Portal O Debate
Grupo WhatsApp


BH realiza Fórum Cidades Inteligentes, IoT e Conectividade

BH realiza Fórum Cidades Inteligentes, IoT e Conectividade

24/09/2019 Da Redação

Representantes do MCTIC, da Anatel e especialistas participam de encontro.

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Anatel, especialistas e autoridades mineiras participam, em Belo Horizonte, no dia 3 de outubro, do Fórum Cidades Inteligentes, IoT e Conectividade: Perspectivas e desafios.  O encontro, realizado pelo SindiTelebrasil e pela FIEMG, vai debater os benefícios das novas tecnologias para as cidades brasileiras e os desafios para sua implantação, especialmente em Belo Horizonte.

O diretor do Departamento de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra, falará sobre a “Lei Geral de Antenas: Necessidade de adesão dos Municípios” e o chefe da Assessoria Técnica da Anatel, Humberto Bruno Pontes Silva, fará palestra sobre a “Infraestrutura: expansão dos serviços e a expectativa do 5G”.

A líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Consultoria Deloitte, Márcia Ogawa, fará a primeira palestra sobre “A Economia Digital e o Impacto na Sociedade”. O presidente da consultoria Teleco, Eduardo Tude, apresentará a situação das 100 maiores cidades brasileiras em relação à instalação de infraestrutura de telecomunicações na palestra “Como Belo Horizonte pode sair das últimas posições no Ranking das Cidades Amigas da Internet e se tornar um case de sucesso?”.

A capital mineira está entre as últimas colocadas no Ranking em função de uma legislação desatualizada e de burocracia na liberação de licenças para a instalação de antenas de celular. A alteração desse quadro é essencial para que a população de Belo Horizonte possa ter acesso aos benefícios das novas tecnologias, como o 5G, e aos serviços inteligentes.

O presidente do Sindicato das Empresas de Software e Negócios Digitais de Minas Gerais (Sindifor), Fábio Veras, falará sobre a “A importância de conectividade para o desenvolvimento da economia digital”. E o presidente do Instituto Edumed, Renato Sabbatini, fará a palestra “RNI e saúde: Desmistificando os boatos sobre radiação do celular e antenas”.

O Fórum discutirá propostas e soluções tecnológicas para criar um ambiente digital que favoreça a modernização da gestão pública e o desenvolvimento econômico, além da prestação de serviços e facilidades para o dia a dia dos cidadãos.

SERVIÇO: Fórum Cidades Inteligentes, IoT e Conectividade: Perspectivas e desafios

Local: Auditório FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Av. do Contorno 4456 – Auditório 4º andar. Bairro: Santa Efigênia – BH

Data: 03 de outubro de 2019

Acesse a programação http://bit.ly/2lFXh3t

Fonte: FIEMG



Aruba recebe atletas e torcedores para o 11º Open de Beach Tennis

Brasil é o país que mais leva jogadores e torcedores à competição.


IV Workshop de Ciência de Dados, Big Data e Analytics: inscrições abertas

As alternativas de soluções baseadas em dados já orientam as organizações mais inovadoras nas tomadas de decisões, mas não faltam desafios para transformar os ativos de dados em resultados para o negócio.  Pensando nisso, a 4ª edição do Workshop de Ciência de Dados, Big Data e Analytics reunirá profissionais, gestores de negócios e acadêmicos para […]


Iniciativas de frete verde serão tema de workshop internacional na CNT

Evento será nos dias 18 e 20 de novembro, em Brasília, e contará com especialistas da Alemanha, dos Estados Unidos, do Canadá, do Peru, do Chile, entre outros.


BH celebra o Dia Nacional do Tropeiro

No sábado dia 09 de novembro, a Rua Sapucaí recebe a 7ª edição do Circuito Sapucaí, das 12h às 20h.


Show de chorinho é destaque no Teatro Francisco Nunes em BH

A entrada é gratuita mediante a retirada de senha a partir de uma hora de antecedência.


Uberlândia recebe etapa regional de torneio de robótica

Torneio Brasil de Robótica vai reunir cerca de 200 participantes no Triangulo Mineiro.


Seminário debate o setor de reciclagem e a reforma tributária

O evento é aberto aos participantes e contará com palestras de Gesner Oliveira.


Philips promove evento sobre tendências e inovação do setor de saúde

Com o tema “Conectando os pontos de cuidado ao paciente” a 6º edição do Connect Day irá reunir os principais players e instituições de saúde da América Latina, São Paulo e Brasil.


Seminário busca o aprimoramento de informações para o setor cultural

Estão abertas as inscrições para o Seminário do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte.


Rio Delas confirma número recorde de atletas inscritas

Circuito Brasileiro de Bodyboarding no Rio de Janeiro é exclusivo para mulheres.


UFSCar sedia evento internacional de jovens pesquisadores

Jornadas devem receber cerca de 900 pessoas de seis países.


Aeroporto da Pampulha recebe corrida de rua pela primeira vez

O percurso de 7km contornará a pista de pousos e decolagens.