Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Artesanato mineiro ganha espaço em duas feiras de decoração em São Paulo

Artesanato mineiro ganha espaço em duas feiras de decoração em São Paulo

07/08/2019 Da Redação

Apoiados pelo Sebrae, artesãos mineiros irão comercializar utilitários domésticos, peças decorativas e artigos religiosos.

Artesanato mineiro ganha espaço em duas feiras de decoração em São Paulo

Dezenove grupos de artesãos mineiros, apoiados pelo Sebrae Minas, irão expor e comercializar peças artesanais em duas importantes feiras do segmento de decoração da capital paulista: ABCasa Fair e no Home e Gift. Juntos os eventos, realizados em meados de agosto, irão reunir mais de 100 mil compradores entre lojistas, arquitetos, decoradores, designers e paisagistas de todo o país.

De 16 a 20 de agosto, acontece a ABCasa.  A feira semestral de negócios do setor é referência nacional em novos conceitos e tendências no mercado. No estande do Sebrae Minas, montado especialmente para divulgar o artesanato produzido no estado, estarão produtos como: miniaturas de papelão de comércios e vilas antigas, quadros bordados, releitura da arte sacra do barroco mineiro, paneleiras, bandejas caixas organizadoras de madeira, colchas e toalhas de mesa, peças decorativas e utilitários em cerâmica e esculturas em palha de milho.

 “Além de aumentar as vendas dos artesãos, a feira é uma oportunidade para que eles troquem experienciais, conheçam algumas tendências do segmento de decoração e prospectem novos clientes”, explica a analista do Sebrae Minas, Vinícius Teixeira.

Simone de Oliveira, de Carangola será uma das artesãs que participará do evento. A mineira utiliza filtros de café para produzir luminárias, uma maneira barata, lucrativa e ecologicamente correta de fazer artesanato.

Para cada luminária de aproximadamente 40 centímetros, Simone gasta nove coadores, ferro, tela galvanizada e rami (fibra vegetal). Segundo ela, a coloração dos filtros depende do tipo de café coado. Pela qualidade do produto, a artesã já foi vencedora do Prêmio Top 100 de Artesanato, premiação promovida pelo Sebrae, que destaca as 100 melhores unidades produtivas do setor artesanal no Brasil.

Já na 39ª Home e Gift, realizada de 14 a 18 de agosto, Sebrae Minas apoiará 10 artesãos que produzem, entre outros itens, tapete, jogo americano, bonecas de pano, almofadas, sousplat, vasos e esculturas de metal, guirlanda, boneca de palha, adornos de arte sacra e frutas e divinos em madeira.

Também estará expondo no espaço do Sebrae Minas, Danielle Drummond, de Belo Horizonte, que já foi convidada para participar da Maison & Objet, feira de arte e decoração realizada em Paris. A artesã, e também artista plástica e designer, faz produtos de cerâmica em alta temperatura: em formato de cubas, potes e saladeiras. As peças mesclam o rústico e o moderno, o colorido e o opaco, o liso e a textura, o brilhante e o fosco, e já são vendidos para lojistas de São Paulo, Rio de Janeiro e estados do Nordeste.



Aruba recebe atletas e torcedores para o 11º Open de Beach Tennis

Brasil é o país que mais leva jogadores e torcedores à competição.


IV Workshop de Ciência de Dados, Big Data e Analytics: inscrições abertas

As alternativas de soluções baseadas em dados já orientam as organizações mais inovadoras nas tomadas de decisões, mas não faltam desafios para transformar os ativos de dados em resultados para o negócio.  Pensando nisso, a 4ª edição do Workshop de Ciência de Dados, Big Data e Analytics reunirá profissionais, gestores de negócios e acadêmicos para […]


Iniciativas de frete verde serão tema de workshop internacional na CNT

Evento será nos dias 18 e 20 de novembro, em Brasília, e contará com especialistas da Alemanha, dos Estados Unidos, do Canadá, do Peru, do Chile, entre outros.


BH celebra o Dia Nacional do Tropeiro

No sábado dia 09 de novembro, a Rua Sapucaí recebe a 7ª edição do Circuito Sapucaí, das 12h às 20h.


Show de chorinho é destaque no Teatro Francisco Nunes em BH

A entrada é gratuita mediante a retirada de senha a partir de uma hora de antecedência.


Uberlândia recebe etapa regional de torneio de robótica

Torneio Brasil de Robótica vai reunir cerca de 200 participantes no Triangulo Mineiro.


Seminário debate o setor de reciclagem e a reforma tributária

O evento é aberto aos participantes e contará com palestras de Gesner Oliveira.


Philips promove evento sobre tendências e inovação do setor de saúde

Com o tema “Conectando os pontos de cuidado ao paciente” a 6º edição do Connect Day irá reunir os principais players e instituições de saúde da América Latina, São Paulo e Brasil.


Seminário busca o aprimoramento de informações para o setor cultural

Estão abertas as inscrições para o Seminário do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte.


Rio Delas confirma número recorde de atletas inscritas

Circuito Brasileiro de Bodyboarding no Rio de Janeiro é exclusivo para mulheres.


UFSCar sedia evento internacional de jovens pesquisadores

Jornadas devem receber cerca de 900 pessoas de seis países.


Aeroporto da Pampulha recebe corrida de rua pela primeira vez

O percurso de 7km contornará a pista de pousos e decolagens.