Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quem pode ser contratado como estagiário?

Quem pode ser contratado como estagiário?

23/09/2021 Carlos Henrique Mencaci

A contratação é voltada para estudantes. Entenda o porquê.

Quem pode ser contratado como estagiário?

O cenário da empregabilidade jovem é um desafio para o Brasil. Isso porque, embora a contribuição dos mais novos para o desenvolvimento da sociedade possa ser gigantesca, ainda há uma disparidade na oferta de vagas profissionais para essa parcela. Justamente nesse contexto, o estágio serve de grande ajuda para a nação. 

Situação complicada

Para se ter uma ideia, segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no segundo trimestre de 2021, o desemprego da população ficou em 14,1%. Contudo, quando analisamos o recorte por faixa etária, vemos a realidade mais desafiadora para a juventude. 

Cerca de 29,4% de quem tem entre 18 e 24 anos está sem ocupação, de acordo com o último levantamento, ou seja, a falta de oportunidades chega a dobrar para esse grupo. Sendo assim, os desafios para os millennials e a Geração Z se desenvolverem e se tornarem economicamente ativos são gigantescos.  

A crise do coronavírus impactou duramente o desenvolvimento nacional. Contudo, com os planos de vacinação avançando, empresas têm retomado o otimismo e aberto suas portas para novas contratações. Nesse momento, é preciso investir na força dos estudantes. 

O melhor meio para isso é com o estágio. Afinal, esse estilo de admissão não gera vínculo empregatício, isentando as contratantes dos encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias e verbas rescisórias. Contudo, essa nem é a maior vantagem ao abrir vagas desse tipo .

Quem pode estagiar

Segundo a Lei 11.788/2008, só pode estagiar quem estiver estudando e já completou, ao menos, 16 anos. Vale quem é matriculado no nível médio, superior, técnico ou nos dois anos finais do fundamental pela Educação de Jovens e Adultos - EJA.  

Com isso, os estagiários, dentro dos times, contribuem com conhecimentos atualizados aplicados em sala de aula e acrescentam às companhias a inovação e até mesmo modernização de processos. Contar com essa força é essencial, principalmente por conta de sua disposição em aprender e ajudar na superação de desafios. 

Esse modelo é a grande chance de ingresso de muitos brasileiros ao mercado de trabalho. A partir daí, eles podem construir trajetórias de sucesso, evoluindo, profissional e economicamente, para contribuírem tanto para o cenário educacional do país, quanto o social e financeiro. 

Nossa nação tem uma grande capacidade de resiliência e o momento atual pede atenção à juventude. Portanto, fica o apelo aos empreendimentos de todos os estados: abram suas portas para os estudantes, afinal, todos os lados têm muito a ganhar com essa atitude inteligente. 

* Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios.

Para mais informações sobre Estagiário clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Abres



Empresas têm vários incentivos para contratar estagiários

Legislação garante praticidade na hora de recrutar.

Empresas têm vários incentivos para contratar estagiários

Empregados com contratos suspensos na pandemia receberão 13º salário integral?

Chegando o fim do ano, uma preocupação das empresas é com o pagamento do 13º salário. Mas como fica a definição do valor a ser pago em 2021 em casos de suspensão e redução do contrato de trabalho?


CBMM abre inscrições para seu Programa de Trainees

Programa de desenvolvimento será focado na formação dos próximos profissionais e líderes da Companhia e está em busca de pessoas com as competências do futuro.


Especialista ensina como identificar um mentiroso

Entrevistador forense dá dicas de como descobrir uma mentira por meio da expressão corporal.


Brasil cria 372 mil postos de trabalho formal em agosto

No acumulado no ano, o saldo passou a somar 2.203.987 postos ocupados.

Brasil cria 372 mil postos de trabalho formal em agosto

Futurologia: como será o mundo do trabalho?

Prever como será a vida no planeta ou como estaremos daqui a 20 ou 30 anos é uma temeridade.

Futurologia: como será o mundo do trabalho?

Os impactos que o ensino à distância na pandemia levou para jovens em início de carreira

Especialista em capacitação profissional alerta sobre os efeitos que os últimos 17 meses remotos podem ter na vida profissional dos jovens brasileiros.

Os impactos que o ensino à distância na pandemia levou para jovens em início de carreira

Com avanço digital, profissão de corretor de imóveis cresce 60% no país

De janeiro a agosto de 2021, cerca de 2.467 novos corretores de imóveis obtiveram o registro no CRECI para atuar na profissão.

Com avanço digital, profissão de corretor de imóveis cresce 60% no país

Minas Gerais teve o segundo melhor saldo de emprego no acumulado de 2021

Serviço e indústria somaram mais da metade do saldo gerado pelos pequenos negócios mineiros nos quatro primeiros meses do ano.

Minas Gerais teve o segundo melhor saldo de emprego no acumulado de 2021

Luandre tem 500 vagas para auxiliar de operações em Contagem

A Luandre, uma das maiores consultorias de RH do Brasil, tem 500 vagas abertas para auxiliar de operações, em Contagem, Minas Gerais.


Startup de viagens corporativas abre 20 vagas em Minas Gerais

A perspectiva é que a travel tech Onfly termine 2021 com uma movimentação de R$ 40 milhões e R$ 1 bilhão transacionado em 2024.


Grupo Ri Happy abre mais de 100 vagas temporárias em Minas Gerais

Varejista de brinquedos anuncia contratação para o período do Dia das Crianças em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Juiz de Fora, Pouso Alegre e Uberlândia.