Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Três receitas de Natal boas para cachorro

Três receitas de Natal boas para cachorro

17/12/2019 Divulgação

DogHero ensina a montar uma ceia completa (entrada, prato principal e sobremesa) com ingredientes que o seu cãozinho pode consumir.

Três receitas de Natal boas para cachorro

As festas de fim de ano são marcadas pela mesa farta de alimentos salgados e doces. Comidas que enchem os olhos dos cachorros (sempre atentos), mas que não podem ser consumidas por eles pelo risco de intoxicação e outros problemas de saúde. Pensando nisso, Thaís Matos, veterinária da DogHero , maior empresa de serviços para pets da América Latina que, através do site e app, conecta quem tem animal de estimação a uma comunidade de passeadores, pet sitters e anfitriões amorosos e confiáveis que hospedam em casa, separou o passo a passo de três receitas simples que os pais e mães de cachorro podem preparar para seus filhotes de quatro patas aproveitarem a ceia natalina.

As indicações são para um menu completo (entrada, prato principal e sobremesa) e envolvem apenas ingredientes que podem ser consumidos pelos cães, sem risco à saúde. Pratos práticos e saborosos para cachorro nenhum botar defeito. Lembrando que no caso de cães com restrições alimentares ou alergias é recomendável consultar o veterinário.

Confira abaixo as receitas:

ENTRADA: Patê caseiro para cachorro

Ingredientes:

Um pedaço de fígado bovino

250g de carne moída

Dois pacotes de gelatina incolor sem sabor

Água

Modo de preparo:

Primeiro, siga as instruções dadas na embalagem da gelatina comprada. Normalmente, é preciso dissolvê-la com água e levar ao fogo em seguida. Depois, bata o fígado e a carne moída no liquidificador e, então, quando eles virarem uma espécie de pasta, misture a gelatina a ela com uma colher. Coloque tudo em um pote e leve à geladeira. Em aproximadamente quatro horas, sua consistência estará menos líquida. Quando isso acontecer, o patê caseiro para cachorro já pode ser servido!

"Essa receita é uma boa alternativa para dias festivos, como os dessa temporada de fim de ano, em que você deseja oferecer algo de diferente, como forma de agrado, para seu filhote de quatro patas. Mas ele não deve substituir sua alimentação regular, ok? Em vez disso, o patê caseiro para cachorro pode ser dado em pequenas quantidades junto à ração", orienta Thaís.

A veterinária acrescenta também que não é recomendado que cães comam fígado diariamente. Por isso, o patê deve ser oferecido somente de vez em quando, como na ceia de Natal, por exemplo. "Se seu cachorro não está acostumado a comer carne com frequência, dê porções pequenas para que ele não apresente algum distúrbio gastrointestinal, a famosa dor de barriga. Cachorros com doenças hepáticas ou renais não devem receber esse tipo de comida", afirma a profissional.

Curiosidade: a gelatina sem sabor é ótima para a saúde das articulações, sendo indicada por alguns médicos veterinários como um "plus" para cães que possuem tendência a apresentar problemas como a displasia, por exemplo.

PRATO PRINCIPAL: Almôndega de carne

Ingredientes:

500g de carne moída

½ xícara de farinha de aveia

Uma pitada de sal

Um fio de azeite

Modo de preparo:

Misture a carne com o sal e a farinha de aveia até que ela ganhe uma consistência mais uniforme. Forme as bolinhas de almôndega e deixe descansar por 10 minutos. Unte uma assadeira com um fio de azeite e leve ao forno a 180ºC. O tempo de preparo vai depender principalmente do tamanho das almôndegas. Quando estiverem prontas, espere esfriar e dê ao seu cãozinho um pouco por dia como petisco ou junto à ração.

Essa receita rende várias porções. Depois de prontas, as almôndegas podem ser guardadas na geladeira por até três dias. Se seu cão é de porte pequeno, vale diminuir a receita para evitar exageros. Agora, para os grandões, pode seguir a receita com as sugestões acima.

Importante: antes de oferecer para os seus cachorrinhos alimentos que estavam guardados, verifique se os itens ainda estão com uma boa aparência e aptos para ingestão.

"Apesar de não serem mais carnívoros estritos como os gatos, os cães também gostam muito desse alimento e podem, sim, comê-lo de vez em quando. É claro que oferecer porções de carne diariamente não é muito indicado porque desbalanceia sua dieta. Mas como um agrado, vez ou outra, numa ocasião especial, como as festas de fim de ano, não há problema algum", explica Thaís.

