Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Mais Médicos abre mil vagas para brasileiros

Mais Médicos abre mil vagas para brasileiros

08/11/2016 Da Redação

Ministério da Saúde anuncia mil vagas para brasileiros no programa Mais Médicos.

Mais Médicos abre mil vagas para brasileiros

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (8) a abertura de mil vagas para profissionais brasileiros no âmbito do programa Mais Médicos.

A proposta é ampliar a participação de brasileiros na iniciativa por meio da substituição de médicos cubanos que participam do programa por meio de acordo de cooperação com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas).

De acordo com a pasta, das 1 mil vagas em 462 municípios, 838 estão ocupadas atualmente por profissionais cubanos e 166 são relativas à reposição de desistentes. O edital deve ser lançado na próxima sexta-feira (11).

A meta do governo é substituir um total de 4 mil médicos cooperados por profissionais brasileiros no prazo de três anos, reduzindo de 11,4 mil para 7,4 mil o número de participantes cubanos. Parte da estratégia adotada, segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, é ofertar vagas em locais que estão entre as opções mais escolhidas pelos candidatos nas últimas seleções e que, atualmente, são ocupadas por cubanos.

Para Barros, a possibilidade de que o médico brasileiro possa ficar em um local em que tem mais interesse contribui para a fixação do profissional no programa e, portanto, para que ele permaneça o máximo de tempo possível no município. "É esse o espírito da medicina da família", avaliou.

O ministro lembrou que o Mais Médicos foi criado com uma proposta de três pilares: convênios, formação de novos profissionais por meio da abertura de cursos e ampliação da residência médica. "Nossa visão de médio prazo é que, ao final, teremos oferta de médicos brasileiros para ocupar essas vagas", completou.

O edital
Neste primeiro edital, a maioria das vagas se concentra em capitais, regiões metropolitanas e municípios com mais de 250 mil habitantes.

Outra novidade, segundo a pasta, é que o médico terá 15 dias para permutar sua vaga com outro profissional selecionado. Com isso, o governo espera que os candidatos tenham mais uma chance de garantir a atuação onde desejam.

As inscrições serão realizadas entre 20 de novembro e 23 de dezembro. As vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros com atuação no país serão ofertadas a brasileiros formados no exterior.

A previsão do ministério é que, a cada três meses, um novo edital seja publicado com novas vagas para o Mais Médicos.

Números
Atualmente, dos 18.240 médicos participantes do programa, 5.274 são formados no Brasil (29%), 1.537 têm diplomas do exterior (8,4%) e 11.429 fazem parte do acordo de cooperação com a Opas (62,6%). Mais de 63 milhões de famílias, de acordo com o governo, são assistidas por esses profissionais.

Renovação

Em setembro, legislação aprovada pelo Congresso Nacional permitiu a prorrogação, por mais três anos, da atuação de médicos estrangeiros no Mais Médicos. Com isso, quase 90% dos profissionais intercambistas selecionados por edital e que participam do programa optaram por permanecer na iniciativa.

Fonte: Agência Brasil



O que sua Profissão vai ser quando você crescer?

Uma pergunta interessante que sempre fazemos às crianças é “o que você vai ser quando crescer?”


O mercado de trabalho depois do câncer de mama

O câncer ainda é visto, de maneira geral, como sinônimo de grande adversidade para muitas pessoas.


A Lei da Liberdade Econômica e seus impactos trabalhistas e previdenciários

Com o fim do antigo Ministério do Trabalho e Emprego, que foi aglutinado pelos Ministérios da Economia, Justiça e Cidadania.


Uber lança versão para vagas temporárias

O aplicativo está disponível por enquanto apenas em Chicago.

Uber lança versão para vagas temporárias

Varejo e serviços devem abrir mais de 100 mil vagas para o fim de ano

Pesquisa mostra que 52% criarão postos de trabalho para temporários, sendo que em 40% dos casos há planos de efetivar o colaborador

Varejo e serviços devem abrir mais de 100 mil vagas para o fim de ano

Geração de empregos pelos pequenos negócios revela melhor agosto em cinco anos

Levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do Caged, apontam que das 121 mil vagas abertas no mercado de trabalho, mais de 95 mil foram nas micro e pequenas empresas.

Geração de empregos pelos pequenos negócios revela melhor agosto em cinco anos

Triângulo Mineiro vai receber a maior empresa de celulose do mundo

Empreendimento, que teve licença de instalação liberada pelo Copam, vai gerar 6 mil empregos até 2022.

Triângulo Mineiro vai receber a maior empresa de celulose do mundo

Feira Virtual com mais de 30 mil vagas de emprego em todo o Brasil

A 2ª edição do evento contará com a participação de grandes empresas que buscam profissionais para atuação em diversas áreas.


O que é preciso para trabalhar em uma startup?

O número de startups no Brasil não para de crescer.

O que é preciso para trabalhar em uma startup?

Sebrae mapeia cinco dicas para contratar funcionários

Entre as principais recomendações, pelo menos duas são essenciais: não contrate quem você não pode demitir e verifique o perfil do profissional.

Sebrae mapeia cinco dicas para contratar funcionários

O estágio insere o jovem no mercado

A atividade proporciona o primeiro contato do estudante com o mundo corporativo.


4 dicas para alcançar a qualidade de vida no trabalho

Como alcançar a qualidade de vida exercendo suas funções cotidianas?

4 dicas para alcançar a qualidade de vida no trabalho