Webinar: Aterramento em usinas solares fotovoltaicas
Webinar: Aterramento em usinas solares fotovoltaicas
Essas e outras dúvidas frequentes sobre aterramento de usinas fotovoltaicas instaladas em solo serão esclarecidas no webinar por três especialistas.
Qual a função do aterramento em uma usina solar? Como calcular a malha de aterramento nessas instalações? As normas brasileiras cobrem esse assunto? Como deve ser feito o aterramento e a equipotencialização no lado de corrente contínua? Existe necessidade do “fio terra” no lado c.c.?
Palestrantes:
João Gilberto Cunha, engenheiro eletricista (UFU) e mestre em Engenharia Eletrônica (ITA), diretor da empresa Mi Omega, membro das comissões da ABNT responsáveis pelas normas NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão, NBR 14039 - Instalações Elétricas de Média Tensão e NBR 16384 - Segurança em eletricidade – Recomendações e orientações para trabalho seguro em serviços com eletricidade, autor de diversos artigos técnicos e livros, e palestrante com foco principal em instalações elétricas de baixa e média tensão.
Paulo Edmundo da Fonseca Freire, diretor da PAIOL Engenharia. Engenheiro Eletricista e Mestre em Sistemas de Potência pela PUC-RJ, Doutor em Geociências pela Unicamp. 40 anos de experiência em estudos e projetos de sistemas de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas para redes de energia e instalações comerciais, industriais e de transportes. Autor de mais de 30 artigos técnicos apresentados em congressos no Brasil e exterior. Contratos de consultoria com empresas do Brasil, Chile, Itália, Espanha, Alemanha e China. Serviços prestados no Brasil, Chile, Angola, Quênia e Etiópia. Membro do Cigré e IEEE.
Vinicius Ayrão, engenheiro eletricista e técnico em eletrotécnica pelo CEFET-RJ, com 20 anos de experiência em instalações elétricas de MT e BT e entrada de energia. Desde 2016 se dedica a instalações elétricas fotovoltaicas, desenvolvendo projetos de minigeração para vários empreendimentos.
Moderador:
Mauro Sergio Crestani, jornalista e editor da revista Eletricidade Moderna.
Data: 23 de julho, quinta-feira
Horário: 18 horas