SOBREMESA: Cupcake de banana e cenoura

Ingredientes:

1 ovo grande

1 banana

⅓ xícara de chá de manteiga de amendoim sem açúcar

1 xícara de cenoura ralada

⅓ xícara de chá de óleo vegetal

¼ xícara de chá de mel

1 xícara de chá de farinha de trigo integral

⅓ xícara de chá de farinha de aveia

¼ colher de chá de bicarbonato de sódio

Pasta de amendoim cremosa sem açúcar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno em 170° C por 10 minutos. Misture ovo, banana, cenoura, manteiga de amendoim, óleo e mel em uma tigela grande. Em outro recipiente, misture a farinha, o bicarbonato e a aveia. Misture os ingredientes úmidos e secos em uma única tigela. Preencha cada forminha de cupcake e coloque para assar por 15 a 20 minutos. Retire do forno, deixe esfriar. Desenforme cada um e finalize com a pasta de amendoim em cima do cupcake.

"Essa receita reúne ingredientes bastante nutritivos. A banana é uma fruta rica em vitaminas (A, B6 e C), fibras e minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio) e pode ser oferecida sem excesso. A farinha de aveia é uma importante fonte de fibras que auxilia o sistema digestivo e a cenoura é rica em vitamina A", explica Thaís. A veterinária reforça que nenhuma receita é recomendada para cães alérgicos ou intolerantes a um ou mais ingredientes. Na dúvida, consulte um veterinário.

Sobre a DogHero

A DogHero é a maior empresa de serviços para cães da América Latina. Pelo seu app e site, conecta pais de cachorro a passeadores e anfitriões que hospedam cães em casa. Atualmente, a comunidade de cuidadores conta com mais de 20 mil anfitriões em 750 cidades no Brasil, Argentina e México que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada. A DogHero foi fundada em 2014 por Eduardo Baer e por Fernando Gadotti.

Fonte: DogHero



Gasto anual com gatos chega a ser 178% menor que com cachorros

Atualmente, os pets fazem parte da vida de mais de 80 milhões de lares brasileiros.

Gasto anual com gatos chega a ser 178% menor que com cachorros

Páscoa: Chocolates são altamente prejudiciais à saúde dos pets

Além do símbolo da data, veterinária alerta para que tutores evitem oferecer outros alimentos típicos das celebrações familiares.

Páscoa: Chocolates são altamente prejudiciais à saúde dos pets

Uso de farelos contribui para corrigir a nutrição de bovinos

Suplementação é necessária em casos de déficit protéico e energético na dieta dos animais.

Uso de farelos contribui para corrigir a nutrição de bovinos

Dores em gatos: saiba como identificar

O hábito dos felinos esconderem sinais clínicos pode atrasar a detecção de doenças e comprometer o tratamento.

Dores em gatos: saiba como identificar

MEI representa 78% dos negócios ligados ao mercado pet

Levantamento realizado pelo Sebrae detectou que crescimento do setor tem ocorrido desde 2012.

MEI representa 78% dos negócios ligados ao mercado pet

Morte de pets reforça urgência de rever normas para transporte aéreo

No último mês dois cães morreram durante voos nacionais; transporte requer cuidados e preparação prévia.

Morte de pets reforça urgência de rever normas para transporte aéreo

Abandono de animais cresce 61%, e plataforma busca aumentar adoções

Crises financeira, econômica e sanitária após a pandemia do novo coronavírus deram luz à falta de responsabilidade das pessoas com animais de estimação.

Abandono de animais cresce 61%, e plataforma busca aumentar adoções

Saiba quais são os Direitos dos pets em caso de separação do casal

Como fica o animal numa situação de separação ou de falecimento do dono?

Saiba quais são os Direitos dos pets em caso de separação do casal

Pet Society investe R$ 35 milhões em nova fábrica e gera 200 empregos

Indústria de produtos e cosméticos para higiene e bem estar Pet constrói a fábrica mais moderna do segmento em toda América Latina.

Pet Society investe R$ 35 milhões em nova fábrica e gera 200 empregos

Como evitar que as micotoxinas interfiram na saúde e no desenvolvimento do seu cavalo

Os equinos são animais que, apesar de serem grandes e robustos, são sensíveis como qualquer outro, principalmente, às contaminações por fungos, como a micotoxina.

Como evitar que as micotoxinas interfiram na saúde e no desenvolvimento do seu cavalo

Cachorros entendem os seus donos, diz pesquisa

Você já deve ter dito muitas vezes aos amigos: “mas esse cachorro só falta falar”, não é mesmo?

Cachorros entendem os seus donos, diz pesquisa

Pets picados por abelhas precisam de socorro imediato

As abelhas fêmeas picam e deixam o ferrão na ferida

Pets picados por abelhas precisam de socorro imediato