Pipas deixam 250 mil residências mineiras sem energia em 2018
Pipas deixam 250 mil residências mineiras sem energia em 2018
De janeiro a maio, a brincadeira causou quase 700 interrupções no sistema elétrico da Cemig.

O inverno é o período do ano mais propício para se soltar pipas – brincadeira popular entre crianças e adolescentes de todo o país – devido às características dos ventos dessa estação. Contudo, a prática deve ser acompanhada de perto pelos pais e responsáveis para não trazer riscos à segurança da população. Neste ano, até maio, essa brincadeira já foi responsável por 691 interrupções do fornecimento de energia elétrica na área de concessão da Cemig, o que prejudicou mais de 250 mil unidades consumidoras, residenciais e comerciais.
Nos primeiros cinco meses do ano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foram registrados 316 desligamentos provocados pelo contato de pipas com a rede elétrica, prejudicando quase 130 mil consumidores. O uso do cerol – mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores – é um dos principais causadores dos desligamentos, pois rompem os cabos quando entram em contato com a rede elétrica. Além disso, muitos curtos-circuitos são provocados pela tentativa de retirada de papagaios presos aos cabos.
Além dos prejuízos causados pela falta de energia, a Cemig também alerta para os riscos à segurança que as pipas podem trazer quando construídas com materiais perigosos. Segundo dados do Hospital João XXIII de Belo Horizonte, somente em 2018, aconteceram 22 atendimentos de vítimas do cerol e da linha chilena na instituição.
Fonte: Cemig