Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que realmente importa num currículo para o primeiro emprego?

O que realmente importa num currículo para o primeiro emprego?

24/09/2018 Da Redação

Crie um currículo bem completo e conquiste sua primeira vaga no mercado de trabalho.

O que colocar no currículo para primeiro emprego? Esta deve ser a grande dúvida que surge para a maioria das pessoas.

Isso porque, como é o primeiro emprego supo?-se que não houve outras experiências profissionais. Mas não se preocupe tanto, pois mostraremos quais informações devem constar e quais são interessantes serem colocadas para evidenciar melhor as suas qualidades.

Começaremos por quais itens precisam estar descritos no currículo. Acompanhe!

O que não pode faltar no currículo?

Algumas informações são essenciais e por isso precisam ser informadas. Abaixo, destacamos algumas delas.

Dados pessoais
É necessário constar os seus dados, por isso coloque o seu nome, endereço e contato (número de telefone e e-mail). Com esses itens já é possível identificá-lo e contatá-lo.
Não há a necessidade de colocar outras informações, como estado civil, número de filhos ou número de documentos pessoais.

Educação e formação
Nesta área, a formação deve ser colocada em ordem decrescente, da mais recente para a mais antiga. Procure colocar o nome do curso e da instituição e a data de início e fim.
Se tiver alguma disciplina relevante para a vaga que está se candidatando, saliente ela. Assim, mesmo que seja o primeiro emprego é possível mostrar que já tem algum conhecimento prévio.

Idiomas
Coloque o(s) idioma(s) que você sabe falar, principalmente quando a empresa, na qual a vaga está disponível, é de outro país ou tenha filiais em países que falem uma língua diferente da sua. Dessa forma, você mostra que, apesar de não ter experiências em empregos anteriores, já sabe um idioma diferente da sua língua natal.

Experiência profissional
Nessa parte, se você não teve nenhum tipo de emprego, nem aqueles de temporada, escreva que não teve a primeira oportunidade e está em busca de seu primeiro emprego. Não invente trabalhos que nunca teve, apenas para preencher espaço.

Aptidões
Aqui é um local para colocar todas as suas habilidades que são relevantes para a vaga em questão. Por exemplo, caso a vaga seja para social media e você já tenha feito algum curso de photoshop ou tenha aprendido de forma independente a utilizar outras ferramentas que serão utilizadas no dia a dia desta área, coloque elas nessa parte.

Vale também colocar aptidões sociais e organizacionais, como se você é extrovertido, comprometido, responsável, proativo, pontual, dinâmico, capacidade de comunicação, consegue trabalhar sobre pressão, entre outros. Dessa forma, o recrutador já vai conseguir traçar um perfil prévio de você.

Informações adicionais

Aqui podem ser colocadas as informações que não se encaixaram nas opções anteriores, mas procure não se estender demais, seja objetivo. Por exemplo, se você participou de oficinas, workshops, fez voluntariado ou alguma outra atividade que tenha relação com a vaga e seja importante ser comentada, descreva-a neste espaço.

Destaque atividades ou premiações

Falando em informações adicionais, elas são importantes para que a pessoa que analisar o seu currículo já possa traçar um perfil seu com mais exatidão. Abaixo, confira o que cada atividade extra pode falar sobre você:

1) destaque em matéria da faculdade: se a matéria é relacionada à vaga, você demonstra que tem habilidade e gosta do assunto;
2) disciplinas optativas: ainda relacionado com a faculdade, ao cursar disciplinas optativas que também tenham relação com a vaga, faz com que você demonstre que fez isso para se aprofundar mais no assunto ou para se preparar melhor para o mercado de trabalho;
3) voluntariado: se você participou de voluntariado, equipe de esportes ou outra atividade em grupo, vale muito a pena a inserção dessas atividades no currículo. Isso mostra que você pode ter desenvolvido algumas competências, como liderança, trabalho em equipe, entre outras. O que pode ser ótimo para a vaga que está concorrendo;
4) empresa júnior ou centro acadêmico: você foi membro do centro acadêmico ou participou de empresa júnior? Então, descreva qual função desempenhou e por quanto tempo.

