Portal O Debate
Grupo WhatsApp

FBI adverte sobre golpes em busca de empregos

FBI adverte sobre golpes em busca de empregos

19/02/2022 Vivaldo José Breternitz

Os golpistas invadem páginas de empresas onde postam anúncios falsos.

FBI adverte sobre golpes em busca de empregos

O Internet Crime Center (IC3) do FBI está alertando que golpistas estão explorando fraquezas de verificação em sites focados em empregos para postar anúncios falsos que lhes permitem roubar informações pessoais e dinheiro de candidatos a emprego. Cada vítima desses anúncios perde em média US$ 3 mil.

Os golpistas invadem páginas de empresas em sites como Linkedin, por exemplo, ou até mesmo sites das próprias empresas, onde postam anúncios falsos que aparecem ao lado anúncios verdadeiros postados pela empresa, dificultando que os anúncios falsos sejam detetados.

O LinkedIn, de propriedade da Microsoft, publicou recentemente mais uma versão de seu Transparency Report, referente ao primeiro semestre de 2021. O relatório afirma que suas defesas automatizadas bloquearam 11,6 milhões de contas falsas provavelmente usadas para golpes; cerca de 85 mil outras contas foram bloqueadas depois de denúncias de usuários.

De acordo com o FBI, os golpistas também replicam anúncios de empregos legítimos, alterando as informações de contato e publicando-os em outros sites -- dessa forma, as respostas são enviadas aos criminosos.

Em alguns casos, os golpistas usam nomes e cargos de funcionários reais da empresa nos anúncios falsos e usam essas identidades durante o processo de entrevista e contratação.

O FBI diz que os golpes de emprego falsos são antigos, mas com o aumento do uso de aplicativos de recrutamento e teleconferência durante os processos de recrutamento e seleção, as fraudes ficam facilitadas.

As vítimas geralmente recebem ofertas de trabalho e passam por entrevistas virtuais, terminando por receber um contrato de trabalho falso para assinatura, sendo também orientados a enviar dados sobre carteiras de motorista, números de seguro social, contas bancárias e cartões de crédito -- essas informações podem ser usadas para diversos tipos de fraude.

Também são solicitadas a pagar antecipadamente por verificações de antecedentes, treinamento e material de trabalho, sendo informadas de que serão reembolsadas em seu primeiro pagamento. Depois do pagamento, os golpistas desaparecem.

Evidentemente fica claro que golpes como estes serão aplicados por aqui, se é que já não estão sendo. Desconfiar sempre deve ser a regra!

* Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é consultor de empresas.

Para mais informações sobre Empregos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Imprensa Viveiros



Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Kanban ainda é pouco explorado, mas pode revolucionar o cotidiano das empresas

Como trazer soluções efetivas em condições de fluxo de atividade em escala?

Kanban ainda é pouco explorado, mas pode revolucionar o cotidiano das empresas

Por que brasileiros são escolhidos para cargos de chefia em outros países?

Desde janeiro, executivos brasileiros têm assumido cargos globais em companhias multinacionais, inclusive nas gigantes alemãs.


Gerencianet abre vagas para diversas áreas

As oportunidades são para atuar na matriz de Ouro Preto-MG, no escritório de São Paulo ou em regime remoto.


Fintech Zoop oferece 11 vagas para trabalho remoto

Oportunidades são para a área de tecnologia.


Como escolher um bom síndico

O síndico exerce um papel fundamental dentro de qualquer condomínio. Isso porque ele é o responsável por administrar as contas conjuntas e por em prática as melhorias dos prédios.

Como escolher um bom síndico

Startup abre 50 novas vagas de tecnologia até o final do ano

Seleção para atuar na área de tecnologia vai começar por Campo Grande (MS), região com grande potencial de talentos em tecnologia.


Empregos para pessoas com mais de 60 anos

Entenda como esse fenômeno pode ser benéfico e enriquecedor para empregados e empregadores.

Empregos para pessoas com mais de 60 anos

Verisure oferece 241 vagas em abril

São 190 oportunidades para vendas e mais de 50 nas áreas administrativa e financeira.


Emprego na terceira idade? Não, na melhor idade!

As vantagens de buscar um profissional mais experiente e quais as áreas que mais contratam.

Emprego na terceira idade? Não, na melhor idade!

Deixar o emprego e iniciar um novo negócio: vale à pena? Quando é a hora?

Largar o certo pelo duvidoso requer coragem e disposição - mas, muitas vezes, traz consigo a felicidade que o profissional não encontrava no antigo trabalho.

Deixar o emprego e iniciar um novo negócio: vale à pena? Quando é a hora?

Alerta de vagas: Gateware recruta para oportunidades SAP

Empresa de tecnologia se destaca por ter 40% dos cargos ocupados por mulheres.