Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pandemia vem mudando a forma das empresas contratarem

Pandemia vem mudando a forma das empresas contratarem

05/08/2020 Divulgação

Situação de distanciamento social causada pela pandemia de covid-19 exige que profissionais que buscam recolocação estejam preparados para entrevistas online.

Pandemia vem mudando a forma das empresas contratarem

A pandemia veio, definitivamente, para mudar muitos processos nas empresas. E, além do home office, cada vez mais incorporado à rotina das companhias, as novas tecnologias começam a ser agregadas a muitos processos no mundo corporativo a ponto de até mesmo o recrutamento e a seleção de pessoas serem feitos à distância.

Se antes as seleções online eram menos utilizadas pelas empresas, hoje em dia elas já respondem por aproximadamente 20% do total de contratações, segundo dados divulgados por entidades do setor de Recursos Humanos. E a tendência é de crescimento, com cada vez mais empresas – especialmente as grandes e médias – utilizando, em alguma medida, essa forma de seleção.

Recursos como chamadas de vídeo e conferência através de aplicativos, estão sendo cada vez mais utilizados nas entrevistas. Como benefício, as empresas e os candidatos economizam tempo e dinheiro, além de aumentar significativamente o raio de captação dos talentos.

A psicóloga Thaís Alves, especialista em psicologia organizacional e do trabalho e sócia da Core, ressalta que utilizar as novas tecnologias nos processos de seleção, especialmente nas fases iniciais, pode ser considerado uma tendência.

A empresa realiza testes online para processos de seleção. “É mais comum que as fases finais sejam presenciais, mas, nas fases iniciais, essa tem sido uma tendência no mercado”, conta. “Como o recrutamento por vídeo é um processo mais rápido, o setor de RH poderá entrevistar um número maior de candidatos e, depois, escolher aqueles que mais se encaixam no perfil da vaga, para uma entrevista presencial”, ressalta.

A psicóloga salienta ainda que, embora o processo seja online, os critérios de avaliação não são diferentes das entrevistas presenciais. “Entrevistar candidatos por vídeo é uma forma de agilizar o recrutamento e seleção de pessoas. Os recrutadores podem avaliar os mesmos critérios que utilizariam em uma entrevista convencional, com a qualidade das respostas, segurança na fala e até mesmo a linguagem corporal”, conta.

Fonte: Sky Comunicação



Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Kanban ainda é pouco explorado, mas pode revolucionar o cotidiano das empresas

Como trazer soluções efetivas em condições de fluxo de atividade em escala?

Kanban ainda é pouco explorado, mas pode revolucionar o cotidiano das empresas

Por que brasileiros são escolhidos para cargos de chefia em outros países?

Desde janeiro, executivos brasileiros têm assumido cargos globais em companhias multinacionais, inclusive nas gigantes alemãs.


Gerencianet abre vagas para diversas áreas

As oportunidades são para atuar na matriz de Ouro Preto-MG, no escritório de São Paulo ou em regime remoto.


Fintech Zoop oferece 11 vagas para trabalho remoto

Oportunidades são para a área de tecnologia.


Como escolher um bom síndico

O síndico exerce um papel fundamental dentro de qualquer condomínio. Isso porque ele é o responsável por administrar as contas conjuntas e por em prática as melhorias dos prédios.

Como escolher um bom síndico

Startup abre 50 novas vagas de tecnologia até o final do ano

Seleção para atuar na área de tecnologia vai começar por Campo Grande (MS), região com grande potencial de talentos em tecnologia.


Empregos para pessoas com mais de 60 anos

Entenda como esse fenômeno pode ser benéfico e enriquecedor para empregados e empregadores.

Empregos para pessoas com mais de 60 anos

Verisure oferece 241 vagas em abril

São 190 oportunidades para vendas e mais de 50 nas áreas administrativa e financeira.


Emprego na terceira idade? Não, na melhor idade!

As vantagens de buscar um profissional mais experiente e quais as áreas que mais contratam.

Emprego na terceira idade? Não, na melhor idade!

Deixar o emprego e iniciar um novo negócio: vale à pena? Quando é a hora?

Largar o certo pelo duvidoso requer coragem e disposição - mas, muitas vezes, traz consigo a felicidade que o profissional não encontrava no antigo trabalho.

Deixar o emprego e iniciar um novo negócio: vale à pena? Quando é a hora?

Alerta de vagas: Gateware recruta para oportunidades SAP

Empresa de tecnologia se destaca por ter 40% dos cargos ocupados por mulheres.