Essas experiências mostram que você é proativo e já precisou ser responsável e ter disciplina.

Então, mesmo que não tenha tido uma experiência profissional, é possível mostrar que você tem qualidades e conhecimentos que podem fazer com que consiga o primeiro emprego. Mas seja objetivo ao escrever cada uma dessas atividades.

Dicas importantes sobre o currículo

Já falamos sobre o que precisa ter em um currículo e quais outras atividades podem ser colocadas nele para mostrar que você tem um certo conhecimento na área pretendida.

Agora, vamos ver algumas dicas importantes sobre o currículo, que podem colocar tudo a perder.

Não invente
De maneira alguma coloque informações falsas para ter o que dizer ou mostrar, principalmente no campo de experiências profissionais. Por mais que você não tenha uma experiência, afinal é o primeiro emprego, inventar que já trabalhou em alguma empresa pode ser prejudicial para você. O mesmo vale para os outros itens. Então, coloque apenas informações verdadeiras e de maneira objetiva.

Utilize currículo europeu
Caso você não trabalhe com áreas mais artísticas e visuais, como design, marketing, comunicação ou artes, opte por um modelo padrão de currículo. Assim, é possível evitar informações em excesso.

Porém, se você é de algumas das áreas citadas acima, procure criar um currículo que tenha elementos visuais, com cores e formas. Mas sem exagerar, pois o mais importante são as informações sobre você e suas experiências.

Tome cuidado com a fotografia
É importante que a fotografia do seu currículo seja o mais profissional possível. Nada de colocar uma foto em que estava numa balada, festa ou em lazer com amigos e família. 
Procure vestir uma roupa social e tire uma foto mais séria. Assim, você também passa seriedade e profissionalismo, não só por meio das palavras, mas por sua foto.

Essas foram as dicas sobre como montar um currículo para primeiro emprego. 



Instituto é criado para incentivar o empreendedorismo

Iniciativa foi idealizada por 34 empreendedores de renome nacional e visa ajudar jovens e estudantes carentes


Está procurando emprego? Cuidado com as mensagens de phishing

De acordo com relatório da Kaspersky, a procura por emprego pode ter colocado muitos pessoas como alvo de esquema sofisticado de roubo de dinheiro.

Está procurando emprego? Cuidado com as mensagens de phishing

Petz prevê abertura de 500 vagas este ano

Profissionais para atuar em banho e tosa no setor de estética estão entre os mais procurados pela rede de pet shop.


Efetivação de estagiários: quando deve ocorrer?

Encerramento do contrato com o estudante ainda gera dúvidas entre os gestores.

Efetivação de estagiários: quando deve ocorrer?

Setores de drones e geotecnologias esperam gerar 100 mil empregos

Os dois setores movimentarão no Brasil em 2019, R$ 1,5 bilhões

Setores de drones e geotecnologias esperam gerar 100 mil empregos

Censo 2020 vai contratar 234 mil trabalhadores temporários

A contratação dos profissionais depende de aprovação prévia em processo seletivo simplificado

Censo 2020 vai contratar 234 mil trabalhadores temporários

Empresas são obrigadas a contratar estagiários?

Entenda as regras impostas por lei para a atividade voltada aos estudantes.

Empresas são obrigadas a contratar estagiários?

Idosos ganham mais espaço no mercado de trabalho

Experiência, força de vontade e disposição são algumas das características desses profissionais que estão despertando interesse das empresas.

Idosos ganham mais espaço no mercado de trabalho

Petrobras abre inscrições para novo programa de estágio

São 72 vagas em diversas áreas de níveis superior e médio (técnico).


Mercado brasileiro fecha 43 mil empregos formais em março

Em fevereiro, o saldo havia ficado positivo, com 173.139 admissões

Mercado brasileiro fecha 43 mil empregos formais em março

Emprego no setor da construção civil em Minas cresce quase 90%

No primeiro bimestre de 2019, já foram criadas 7.800 novas vagas

Emprego no setor da construção civil em Minas cresce quase 90%

Autistas podem ser empregados exemplares

Trabalhadores com autismo costumam se destacar pelo alto grau de lealdade e dedicação.

Autistas podem ser empregados exemplares