Ouvir e humanizar são os caminhos da nova liderança, afirmam especialistas
Ouvir e humanizar são os caminhos da nova liderança, afirmam especialistas
O bom líder precisa inovar, aprender, abrir espaços e ampliar pontos de vistas.
No dicionário, líder é sinônimo de cabeça, chefe, dirigente, superior, maioral, mestre, patriarca. Nas empresas modernas, os sinônimos precisam urgentemente ser atualizados. Especialistas em gestão apontam que, cada vez mais, a liderança deixa de ser autoritária e unilateral para dar espaço a coordenadores que utilizam a humanização, a conexão e a comunicação como suas principais ferramentas de trabalho. A palavra-chave para um bom líder é, sobretudo, ouvir, afirmam as especialistas.
Pesquisa da universidade PUC/MG com 500 grandes empresas brasileiras, divulgada em março deste ano, mostra que o Brasil enfrenta uma crise de gestão corporativa, já que 75% dos executivos entrevistados ainda se julgam “superpoderosos” e promovem gestão autocrática, sem espaço para a colaboração dos liderados.
A especialista em comunicação e professora Vivian Rio Stella garante que esse formato de liderança é oposto do ideal. Segundo ela, o líder contemporâneo forma sucessores, desenvolve talentos, gera resultados, cria espaços de troca, inovações e contribuição. A especialista em Segurança Psicológica, Patricia Ansarah, acrescenta que líder é alguém que facilita as relações, direciona o alcance das metas com clareza de papéis e responsabilidades.
“O líder que está num palco, arrastando multidões já não faz mais sentido na gestão moderna, e sim o líder que constrói conexões, abre espaços e inspira pelo exemplo”, diz Vivan. Segundo Patrícia, o comandante do time deve saber configurar as relações no trabalho e dar espaço igualitário a todos os membros da equipe para ampliar pontos de vistas e tomar decisões mais inteligentes.
Ouvir e perceber
As especialistas afirmam que saber ouvir e aprender são características fundamentais da nova liderança, estimulando a humanização das relações de trabalho. “O líder contemporâneo precisa saber ouvir, estar disponível para falar de seus erros e aprendizados, ter uma comunicação direta, precisa saber estabelecer limites, dar feedbacks com foco no aprendizado e estabelecer relações seguras onde a confiança prevaleça”, afirma Patrícia.
Vivian comenta que se pudesse dar uma única dica de liderança de sucesso nos dias atuais seria ouvir. “O gestor precisa ouvir não só com os ouvidos, mas perceber o ambiente, participar das atividades da organização, circular por diferentes setores, falar com diferentes pessoas. É uma forma de exercer uma liderança mais humanizada e menos no pedestal”, acrescenta Vivian.
Fonte: Betini Comunicação