Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Fhemig abre processos seletivos para residência médica e outros cargos

Fhemig abre processos seletivos para residência médica e outros cargos

15/10/2020 Divulgação

Serão oferecidas 222 vagas em 22 especialidades, distribuídas em 14 hospitais da rede; e 57 vagas para outras áreas da saúde.

Vai desta sexta-feira (16/10) até o dia 4/11 o período de inscrições para dois processos seletivos da Fhemig: residência médica e em área profissional da Saúde. A novidade deste ano é que o cronograma dos dois processos ocorrerá simultaneamente, com etapas nas mesmas datas - incluindo a prova objetiva, no dia 5/12. 

O período de inscrições também será destinado ao envio de documentos, incluindo currículo, solicitação de vaga como pessoa com deficiência e solicitação de condições especiais para a realização da prova. O candidato que necessitar de isenção da taxa de inscrição terá entre os dias 16 e 19/10 para fazer a solicitação. 

Os dois processos seletivos serão executados pela Fundação de Desenvolvimento da pesquisa (Fundep). Os editais estão disponíveis no site da Fhemig. Outras informações devem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3409-4153 (disponível das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, exceto sábados, domingos e feriados). 

Vagas e especialidades

O programa de residência médica oferecerá 222 vagas em 22 especialidades (Anestesiologia, Cirurgia básica, Cirurgia de mão, Cirurgia geral, Cirurgia oncológica, Cirurgia plástica, Cirurgia torácica, Cirurgia vascular, Clínica médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Mastologia, Medicina de emergência, Medicina intensiva – entrada direta, Neurocirurgia, Neurologia, Oncologia clínica, Ortopedia e traumatologia, Pediatria, Pneumologia e Psiquiatria) e 18 áreas de atuação (Cirurgia do trauma, Emergência pediátrica, Endocrinologia pediátrica, Endoscopia em ginecologia e obstetrícia, Endoscopia respiratória, Gastroenterologia pediátrica, Infectologia pediátrica, Medicina intensiva - pré-requisito, medicina intensiva pediátrica, medicina paliativa pediátrica, neonatologia, neurologia pediátrica, pneumologia pediátrica, psicoterapia, psiquiatria da infância e da adolescência, psiquiatria forense, toxicologia e ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia). 

As vagas de residência médica estão distribuídas entre 14 unidades da Fhemig: hospitais João XXIII, Júlia Kubitscheck, Maria Amélia Lins, Infantil João Paulo II, Alberto Cavalcanti, Maternidade Odete Valadares, Eduardo de Menezes, Instituto Raul Soares e Cepai – em Belo Horizonte; Hospital Cristiano Machado – em Sabará; Hospital Regional Antônio Dias – em Patos de Minas; Hospital Regional João Penido – em Juiz de Fora; e Hospital Regional de Barbacena e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

Áreas de atuação

Já o programa de residência em área profissional da Saúde oferece 57 vagas em quatro áreas de concentração. A primeira inclui atenção em urgência e emergência para profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A segunda, atenção em saúde mental para profissionais de Enfermagem, Serviço social, Psicologia e Terapia ocupacional. O terceiro, Enfermagem obstétrica para profissionais de Enfermagem e, a quarta, Cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, para profissionais de Odontologia.

As vagas estão distribuídas entre Hospital João XXIII, Hospital Infantil João Paulo II, Instituto Raul Soares, Maternidade Odete Valadares e Hospital Júlia Kubitscheck– em Belo Horizonte, e Hospital Regional Antônio Dias – em Patos de Minas. 

Confira os links dos editais: 

Link residência médica: http://www.fhemig.mg.gov.br/ensino-e-pesquisa/processo-seletivo-residencia-medica

Link área profissional da saúde: http://www.fhemig.mg.gov.br/ensino-e-pesquisa/processo-seletivo-da-residencia-em-area-profissional-da-saude

Fonte: FHEMIG



Quem pode ser contratado como estagiário?

A contratação é voltada para estudantes. Entenda o porquê.

Quem pode ser contratado como estagiário?

Os impactos que o ensino à distância na pandemia levou para jovens em início de carreira

Especialista em capacitação profissional alerta sobre os efeitos que os últimos 17 meses remotos podem ter na vida profissional dos jovens brasileiros.

Os impactos que o ensino à distância na pandemia levou para jovens em início de carreira

Com avanço digital, profissão de corretor de imóveis cresce 60% no país

De janeiro a agosto de 2021, cerca de 2.467 novos corretores de imóveis obtiveram o registro no CRECI para atuar na profissão.

Com avanço digital, profissão de corretor de imóveis cresce 60% no país

Minas Gerais teve o segundo melhor saldo de emprego no acumulado de 2021

Serviço e indústria somaram mais da metade do saldo gerado pelos pequenos negócios mineiros nos quatro primeiros meses do ano.

Minas Gerais teve o segundo melhor saldo de emprego no acumulado de 2021

Luandre tem 500 vagas para auxiliar de operações em Contagem

A Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, tem 500 vagas abertas para auxiliar de operações, em Contagem, Minas Gerais.


Startup de viagens corporativas abre 20 vagas em Minas Gerais

A perspectiva é que a travel tech Onfly termine 2021 com uma movimentação de R$ 40 milhões e R$ 1 bilhão transacionado em 2024.


Grupo Ri Happy abre mais de 100 vagas temporárias em Minas Gerais

Varejista de brinquedos anuncia contratação para o período do Dia das Crianças em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Pouso Alegre e Uberlândia.


Precisamos ensinar a pescar e ir além

Ao ler um artigo assinado pelo Dep. Alexis Fonteyne, resolvi escrever este texto usando, inclusive, partes da publicação.

Precisamos ensinar a pescar e ir além

Empresa de tecnologia abre mais de 300 vagas em todo o Brasil

Oportunidades de trabalho são voltadas a engenheiros, contadores, profissionais da área Comercial e Recursos Humanos.


Mercado Livre contratará mais de 6 mil pessoas até o final de 2021

Em abril, a empresa superou as expectativas de contratar em 2021 a soma de 12 mil funcionários.

Mercado Livre contratará mais de 6 mil pessoas até o final de 2021

Maioria dos estudantes universitários brasileiros busca por vagas de trabalho remoto

Pesquisa Universum, realizada com 32 mil estudantes universitários em 2021, revela que para 83% dos entrevistados a modalidade de home office é mais atrativa.

Maioria dos estudantes universitários brasileiros busca por vagas de trabalho remoto

Mercado de trabalho: adesão ao modelo híbrido ou retorno ao presencial?

Impacto da pandemia no mercado de trabalho possibilitou que empresas testem novos formatos de trabalho, que devem se manter no longo prazo.

Mercado de trabalho: adesão ao modelo híbrido ou retorno ao presencial?