Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Artesanato mineiro ganha espaço em duas feiras de decoração em São Paulo

Artesanato mineiro ganha espaço em duas feiras de decoração em São Paulo

07/08/2019 Da Redação

Apoiados pelo Sebrae, artesãos mineiros irão comercializar utilitários domésticos, peças decorativas e artigos religiosos.

Artesanato mineiro ganha espaço em duas feiras de decoração em São Paulo

Dezenove grupos de artesãos mineiros, apoiados pelo Sebrae Minas, irão expor e comercializar peças artesanais em duas importantes feiras do segmento de decoração da capital paulista: ABCasa Fair e no Home e Gift. Juntos os eventos, realizados em meados de agosto, irão reunir mais de 100 mil compradores entre lojistas, arquitetos, decoradores, designers e paisagistas de todo o país.

De 16 a 20 de agosto, acontece a ABCasa.  A feira semestral de negócios do setor é referência nacional em novos conceitos e tendências no mercado. No estande do Sebrae Minas, montado especialmente para divulgar o artesanato produzido no estado, estarão produtos como: miniaturas de papelão de comércios e vilas antigas, quadros bordados, releitura da arte sacra do barroco mineiro, paneleiras, bandejas caixas organizadoras de madeira, colchas e toalhas de mesa, peças decorativas e utilitários em cerâmica e esculturas em palha de milho.

 “Além de aumentar as vendas dos artesãos, a feira é uma oportunidade para que eles troquem experienciais, conheçam algumas tendências do segmento de decoração e prospectem novos clientes”, explica a analista do Sebrae Minas, Vinícius Teixeira.

Simone de Oliveira, de Carangola será uma das artesãs que participará do evento. A mineira utiliza filtros de café para produzir luminárias, uma maneira barata, lucrativa e ecologicamente correta de fazer artesanato.

Para cada luminária de aproximadamente 40 centímetros, Simone gasta nove coadores, ferro, tela galvanizada e rami (fibra vegetal). Segundo ela, a coloração dos filtros depende do tipo de café coado. Pela qualidade do produto, a artesã já foi vencedora do Prêmio Top 100 de Artesanato, premiação promovida pelo Sebrae, que destaca as 100 melhores unidades produtivas do setor artesanal no Brasil.

Já na 39ª Home e Gift, realizada de 14 a 18 de agosto, Sebrae Minas apoiará 10 artesãos que produzem, entre outros itens, tapete, jogo americano, bonecas de pano, almofadas, sousplat, vasos e esculturas de metal, guirlanda, boneca de palha, adornos de arte sacra e frutas e divinos em madeira.

Também estará expondo no espaço do Sebrae Minas, Danielle Drummond, de Belo Horizonte, que já foi convidada para participar da Maison & Objet, feira de arte e decoração realizada em Paris. A artesã, e também artista plástica e designer, faz produtos de cerâmica em alta temperatura: em formato de cubas, potes e saladeiras. As peças mesclam o rústico e o moderno, o colorido e o opaco, o liso e a textura, o brilhante e o fosco, e já são vendidos para lojistas de São Paulo, Rio de Janeiro e estados do Nordeste.



As novidades dos veículos híbridos e elétricos que serão apresentadas no próximo mês

Os veículos elétricos se tornaram parte fundamental da discussão sobre os caminhos da mobilidade urbana no Brasil e no mundo.


Energias renováveis será um dos temas de destaque do MinasCon 2019

Especialistas irão discutir alternativas de produção de energia limpa para a construção civil.


Belo Horizonte debaterá os rumos do Brasil

O “10º Fórum Liberdade e Democracia”, que acontece em 23 de setembro, receberá nomes de peso da economia nacional, como o ministro, Paulo Guedes.

Belo Horizonte debaterá os rumos do Brasil

Advogada vai falar sobre “Práticas colaborativas e o futuro do direito de família”

Os jornais comumente têm exposto conflitos familiares em suas manchetes. O número de casais que escolhem o divórcio como saída têm aumentado.


Infraero realiza leilão de bens do Aeroporto da Pampulha em BH

Ideia é captar receitas por meio dos materiais que estão sem uso pela Infraero.


Belo Horizonte recebe 5º Encontro Nacional de Capoeira Angola

O Encontro será realizado entre os dias 18 e 22 de setembro de 2019 com seminários, oficinas e rodas de capoeiras em vários espaços da cidade.


5º Fórum de Oncologia Pediátrica traz especialistas internacionais para discutir políticas públicas na área

Evento sediará reunião global sobre iniciativa da ONU para o câncer infantojuvenil.


Evento gratuito ajuda a conhecer e aplicar inovações do Varejo 4.0

Empreendedores vão contar como transformaram mercados com novas tecnologias e foco na experiência do consumidor.


Fórum debate novas tecnologias e desafios para a instalação de antenas de celular em BH

Belo Horizonte está entre as últimas colocadas no Ranking das Cidades Amigas da Banda Larga.


CEFET-MG apresenta palestra sobre astronomia e telescópios de alta tecnologia

A palestra apresentará as inovações tecnológicas que permitem a construção dos novos telescópios ópticos.


Ativa Investimentos promove palestra gratuita “Como operar na Bolsa com Análise Técnica” em Belo Horizonte

Evento ocorre no dia 19 de setembro, no Holiday Inn; ingressos são gratuitos, mas entrada deve ser reservada com antecedência no site do Sympla.


Roberto Carlos abre data extra para show em São Paulo

Data extra do show "Só Para Mulheres", no Espaço das Américas, será no dia 22 de setembro.

Roberto Carlos abre data extra para show em São Paulo