Vínculo com pets é maior em pessoas com problemas de saúde
Vínculo com pets é maior em pessoas com problemas de saúde
Estudo envolveu 3 mil proprietários de cães e gatos de cinco países da União Europeia

A pesquisa*, encomendada pela Boehringer Ingelheim e publicada também pelo Ipsos em seu site, foi feita com proprietários de cães e gatos de cinco países da União Europeia (França, Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e Espanha), e mostrou forte vínculo emocional entre os tutores e os animais de estimação. Tais laços são ainda mais fortes e mais íntimos entre as pessoas com problemas de saúde.
O resultado da pesquisa mostra sólido vínculo emocional entre proprietários e animais de estimação. A maioria dos entrevistados se mostrou consciente do vínculo pessoa-animal e também dos benefícios mútuos proporcionados.
As principais conclusões da pesquisa são as seguintes:
- 96% dos donos de cães e 91% dos donos de gatos declararam que os animais de estimação têm impacto positivo em sua vida diária; 66% os consideram membros da família.
- Para 55% dos entrevistados, que mencionam que os animais de estimação melhoram o seu estado de saúde, os cães e gatos proporcionam mais relaxamento para sua vida e 43% dizem que a relação com os animais contribui para o aumento da prática de exercícios físicos.
- A diminuição do uso de medicamentos (relaxantes, depressivos, sedativos) faz parte da melhoria concreta ligada à posse de animais de estimação, de acordo com 7% da amostra.
- Proprietários com algum problema de saúde passam mais tempo com seu pet e estão mais envolvidos emocionalmente. Amor incondicional e confiança são citados por 80% dos entrevistados ao falar sobre o estado afetivo com seu animal de estimação.