Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Revestimento solar colorido de Dubai chega ao Brasil

Revestimento solar colorido de Dubai chega ao Brasil

17/06/2019 Da Redação

Dubai tem metas audaciosas: gerar 25% de sua energia a partir de fontes limpas até 2030 e 75% até 2050, o equivalente a 42 mil megawatts.

Revestimento solar colorido de Dubai chega ao Brasil

No Brasil, uma solução de Sistemas Fotovoltaicos Integrados criada pela Swissinso SA e licenciada para Emirates Insolaire já está na fase final de homologação junto ao Inmetro, passando por testes de laboratório no Instituto de Energia e Ambiente (IEE), da Universidade de São Paulo.

Trata-se do Kromatix – um vidro solar colorido para revestimento de fachadas. Além de gerar energia a partir de uma fonte renovável com alta eficiência, proporciona um revestimento estético e perfeitamente integrado à edificação. A tecnologia permite tanto o armazenamento da energia em baterias solares, como a utilização interligada à rede local de fornecimento.

Dois projetos já estão confirmados no Brasil. O primeiro deles é a fachada do escritório da divisão da Fortlev Solar, em Vitória (ES), e o segundo é um edifício comercial em Curitiba (PR). Segundo Rogério Duarte, executivo para a América do Sul, Central e Caribe da SwissInso S.A., responsável pelo produto, outras dezenas de projetos já estão em negociação, entre eles, um de grande visibilidade em São Paulo.

A estimativa é atingir no Brasil um volume de vendas de 40 mil m², até 2022, o que representa um faturamento de US$ 21 milhões. “O Brasil pode se tornar um dos principais mercados para o Kromatix por ser um país com grandes metrópoles, que não têm espaços para implantação de usinas em solo, além de haver grande interesse do segmento da construção civil em entregar edificações com elevadas pontuações para a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)”, afirma Duarte.

O Kromatix é um material de acabamento da construção civil com extrema qualidade e elegância, provando que, ao invés de se ter uma fachada passiva e que nunca trará retorno do investimento, agora é possível proporcionar uma fachada mais bonita, que produz energia com alta eficiência, com uma pequena diferença de custo que é amortizada rapidamente entre 4 a 8 anos.

Em breve, teremos como norma na construção civil o conceito de geração e armazenagem de energia de fonte renovável oriunda das paredes das edificações.

A Emirates Insolaire é uma joint venture entre a SwissInso, que desenvolveu a tecnologia mundialmente patenteada do Kromatix, e a Dubai Investments.

Fonte: Millerbaum Comunicação



Investimento em energia limpa atinge menor patamar desde 2013

Os três maiores mercados globais em energia limpa diminuíram investimentos em 2019

Investimento em energia limpa atinge menor patamar desde 2013

Energia residencial fica mais cara em julho

Bandeira tarifária amarela se deve por julho ser período típico da seca nas principais bacias hidrográficas do país

Energia residencial fica mais cara em julho

Planejamento da Expansão e Leilões Regulados

Este curso tem por objetivo proporcionar um panorama sobre os desafios do planejamento da expansão do setor elétrico, com enfoque nos leilões de energia do Ambiente de Contratação Regulada e nos leilões de transmissão.


Nas festas juninas todo cuidado é pouco

Uma das festividades mais populares do Brasil, os “arraiás juninos” tradicionalmente são os que mais deixam as ruas ornamentadas.

Nas festas juninas todo cuidado é pouco

Oportunidades de negócios no mercado energia

FIEMG realiza workshop gratuito sobre mercado livre de energia. Inscrições abertas.


Redução de gastos na conta de luz pode chegar a 95% com energia solar

O País possui 71.701 sistemas fotovoltaicos conectados à rede, trazendo economia e sustentabilidade ambiental a 88.741 unidades consumidoras.


A crise energética na Venezuela e as consequências para o Brasil

O estado de Roraima é afetado diretamente pelos sucessivos apagões que afetam a Venezuela, já que grande parte da energia consumida no estado é proveniente do país vizinho.


Energia solar fotovoltaica: a próxima onda do mercado livre de energia

A estimativa é de que a fonte ultrapasse a marca de 3.000 MW ainda em 2019.

Energia solar fotovoltaica: a próxima onda do mercado livre de energia

Contas da Cemig terão reajuste médio de 8,73%

Para clientes residenciais, impacto na conta de luz será de 6,93%

Contas da Cemig terão reajuste médio de 8,73%

Um perigo constante: acidentes com celulares e dispositivos móveis

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos de Eletricidade (Abracopel), em 2018 foram registrados 41 acidentes com celulares no Brasil, que resultaram em 23 mortes.

Um perigo constante: acidentes com celulares e dispositivos móveis

Falta de energia elétrica pode acabar através do uso de bioprodutos

“A biomassa é uma saída muito interessante para a carência energética. Com os resíduos é possível fazer energia própria”.

Falta de energia elétrica pode acabar através do uso de bioprodutos

IX CIERTEC apresenta inovações na feira de energia

Evento reunirá empresas e especialistas para apresentar as tendências e novidades do mercado elétrico voltados à Indústria.