados devem residir nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Belo Horizonte.


Samarco abre vagas para programa de estágio

São 40 oportunidades para Belo Horizonte e para unidades em Minas e no Espírito Santo.


No Brasil, como trazer a educação do futuro para o presente?

Conhecer o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.

No Brasil, como trazer a educação do futuro para o presente?

Estrangeiros em busca de estágio

Quem vem de fora também pode exercer a atividade em nosso país!


Estudantes mineiros estão de malas prontas para competição na Rússia

WorldSkills é o maior torneio de educação profissional do mundo.


Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

Atividades fora da sala de aula melhoram a concentração e estimulam bons comportamentos.

Como escolher as atividades extracurriculares para seu filho?

Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural recebe inscrições para mestrado

As inscrições devem ser realizadas de 1º de agosto a 1º de setembro.


O autoconhecimento na atuação do professor

Como conhecer a si mesmo e aos outros e, a partir disso, gerar conexões poderosas e obter bons resultados?

O autoconhecimento na atuação do professor

UFSCar promove seleção para ingresso no curso de Música

Licenciatura é ofertada na modalidade presencial no Campus São Carlos.